domingo, 8 de maio de 2011

HISTÓRIA DO FUTEBOL

HISTÓRIA DO FUTEBOL

O Brasil tem contribuído para a história do esporte mundial com doses elevadas de paixão, perícia, força inteligente, estratégia elaborada, dribles imortais e lances de infinita beleza e elegância.
            A presença humana é tão antiga quanto a prática de esportes no Brasil. É evidente que os grupos indígenas que aqui viviam, praticavam atividades como corridas de tora ou canoagem que não eram vistas como esporte e também não eram chamadas de arte. Entretanto, o espírito esportivo sempre esteve presente em nossa cultura.
            O surgimento de clubes, ligas, federações e confederações do esporte competitivo começou a se organizar no Brasil no final do século passado. Os povos utilizavam as várzeas de terrenos baldios para praticarem esportes, pois quase sempre eram excluídos das entidades. O principal esporte praticado foi o futebol que se transformou em paixão nacional.
            O futebol teve início em terras brasileiras em 1878, na época do império. Os tripulantes de navios mercantes e de guerra europeus costumavam bater bola sempre que desembarcavam no litoral brasileiro. Em 1878, ocorreu uma famosa partida disputada no Rio de Janeiro em frente à residência da princesa Isabel. Como era entusiasta dos esportes, a princesa autorizou o jogo e, dizem alguns, até torceu. O futebol não vingou com os marinheiros porque, quando as partidas terminavam, eles voltavam para os navios levando a bola.

            Em 1888, Charles Miller voltou da Inglaterra com duas bolas de couro, um par de chuteiras, camisas e calções, disposto a ensinar aos brasileiros a grande novidade que aprendera por lá, como aluno da Banrister Court School. Com aquelas bolas, Miller organizaria as principais partida em terra brasileira.
            O futebol, portanto, se universalizou em fins do século passado, já se haviam tornado freqüentes, na Europa, os jogos entre seleções nacionais. Tais jogos não tinham caráter oficial nem chegavam a despertar no torcedor os ardores patrióticos tão comuns em 1930, mas nem por isso deixava de ter lá os seus encantos. Tudo era feito na base do improviso, sem qualquer publicidade. Surge então, um organismo internacional para congregar todas as federações nacionais já existentes. Em 21 de maio de 1904, após uma série de reuniões em Paris é fundada a FIFA - França, Holanda, Espanha, Suíça, Bélgica, Dinamarca e Suécia foram os países fundadores.
            A copa do mundo é a principal competição de futebol mundial. Ela é organizada pela FIFA e é disputada a cada quatro anos por seleções nacionais em duas etapas eliminatórias e torneio final. Nas eliminatórias, seleções de um mesmo continente são separados em grupos e jogam entre si. Os vencedores são classificados para o torneio final, realizado em país-sede escolhido pela FIFA. O campeão mundial recebe o  troféu “A copa do mundo”, que fica em seu poder por quatro anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário