sexta-feira, 6 de maio de 2011

EL NIÑO e LA NIÑA

  Entenda finalmente o que é o  El Niño e a La Niña
          O fenômeno ENSO, comumente conhecido como El Niño é um dos fenômenos meteorológico mais perigosos do sistema atmosfera-oceano, provocando secas em algumas regiões e chuvas intensas em outras. O nome foi dado por moradores locais da costa do Equador e norte do Peru e significa o menino, devido seu aparecimento ser próximo da época do Natal.
          O ENSO é basicamente o aquecimento marcante das águas da superfície do leste do oceano Pacifico. Soltem Oscillation (SO) = Oscilação Sul é uma mudança na pressão do ar na superfície entre Darwin, na Austrália e Tahiti (Polinesia Francesa). Quando pressão está alta em Darwin, estará baixa no Tahiti e vice-versa. Há mais ou 50 anos, os cientistas observaram que a oscilação sul e o El Niño, faziam parte no mesmo evento. Durante a permanência do fenômeno El Niño (episódio quente), os bolsões de pressões mais baixa que o normal, são observados sobre o leste do Pacifico (costa oeste da América Sul), onde as águas da superfície ficam acima da média climatológica (normalmente são mais frias) e as pressões mais altas são observadas no oeste do Pacifico, sobre a Indonésia e Norte da Austrália, onde as temperaturas das águas da superfície do oceano tornam-se mais frias (em situação normal, são mais aquecidas). As temperaturas no leste do Pacifico  atingem o seu pico durante o outono do ano seguinte, depois começam a diminuir gradativamente durante do inverno para a primavera. Entretanto seus efeitos ainda podem ser sentidos ao redor do globo. Antes de atingir a intensidade máximo, seus efeitos já podem ser sentidos com seca na Austrália e Indonésia e chuvas abundantes sobre a costa do Peru e Equador, enquanto que em outras localidades mais afastadas do Pacifico tropical, as mudanças climáticas só são sentidos após seu pico, por exemplo nos USA. 
Seus efeitos ao redor do globo são:
-         Secas que contribuem para a ocorrência de incêndios na Indonésia, leste da Austrália e Nova Guiné.
-         Chuvas abaixo da média climatológica sobre sul-oeste da África
-                   Na América do norte os maiores impactos ocorrem durante o inverno e início da primavera. Águas quentes na costa oeste dos USA, resulta no aparecimento de espécies marinhas. O El Niño diminui o número de furacões formados sobre o oceano Atlântico.
-                    O inverno torna-se menos frio no norte dos USA, oeste do Canadá e Alasca. As tempestades tropicais tendem ser mais intensas sobre o golfo do México e na costa sudeste dos Estados Unidos . 
            O fenômeno passa a se chamar La Niña (episódio frio), quando temperaturas mais frias e pressões mais altas que o normal, são observadas sobre o leste do oceano Pacifico e temperaturas mais quente e pressões mais baixa que o normal são encontradas sobre a Indonésia e norte da Austrália.
               Durante a permanência do El Niño e La Niña, as características do padrão atmosférico sofrem mudanças significativas. As tempestades e os sistemas frontais sofrem desvios em relação à normal, resultando em anomalias de temperaturas e precipitação em algumas regiões.
              Os efeitos, do fenômeno El Niño, observado no Brasil são: chuvas abundantes (acima da normal) durante o verão e o outono nas regiões Sul e Sudeste do país, devido a persistência dos sistemas frontais sobre aquelas regiões. As secas são observadas de fevereiro a maio no norte da região Nordeste do país.  
              Os efeitos causados pelo fenômeno La Niña são pouco conhecidos. Sabe-se pelos eventos passados que sua presença foi mais marcante sobre o sul e nordeste do Brasil. Ocasionaram chuvas abaixo da normal, e em alguns anos foi também observado longo período de estiagem,  no sul do Brasil e chuvas abundantes na região. Nordeste, especialmente o extremo norte desta região durante o verão. No restante do país os parâmetros meteorológicos se mantiveram próximo à normal, as vezes ocorrendo grande variabilidade nas precipitações e temperaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário