quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Concentração do Capital



No capitalismo, as grandes empresas são favorecidas com a concentração do capital, surgindo os monopólios e os oligopólios. Em vários países, existem leis contrárias, tentando valorizar a livre iniciativa e a competição do mercado, mas a busca do lucro provocou o surgimento de outras maneiras de monopolismo.
  • Holdings correspondem a grandes empresas financeiras que controlam vastos complexos industriais, a partir da posse da maior parte de suas ações.
  • Trustes são grandes companhias que absorvem seus concorrentes ou estabelecem acordos entre si, monopolizando a produção de certas mercadorias, determinando seus preços e dominando o mercado; consiste, portanto, num domínio vertical da produção.
  • Cartéis são grandes empresas independentes e produtoras de mercadorias de um mesmo ramo que se associam para evitar a concorrência, estabelecendo divisão de mercados e definindo preços; faz-se, assim, o domínio horizontal da produção.

Um comentário:

  1. Teacher... oieioiieie'... estou amando o blog e as informações nele contidas. Em relação a esse post, o Brasil por exemplo é adepto a que tipo dos monopolismos citados ? (ou qual predomina mais) e nos EUA ? o que de fato caracteriza a escolha de diferentes métodos monopolizantes pelos países? :***

    ResponderExcluir