terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Barragem de Santa Cruz - Apodí



São 600 milhões de metros cúbicos armazenados tornando a região viável para a pesca
A Barragem de Santa Cruz, o segundo maior reservatório de água do Rio Grande do Norte, é uma das concorrente para as Sete Maravilhas do RN. Localizada no município de Apodí, foi inaugurada no dia 11 de março de 2002, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e Garibaldi Filho, governador do estado neste período. A Barragem é Encravada no Médio Oeste, e só perde em tamanho para a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu. Os 600 milhões de metros cúbicos armazenados na Santa Cruz tornam viável a pesca, o que já vem mudando a vida de muita gente. Quando foi inaugurada estava apenas com 2,5% da sua capacidade, ou seja, cerca de 14 milhões de metros cúbicos. A área total da irrigação projetada é de 26.372 hectares.
Com pouco mais de quatro anos, ela acumula água do rio Apodi. O projeto que levou dezenas de anos para ser concluído, possui números impressionantes. Somente o paredão tem quase dois quilômetros e meio, com altura máxima de 57,50 metros, o que permite uma capacidade de 600 milhões de metros cúbicos de água acumulada. As terras em que a Barragem foi construída são consideradas uma das mais férteis do Nordeste e foi através delas que o Rio Grande do Norte passou a ocupar posição de destaque na economia nacional como um pólo fruticultor.


É comum a imensa plantação de melão, manga, maracujá e até uva nas terras próximas ao leito do rio e que são beneficiadas com a irrigação. Agora, com a barragem, a oferta de água vai abrir novos caminhos e investimentos. E é isso o que espera os 35 mil habitantes que ocupam os 1.459 quilômetros quadrados de Apodi, terra também fértil na exploração do calcário e na pecuária com a criação de bovinos, ovinos e caprinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário