terça-feira, 4 de outubro de 2011

Climas do Rio Grande do Norte


O Rio Grande do Norte possui uma área com mais de 53.000 Km2, cerca de 0,62% do território nacional, limitando-se a leste e ao norte com o Oceano Atlântico, a oeste com o Ceará e ao sul com a Paraíba. É um dos nove estados do Nordeste brasileiro.
Situado próximo à linha do Equador, no hemisfério sul-ocidental, apresenta características climáticas bem específicas, como o verão seco e a presença do sol durante, mais ou menos, 300 dias no ano. Isso faz com que o Estado disponha de um excelente potencial turístico.
Em relação ao continente Sul-Americano, o RN ocupa posição geográfica privilegiada, pois é o ponto mais próximo da Europa e da África. Foi por esse motivo que os norte-americanos montaram sua base militar no Estado durante a 2ª Guerra Mundial, fazendo com que a capital, Natal, servisse de ponto de partida para os aviões que decolavam para o combate na Europa.
O clima norte-rio-grandense é caracterizado por dois tipos bem definidos:
a) Tropical Quente, Úmido e Sub-úmido - Predominante no litoral leste, que vai de Baía formosa até as proximidades do município de Touros, abrange também alguns municípios vizinhos ao litoral, assim como as partes mais elevadas das serras João do Vale, Martins e São Miguel. Uma das características desse tipo de clima é a quantidade de chuvas, que varia de 800 a 1200 mm por ano, distribuídas entre os meses de fevereiro e julho. As maiores precipitações ocorrem na região de Natal. Outra característica é a temperatura média de 26º C, com máxima podendo chegar aos 38º e mínima variando até 18º C.
b) Tropical Quente e Seco (semi-árido) - Predominante no restante do Estado, apresenta características como: poucas chuvas, com médias precipitações entre 400 e 600 mm anuais, distribuídas entre os meses de janeiro e abril. Os lugares onde ocorre esse tipo de clima ficam sujeitos aos fenômenos das secas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário