segunda-feira, 4 de julho de 2011

De olho nos Temas Atuais

Assuntos que andam pelos jornais devem ser destaque nas provas de Geografia do vestibular da UFRN, UERN, UFPB, UFCG. Os professores de Geografia do CIS, mostram os temas da disciplina que mais provavelmente aparecerão nas provas dessas universidades. Confira:

Globalização As provas normalmente relacionam este tema com assuntos da atualidade. Portanto, é essencial que os estudantes estejam atualizados, principalmente na editoria Mundo dos jornais e sites. Outro aspecto que merece atenção é a necessidade de união entre os países. Lembre dos principais blocos econômicos, como Mercosul e União Europeia, e o interesse de cada união.

Terceira Revolução Industrial A Terceira Revolução Industrial, ou a Revolução Tecnocientífica, começou a partir da segunda metade do século XX. O fato resultou em uma nova fase de processos tecnológicos, que foi a união das descobertas científicas ao processo produtivo.

Potências emergentes A sigla Bric dá nome a um grupo formado por países considerados como potências emergentes nos últimos anos: Brasil, Rússia, Índia e China. Temas relacionados devem aparecer nas provas.

Disparidades socioeconômicas mundiais Saber analisar as desigualdades entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos é essencial. Contudo, é essencial que o vestibulando também tenha noção da grande desigualdade dentro dos próprios países desenvolvidos.

Problemas ambientais Atenção para os principais problemas ambientais: crescimento exagerado das cidades, chuvas ácidas, poluições, desmatamento, ilhas de calor e enchentes. Lembrando que todos os problemas ambientais são causados pelo homem.

Fontes energéticas
Abram bem os olhos para o acidente nuclear japonês e aos programas nucleares clandestinos da Koréia do Norte, Iran e Turkya, além é claro das situação de convulsão sócio-político-econômica dos países islâmicos produtores de petróleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário