quarta-feira, 15 de abril de 2015

Escala Geológica do Tempo

O Planeta Terra formou-se há mais ou menos 4,5 bilhões de anos. A paisagem que hoje observamos ao andar pelas ruas, ao fazer uma trilha ou a olhar pela janela é muito diferente daquela de outros tempos. Para entender o processo de formação e transformação do nosso planeta, os cientistas elaboraram a divisão do tempo em ErasGeológicas.
Essa divisão segmenta a história de nosso planeta em quatro fases: Pré-Cambriana,PaleozoicaMesozoica e Cenozoica. Cada uma dessas fases é dividida em vários períodos, que, por sua vez, são divididos em épocas, formando, assim, a escala geológica do tempo.
Estrutura Geológica do Tempo. Para entendê-la, é preciso ler de baixo para cima
Estrutura Geológica do Tempo. Para entendê-la, é preciso ler de baixo para cima
Se observarmos bem a sequência de acontecimentos e a duração de cada uma das eras geológicas, poderemos concluir que a era Pré-Cambriana foi a maior de todas, com quatro bilhões de anos de duração, sobrando “apenas” cerca de 561 milhões de anos para as demais eras. É possível notar também o quanto o surgimento da espécie humana é recente e que nós jamais convivemos com dinossauros ao longo da história, mesmo os primatas que deram origem à raça humana.
Em virtude da grande diferença de tempo entre os acontecimentos da Terra e os acontecimentos da humanidade, realiza-se a distinção entre tempo geológico (milhões e bilhões de anos) e tempo histórico (centenas e milhares de anos).
A elaboração das eras geológicas seguiu o critério da datação química dos fósseis e rochas antigas encontradas, um resultado de muitos anos de estudos e pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário