terça-feira, 16 de setembro de 2014

Guerra Fria

Com o término da II Guerra Mundial (1939- 1945), o mundo passou por uma forte alteração na ordem política, econômica e social. Esse período iniciou- se com a mudança do foco de hegemonia, antes determinado pela Europa, principalmente pela supremacia do Reino Unido, para a formação de dois grandes blocos de sistemas que marcaram a guerra fria (capitalismo e socialismo).

Essa nova configuração mundial marcada pela bipolaridade, foi derivada de um expansionismo natural, no sentido de que ambos os sistemas (capitalismo e socialismo) tinham o intuito de buscar garantir novos espaços no Globo.

Essas duas superpotências  competiam para conseguir ou consolidar zonas de influencia para legitimarem suas geopolíticas e suas ideologias. Essa disputa passou-se para o campo militar. Nessa disputa começaram então uma corrida armamentista, um querendo, superar o outro em força militar para inibir o outro.  partir de um deterinado período a  paz passou a ser algo quase que impossível de ocorrer, mas também a guerra não aconteceu. Isto porque cada país tinha um grande poder destrutivo, e se ocorresse uma guerra, era certo que esta guerra não teria vencedores, haveria uma mútua destruição. 

Esse período ficouconhecido como Guerra Fria, ou paz armada, caracterizou-se por ser uma disputa ideológica, econômica, política, tecnológica e militar. Contudo, nunca determinou uma disputa direta entre as potências, mesmo tendo ocorrido disputas em áreas de influência, principalmente na Ásia e África.

ORIGEM DA GUERRA FRIA
Conferência de Bretton Woods

Essa conferência ocorreu em 1944, nos Estados Unidos, e determinou a instauração  do dólar como moeda mundial, definindo uma nova ordem econômica, que estimulava o desenvolvimento capitalista e uma maior integração mundial, influindo ainda mais na presença mundial dos Estados Unidos como potência. Nessa mesma conferência, foram criados o FMI (Fundo Monetário Internacional), Bird (Banco Mundial) e o Gatt que em 1995 foi substituído pela OMC (Organização Mundial do Comércio).

Conferência de Yalta
Foi realizada uma conferência entre os Estados Unidos, Inglaterra e União Soviética, onde a União Soviética destacou a necessidade de uma área de influência, que foi determinada como a área do leste europeu, criando assim uma área de segurança junto a suas fronteiras.

Conferência de Potsdan
Essa conferência traçou os rumos da Alemanha no pós-II Guerra. A Alemanha, derrotada na guerra, foi dividida em 4 (quatro) grandes zonas, uma para cada potência vitoriosa na II Guerra Mundial, ou seja, Estados Unidos, França, Reino Unido e União Soviética. Contudo a França e o Reino Unido cederam suas áreas de influência para o líder capitalista, os Estados Unidos. Posteriormente, os Estados Unidos criaram a RFA (República Federativa Alemã), capitalista e com a capital sediada em Bonn. Do outro lado, a União Soviética criou a RDA (República Democrática Alemã), socialista e com capital em Berlim. Essa divisão foi marcada pela construção do Muro de Berlim, que foi um dos maiores símbolos da guerra fria.
 


Doutrina Truman e Plano Marshall

“É consenso considerar 1947 (...) o ano em que se iniciou a Guerra Fria, quando os Estados Unidos lançaram as bases da Doutrina Truman e o Plano Marshall. Em 11 de março de 1947, o presidente norte-americano Harry fez um discurso propondo a concessão de créditos para a Grécia e a Turquia, com o objetivo de sustentar governos pró-ocidentais naqueles países. Ao proferir esse discurso, lançava a doutrina que levaria seu nome.


Doutrina Truman: O pressuposto geopolítico fundamental da Doutrina Truman era a contenção do socialismo.Desenvolvida pelo então conselheiro da embaixada norte-americana em Moscou, George F. Kennan, aidéia básica era impedir o expansionismo da União Soviética, fazendo alianças com outros países para isola-la Esse princípio norteou as discussões na Guerra Fria, tornando-se o foco político principal do início desse período histórico

Plano Marshall: Completamente a Doutrina Turman, o secretário de Estado norte-americano, George C. Marshall, idealizou um plano de ajuda econômica para acelerar a recuperação dos países da Europa ocidental. Além de frear a influência comunista, ainda tinha como objetivo recuperar mercados para produtos e capitais norte-americanos. (...) Esse plano tinha como intuitos: 
- auxiliar no crescimento econômico dos países europeus; 
- proporcionar um aquecimento da economia norte-americana (indústria e comércio); e
- manter a presença dos Estados Unidos no Continente europeu, como forma de conter o avanço do socialismo na região. 

Esse plano foi estendido a todos os países da Europa, inclusive a União Soviética, contudo da parte socialista apenas a antiga Iugoslávia aceitou a ajuda econômica.




  

“Cortina de Ferro” foi uma expressão usada no Ocidente para designar a fronteira que dividiu a Europa em duas áreas de distintas influências política e econômica, do final da Segunda Guerra Mundial até ao final da chamada Guerra Fria. Durante este período, a Europa Oriental esteve sob o controle político e/ou influência da União Soviética, enquanto que a Europa Ocidental esteve sob o controle político e/ou influência dos Estados Unidos da América. Era apenas uma linha imaginária, ao contrário do Muro de Berlim, que se constituiu numa barreira física.
 

A Doutrina Truman, como ficou conhecida, inaugurava a Guerra Fria. A partir de então, Estados Unidos e União Soviética passaram à busca do fortalecimento econômico, político, ideológico e militar próprios e de suas áreas de influência, formando verdadeiros blocos.
Da mesma forma que os Estados Unidos, em 1948, deram início à reconstrução européia, através do Plano Marshall, a União Soviética, em 1949 — juntamente com aPolônia, Bulgária, Hungria, Romênia, Mongólia, Tchecos-lováquia e Alemanha Oriental — criou o Comecon (Conselho de Assistência Econômica Mútua), destinado apromover a auto-suficiência econômica do bloco socialista.
Dos planos de ajuda econômica, os blocos passaram a constituir alianças político-militares, visando às suas respectivas defesas através da demonstração de suas capacidades de armamento.
Em 1949 foi criada a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), formada pelos EUA, Inglaterra, França, Alemanha Ocidental, Canadá, Islândia, Bélgica, Holanda, Noruega, Dinamarca, Luxemburgo, Portugal, Itália, Grécia e Turquia.
Em 1955 foi firmado o Pacto de Varsóvia, entre a União Soviética, Albânia, Bulgária, Tcheçoslováquia, Hungria, Polônia, Romênia e Alemanha Oriental.
O primeiro confronto declarado entre Estados Unidos e União Soviética ocorreu naGuerra da Coréia (1950-1953), quando a Coréia do Norte, com ajuda soviética, invadiu a Coréia do Sul, apoiada pelos EUA.
Em 1953, com o término da guerra, a Coréia permaneceu dividida entre o Norte e o Sul, mantendo as influências soviética e norte-americana, respectivamente.
Na segunda metade da década de 1950, os Estados Unidos e a União Soviética, com o domínio da energia nuclear (produção de armas atômicas), iniciaram uma fase decoexistência pacífica, entremeada por algumas crises, mas que não levaram a um conflito direto entre as duas grandes potências que dominaram o mundo até o início da década de 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário