quarta-feira, 24 de julho de 2013

CURIOSIDADES

Uma pesquisa feita com 3.300 brasileiros sobre obediências às leis e às normas, a transgressão mais comum admitida pelos entrevistados foi “atravessar a rua fora da faixa de pedestre” (72%), seguido de “comprar CD/DVD pirata” (60%), “incomodar vizinhos com som alto” (34%), “estacionar em local proibido” (22%) e “jogar lixo em local proibido” (18%). Dar dinheiro a policial e servidor público foi apontado por 3% dos entrevistados, mesma percentagem que admitiu levar itens de uma loja sem pagar.
*
I – O Brasil, considerado o país do futebol, tem uma média de 15 mil pessoas por jogo, o que nos garante apenas a 13ª posição neste ranking, atrás de China e EUA, por exemplo. Na Alemanha, a média de público é de 45 mil por jogo. A segunda divisão daquele país tem média de 17 mil.
*
II – O dado acima é apenas um entre tantos outros que mostram que o futebol europeu está bem mais organizado e planejado que o nosso. Ao analisar a importância do futebol para o crescimento do país, vemos que no Brasil tal é quase nulo. Os únicos favorecidos são os dirigentes e os jogadores talentosos. Na Alemanha, a DFB (CBF deles) possui 366 centros futebolísticos que treinam 25 mil jovens entre 09 e 17 anos. Enquanto isso, a CBF nada faz em prol da sociedade.
*
Os discos de vinil voltaram ao mercado, ao preço médio de R$ 70. Apesar de bem mais caros que os CDs e downloads, as vendas estão aumentando mais – em termos percentuais – que as de CDs (que, inclusive, estão declinando) e as de downloads pagos. Se bem cuidado, um disco de vinil pode durar até 100 anos. Quanto à qualidade do som, é indiscutivelmente melhor do que a de CDs.
*
A partir do ano que vem, todos os veículos fabricados no Brasil deverão ter airbag. Segundo um estudo realizado pelo Centro de Experiência e Segurança Viária, caso a obrigação tivesse sido instituída em 2001, 3.426 vidas teriam sido poupadas. O estudo foi feito em 2008.
*
A frase “Deus seja louvado” foi inserido nas cédulas de dinheiro em 1986, por ordem do então presidente José Sarney. A frase é mantida até hoje, apesar de sermos um estado laico.
*
A imagem acima é da gruta do Poço Feio, localizado no sítio Bonito, zona rural da cidade de Governador Dix-sept Rosado. Segundo a lenda, uma sereia habita o local. Um excelente local para conhecer. Fica a poucos quilômetros da zona urbana (uns 8km).

Fonte: http://www.tiocolorau.com.br/?p=12673

segunda-feira, 22 de julho de 2013

sábado, 20 de julho de 2013

sexta-feira, 19 de julho de 2013

ENEM 2013 (III)

O que devemos levar em conta na em Geografia no ENEM:



A abordagem de Geografia em Ciências Humanas e suas Tecnologias

Dentre as competências cobradas na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias estão:

Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.

Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Diante dessas competências, o que esperar das questões relacionadas aos assuntos de Geografia? A abordagem de Geografia exige um conhecimento sobre: as transformações espaciais como consequência das relações socioeconômicas e culturais, impactos ambientais, matriz energética global, globalização, assuntos da atualidade, problemas sociais, cartografia, aspectos físicos do Brasil, demografia, interpretação de gráficos, tabelas e mapas, entre outros.

O mais importante é que o estudante analise os exercícios de Ciências Humanas e suas Tecnologias com bastante atenção e de forma crítica, pois o ENEM valoriza o domínio e a compreensão dos fenômenos e não a decoreba.

ENEM 2013 (II)

O que mais cai em geografia: 1. Agricultura

Dentro deste tema estão assuntos como reforma agrária e problemas de distribuição de terra, extrativismo predatório, agronegócio, agropecuária, fome e subalimentação no Brasil e América Latina, e possíveis impactos sociais da agricultura como, por exemplo, o êxodo rural. “Ao falar de agricultura ou agronegócio no Enem a questão provavelmente terá um texto introdutório com maior número de linhas, sendo cobrada do aluno boa interpretação de texto. Uma dica é tentar transformar o enunciado em uma alternativa correta”.
 

O que mais cai em geografia: 2. Aspectos Socioeconômicos

São cobrados assuntos como desemprego, migração, mortalidade infantil, natalidade, indicadores de saúde, índice de desenvolvimento humano (IDH), e dados sobre a população, como crescimento e envelhecimento. “Gráficos e tabelas aparecem especialmente nestas questões. É necessário prestar atenção diretamente na tabela e não apenas nas alternativas, identificando nela quais são as informações necessárias para responder a questão”, explica o professor.
 

O que mais cai em geografia: 3. Desenvolvimento e Impactos Ambientais

Questões sobre problemas ambientais como o desmatamento, efeito estufa, enchentes, recursos hídricos, petróleo, poluição, a usina hidroelétrica de Belo Monte, lixo e energia também são muito frequentes. Esses assuntos costumam estar relacionados com biologia. Para se ter uma ideia, no mapeamento feito pela Universia Brasil dessa matéria as questões de ecologia ficaram em segundo lugar. Para 2012.
 

O que mais cai em geografia: 4. Geopolítica

Os tópicos cobrados no Enem sobre geopolítica estão normalmente relacionados a algum contexto histórico apresentado no enunciado da pergunta. Assuntos como globalização, terrorismo, petróleo e guerras, MERCOSUL, união de livre comércio entre países da América Latina, primavera árabe e as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) costumam cair com frequência. Independente do tema apresentado nas questões é a capacidade de interpretação de texto do aluno que irá indicar o seu sucesso. “A análise de tabelas, textos e mapas é muito frequente. O Enem costuma avaliar as habilidades e competências do aluno, não apenas conteúdos, pois é uma prova voltada para o ensino médio e não funciona como os vestibulares tradicionais”

ENEM 2013

Confira o que mais é cobrado nas questões de geografia do Enem:
1° - Agricultura
2° - Aspectos Socioeconômicos
3° - Desenvolvimento e Impactos Ambientais
4° - Geopolítica

sábado, 6 de julho de 2013

A Geografia no ENEM

1) Questões Ambientais. Políticas, Impactos e Sustentabilidade. Estude a evolução do movimento ambiental (ECO-92, Kyoto etc.), os fenômenos ambientais (Efeito Estufa, Ozônio, Chuva Ácida etc.) e políticas de reciclagem e conscientização ambiental (Desenvolvimento Sustentável). Atenção especial para a proposta do “Novo Código Florestal Brasileiro” e para devastação da Amazônia, do Cerrado e biomas brasileiros.

2) Recursos Energéticos e Políticas Alternativas. Estude as energias alternativas (eólica, solar, geotérmica, maremotriz, mas atenção especial para as provenientes de biomassa, muita atenção para Biodiesel e Álcool). Estude o uso de Petróleo e suas questões geopolíticas. Saiba tudo sobre Hidroelétricas e o caso de Belo Monte (Pará), bem como padrões de consumo energético regional e políticas públicas, como incentivos e adoção do horário de verão.

3) Recursos Hídricos e Paisagens Naturais. Estude fatores e elementos climáticos, conjuntos climato-botânicos brasileiros (em especial Amazônia, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica) e Aquífero Guarani. Saiba a relação clima x recursos hídricos e ciclo hidrológico.

4) As Relações Sociais nas Tendências Trabalhistas e Questões Populacionais. Estude os processos de modernização industrial, as relações de trabalho, a pirâmide populacional e composição sociocultural brasileira. Atenção especial para informalidade, trabalho infantil, transição demográfica (e crises previdenciárias), fatores de manifestação cultural e seus agentes (como religiões, música, cinema, comunicações etc.).

5) Questões Agrárias, Pobreza, Desigualdades Globais e Fluxos Populacionais. Conheça os movimentos sociais no campo brasileiro, tecnologia agrícola e modernização conservadora no Brasil. Relacione agricultura com “Indústria da Seca”, “Urbanização Brasileira”, questões ligadas à miséria e desigualdades em seus amplos espectros (com destaque para questão racial), políticas públicas de combate à miséria e suas contradições, segregações e IDH.

COMPARAÇÕES

ENCONTREI ESTE TEXTO NO http://cafecomhistoriaeeducacao.blogspot.com.br, E RESOLVI REPASSAR.

DESCONHEÇO O AUTOR.

Época da ditadura ...


 MUITO BEM HUMORADO E MUITO VERDADEIRO. . .

 Na época da 'chamada' ditadura...
Podíamos namorar dentro do carro até a meia- noite sem perigo de sermos mortos por bandidos e traficantes.
Mas, não podíamos falar mal do presidente.

Podíamos ter o INPS como único plano de saúde sem morrer a míngua nos corredores dos hospitais.
Mas não podíamos falar mal do presidente.

Podíamos comprar armas e munições à vontade, pois o governo sabia quem era cidadão de bem,quem era bandido e quem era terrorista,
Mas, não podíamos falar mal do Presidente.

Podíamos paquerar a funcionária, a menina das contas a pagar ou a recepcionista sem correr o risco de sermos processados por “assédio sexual”,
Mas, não podíamos falar mal do Presidente.

Não usávamos eufemismos hipócritas para fazer referências a raças (ei! negão!), credos (esse crente aí!) ou preferências sexuais (fala! sua bicha!) e não éramos processados por “discriminação” por isso,
Mas, não podíamos falar mal do presidente.

Podíamos tomar nossa redentora cerveja no fim do expediente do trabalho para relaxar e dirigir o carro para casa, sem o risco de sermos jogados à vala da delinquência, sendo preso por estar “alcoolizado”,
Mas, não podíamos falar mal do Presidente.

Podíamos cortar a goiabeira do quintal, empesteada de taturanas, ou cortar a figueira que estava com as raízes botando a casa abaixo sem que isso constituísse crime ambiental,
Mas, não podíamos falar mal do presidente.

Podíamos ir a qualquer bar ou boate, em qualquer bairro da cidade, de carro, de ônibus, de bicicleta ou a pé, sem nenhum medo de sermos assaltados, sequestrados ou assassinados,
Mas, não podíamos falar mal do presidente.


Hoje a única coisa que podemos fazer...

...é falar mal da presidente(a)!

Que merda !

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Temas para Redação do ENEM

Terminado o prazo das inscrições para a edição deste ano do Enem, é hora de começar acelerar os estudos para fazer bonito nos dias 26 e 27 de outubro.
Nesses meses que antecedem o exame mais importante do país, dedicação e organização nos estudos devem ser as palavras chave daqueles que realmente almejam arrebentar no Enem. E nenhuma matéria pode ficar esquecida. De matemática à literatura. Passando por inglês e biologia.
E toda essa preparação não para por aí. Como todos sabem, as provas do Enem exigem dos seus candidatos conhecimento e informação do que anda acontecendo no Brasil e no mundo. Seja no tema da redação, ou mesmo nas questões, aquele que estiver atualizado sairá bem a frente dos demais.
Pensando nisso, nós, do infoEnem, resolvemos dar aquela mãozinha. Consultamos vários especialistas e professores e perguntamos quais, na opinião de cada um, eram os possíveis temas da redação do Enem 2013.
E o resultado está aí. Uma lista de atualidades imprescindível para todos que vão fazer a prova. Quem sabe o tema da redação do Enem 2013 não esteja logo abaixo?
1 – Redução da maioridade penal: Como todos sabem, a violência urbana é um dos maiores problemas do nosso país. Uma das medidas que vem sendo amplamente discutida nos últimos tempos é a redução da maioridade penal. E você é contra ou a favor?
2 – Importação de médicos: O Ministério da Saúde estuda a possibilidade de importar médicos de outros países. Essa tentativa, segundo o próprio ministro da saúde, visa amenizar a escassez desses profissionais nas regiões mais carentes. Em contrapartida, muitos protestos contra a possível medida já apareceram em diversos cantos do Brasil. Que tal estudar a polêmica um pouco mais a fundo?
3 – Morte de Hugo Chávez: Após mais de um ano e meio de luta contra o câncer, no dia 5 de março de 2013, faleceu Hugo Chávez. A repercussão e as consequências da morte do presidente da Venezuela não podem estar ausentes no repertório daqueles que vão prestar o Enem.
4 – MP dos portos: Você sabia que a Medida Provisória 595, que vai definir as formas de exploração dos portos e instalações portuárias do país, já sofreu mais de 150 modificações? Aliás, você sabe o que são os TUPs? Se você não entendeu muito bem do que estamos falando, é bom se atualizar desse polêmico assunto!
5 -Ameaça de ataque nuclear norte-coreano: Você não leu errado, não. A Coréia do Norte voltou a ameaçar a vizinha Coreia do Sul e os Estados Unidos de ataques com armas nucleares. Além de poder virar tema da redação, esse assunto tem tudo para aparecer em questões de geografia.
6 – Tragédia em Santa Maria: A morte de 242 jovens na boate Kiss foi amplamente noticiada na mídia nacional e internacional. Fatalidade ou negligência? É bom ir preparando seus argumentos caso os examinadores decidam lembrar, na hora da prova, de um dos episódios mais tristes da história do Brasil.
7 – Margaret Thatcher: A morte da mulher que foi primeira-ministra do Reino Unido durante mais de 10 anos pode aparecer tanto na redação quanto nas questões objetivas do Enem de 2013. Seria interessante conhecer um pouco mais da biografia da política que se tornou um dos maiores símbolos da Inglaterra, não acha?
8 – Atentado em Boston: No dia 15 de abril de 2013, duas bombas foram detonadas na Maratona de Boston matando três pessoas e ferindo mais de 170. Você sabe quem foi autor e quais os motivos levaram a esse ataque terrorista?
9 – Eutanásia: A prática pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável de maneira controlada e assistida por um especialista sempre é motivo de polêmica e controvérsia, pois representa atualmente uma complicada questão de bioética e biodireito. E aí, qual a sua opinião?
10 – A mulher do século XXI: Cada ano que passa a mulher vem ganhando mais espaço na nossa sociedade. Mas ainda existem diversos desafios e conquistas pela frente. Elas, em geral, continuam ganhando menos e sofrendo diversos preconceitos quanto à liberdade sexual. Um prato cheio para o tema da redação, não acha?
11 – Doação de órgãos: Outro assunto polêmico ligado à saúde. Questões religiosas, muitas vezes, indo ao encontro de curas e tratamentos médicos. Listas gigantescas de pacientes a espera de órgãos. A burocracia para se tornar, de fato, doador. Vários pontos justificariam esse assunto como tema de redação.
12 – Trabalho (leis e direitos): Muitos estudiosos afirmam que nossas leis trabalhistas são antigas, e, às vezes, inadequadas. Recentemente foi aprovada a PEC das domésticas. Pode ter certeza que vários pontos desse assunto você deve se atualizar para não ser pego de calça curta!
13 – Consumo de água: Várias pesquisas mostram que água potável é um bem que pode acabar.  Com isso, o consumo consciente e a racionalização do uso da água, mesmo no Brasil, são assuntos atuais e fundamentais em toda esfera global. Você sabia, por exemplo, que o maior consumidor de água é os EUA e seu principal aquífero (Ogallala), responsável por um quinto das terras irrigadas no país, vem sofrendo grandes baixas por causa da exploração humana?
14 – Obsolescência planejada: Você pode até não saber o que é, mas certamente já foi vítima dela! A obsolescência programada acontece quando há uma ação deliberada da empresa fabricante que força o cliente a adquirir um novo modelo do bem. É o caso dos aparelhos domésticos ou equipamentos eletrônicos. Não acha interessante ler um pouco sobre o assunto?
15 – Grandes eventos esportivos no Brasil: A confirmação da realização da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e Olimpíadas em 2016 foram apontados, por muitos, como assuntos favoritos para o tema da redação do ano passado (2012). Apesar da expectativa, não apareceram. Mas quem garante que esse ano não possam ser cobrados?
16 – Obesidade: A preocupação não é apenas com a estética. Muitas pessoas que estão com excesso de peso apresentam alterações nos níveis de colesterol, e, consequentemente, problemas cardíacos. Atualmente, a obesidade transformou-se num problema sério de saúde, numa epidemia que se alastra e já atinge parte expressiva da população, nas mais variadas faixas de idade. As causas são muitas, principalmente os hábitos alimentares baseados no fast food, salgadinhos e guloseimas, além de horas passadas em frente da televisão (sedentarismo).
17 – Consumismo infantil / publicidade para crianças: Vale a pena entender e estudar toda a problemática da publicidade de alimentos considerados não saudáveis, que correspondem a mais da metade das publicidades dirigidas às crianças brasileiras. Seus altos investimentos a fim de fidelizar o público infantil, fogem do controle social e causam diversos efeitos colaterais indesejáveis, como por exemplo, a obesidade infantil.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Você Sabia???





01 – Os extremos do mapa brasileiro estão, ao Norte no Monte Caburaí em Roraima, fazendo divisa com a Guiana; ao Sul, numa faixa de terra abaixo da Cidade de Chuí no Rio Grande do Sul. De um ponto ao outro se mede 4.373 km em linha reta.
02 – De Leste a Oeste o Brasil é um pouco menor do que de Norte a Sul; as extremidades neste sentido da bússola são: a Leste, o ponto extremo fica no Acre no município de Cruzeiro do Sul e a Leste, na Paraíba – cidade de João Pessoa, na Rua dos Pescadores e mede 4.321 km.
03 – De João Pessoa até o ponto mais próximo de nós na África, em Serra Leoa, são exatos 2.911 km; não fosse a questão do Oceano Atlântico, poderíamos visitar a África em 3 ou 4 dias de viagem de carro.
04 – O ponto brasileiro mais próximo da Europa está no Rio Grande do Norte, numa região próxima a cidade de Touros e no Continente Europeu a Fortaleza de Sagres que fica na cidade portuguesa de Sagres; os dois pontos se ligados por uma reta, mede 5.413 km. Cabral fez um caminho parecido, seguindo orientações de Vasco da Gama e gastou 44 dias de viagem entre Lisboa e Porto Seguro na Bahia, os dois pontos em linha reta mede 6,5 mil km.
05 – 515 km é o menor trecho entre terras brasileiras e o Oceano Pacífico, que fica entre uma ponta extrema do mapa do Acre e Medio Mundo no Peru. No meio do caminho, a CORDILHEIRA DO ANDES.
06 – De minha casa, em Belo Horizonte – Minas Gerais até Hiroshima no Japão, no local onde caiu a bomba atômica, são 18.308 km. Se houvesse uma boa estrada que ligasse os dois pontos e o percurso fosse feito de carro, a média de 500 km por dia, gastaríamos cerca de 37 dias seguidos para chegar de um ponto ao outro. De avião, São Paulo – Tóquio, o percurso é feito em 24 horas com uma escala e uma conexão.
07 – Brasília está a cerca de 12,5 mil km do Círculo Polar Ártico e 8,3 mil km do Circulo Polar Antártico; por estarmos quase no meio destas duas zonas gélidas da Terra, possuímos um clima mais para quente do que para o frio.
08 – A maior cidade brasileira é SÃO PAULO; na composição de GRANDE SÃO PAULO, com várias outras emendadas a megalópole, somam-se 11 milhões de pessoas.
09 – OLIVEIRA DE FÁTIMA no Tocantins é a menor cidade brasileira e tem hoje 1.117 habitantes.
10 – Somente por mera curiosidade, São Paulo possui cerca de 2 mil estabelecimentos de saúde, enquanto em Oliveira de Fátima, apenas um e normalmente anda fechado. 4 milhões de carros poluem a capital paulista; em Oliveira de Fátima a frota é de 35 veículos; São Paulo gasta em seu orçamento mensal R$ 17 bilhões de reais, já Oliveira de Fátima, R$ 130 mil.
11 – O Brasil possui 09 Tríplices Fronteiras, faixas geográficas onde três países se encontram num mesmo ponto e a mais conhecida e divulgada é a divisa entre Brasil – Paraguai e Argentina; o ponto de encontro destas nações acontece num local dos encontros com os Rios Iguaçu e Paraná. Neste ponto de encontro entre nações vive um dos maiores aglomerados urbanos desordenado do Brasil. A cidade brasileira mais próxima da tríplice fronteira famosa não é Foz do Iguaçu e sim PORTO MEIRA.
12 – O Rio Paraná com seus quase 4 mil km de extensão é o 14º maior do mundo e o 2º maior do Brasil, perdendo apenas para o Amazonas que tem 6.868 km.
13 – O Pantanal Mato-grossense é a maior superfície alagada do mundo.
14 – Salvador na Bahia reinou como Capital do Brasil por 263 anos; o Rio de Janeiro também foi capital, mas pelo período de 198 anos e Brasília se mantêm capital por 47 anos feitos em 2008.
15 – Embora em linha reta, as cidades de Boa Vista em Roraima e Porto Alegre no Rio Grande do Sul, estejam separadas por 3.770 km, o percurso entre as duas somente é possível de carro por 5.392 km. Elas são as capitais mais distantes uma da outra. Apenas por curiosidade, tal percurso com um carro tamanho médio gastaria algo em torno de R$ 1.800 reais entre combustível, pedágios, alimentação e hospedagem. O aventureiro teria que passar obrigatoriamente por pelo menos 20 rodovias diferentes. O tempo médio gasto numa viagem desta, se nada ocorresse, seria de 83 horas dirigindo e cortaria 08 estados brasileiros.
16 – As duas capitais mais próximas uma da outra são: João Pessoa (Paraíba) e Recife (Pernambuco), 126 km; de João Pessoa para Natal no Rio Grande do Norte, são apenas 180 km.
17 – De Fortaleza (Ceará) à Salvador (Bahia) são 1.420 km seguindo a Costa do Atlântico ou 1.675 km por estradas; de uma forma ou de outra, alguém que desejar aventurar-se numa viagem como esta, estará conhecendo automaticamente 07 das 09 capitais nordestinas.
18 – De Brasília a Brasília dando a volta inteira no globo, em qualquer direção da terra são 40 mil km, ou seja: A TERRA É DE FATO REDONDA.
19 – A maior rodovia do mundo é Jabel Hafeet Mountain Road nos Emirados Árabes com mais de 11 mil km de extensão; no Brasil, nossa maior estrada é a BR 101 com 4.551,4 km; a BR 101 nasce em Touros no Rio Grande do Norte, corta 12 estados brasileiros até chegar a São José do Norte no Rio Grande do Sul.
20 – A menor rodovia do Brasil é a BR 488 que fica em Aparecida – SP com menos de 3 km de extensão

FONTE: www.irregular.com.br

segunda-feira, 1 de julho de 2013

CURIOSIDADES GEOGRÁFICAS


VOCÊ SABIA?
 - Que "erosão fluvial" é o nome dado ao processo de desgaste da rocha (ou solo), produzido pelas águas dos rios e das torrentes, quando escavam o leito por onde correm?
 - Que o relevo continental, com altitudes acima do nível do mar (com exceção das depressões absolutas), é chamado "relevo hipsométrico" e que o relevo submarino é denominado "relevo batimétrico" ?
 - Que "topografia", é como é chamada a técnica utilizada para analisar o relevo do solo (elevações, curvas, depressões), e que representa essas diferenças através de curvas de nível ?
 - Que o solo favorável a cultura do café, formado da decomposição do basalto, e que ocorre principalmente nos estados de São Paulo e Paraná, é denominado "terra roxa" ?
 - Que SIG (em português) é a sigla para "Sistemas de Informações Geográficas", e que estas funcionam como um conjunto de facilidades e instrumentos computacionais para arquivo, recuperação, transformação e apresentação de dados espaciais,  para atingir a análise de um determinado processo ?
 - Que o vulcão mais alto do mundo fica no Chile, chama-se "Guallatiri", e conta com 6.060 metros de atitude ?
 - Que um rio pode surgir de uma fonte, de um lago ou do derretimento de geleiras, sendo chamado de "nascente" ou "cabeceira", o lugar onde ele nasce  e de "foz", o lugar onde ele lança suas águas?