segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Redação no ENEM

Temas das últimas provas de Redação

2009
A prova de 2009 tratou do comportamento humano e trouxe o tema “O indivíduo frente à ética nacional”. Aos candidatos, sugeriu-se apresentar uma proposta de ação social sobre o assunto. A questão foi acompanhada de dois textos de apoio: um que falava sobre o comportamento do brasileiro na atualidade, e outro sobre corrupção. Havia também uma tira de Millôr Fernandes que critica a dificuldade de encontrar pessoas honestas.
 

(Foto: imagens evangélicas/Creative Commons)
2010
No ano seguinte, o tema da redação foi “O Trabalho na Construção da Dignidade Humana”. Desta vez, a exigência foi de que os estudantes apresentassem também uma proposta de ação social, mas houve também a possibilidade de fazer a redação falando sobre uma experiência própria que se encaixasse no assunto.
O Exame trouxe dois textos de apoio: um sobre trabalho escravo, remetendo à assinatura da Leu Áurea em 13 de maio de 1888, outro sobre o futuro cenário do mercado de trabalho e importantes fatores que o constituem, como a busca por qualidade de vida, o perfil dos profissionais, a globalização e a preocupação com o meio ambiente.


(Foto: Marcos Santos/USP Imagens)
2011
A vida moderna e as redes sociais foram o assunto proposto para os textos da prova de 2011. O tema “Viver em rede no século XXI: Os limites entre o público e o privado” convidou os candidatos do Enem a apresentar uma proposta de conscientização social para problemas da atualidade que envolvem a a vida em rede, internet, liberdade de expressão e privacidade.
Os textos de apoio tratavam sobre o acesso à rede como um direito fundamental do ser humano, de acordo com declaração da Organização das Nações Unidas (ONU), a mudança de comportamento da sociedade à medida que a internet se populariza, trazendo a informação de que, por exemplo, brasileiros passam cerca de 20% do seu tempo on-line, utilizando as redes sociais, e acrescentando ainda as consequências – boas ou ruins – o constante acesso a estas ferramentas pode acarretar. Os estudantes puderam ler, também, uma tira de André Dahmer que faz sátira à grande quantidade de câmeras de segurança que monitoram todos os nossos passos atualmente.

Haitianos no Brasil
Brasilieia (Acre) - Cerca de 200 haitianos aguardam visto provisório para trabalhar no pais. Eles vivem em condições precárias, e se alimentam de doações. (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)
2012
Nas provas da última edição do Enem os candidatos escreveram baseados no temaO movimento imigratório para o Brasil no século XXI, tendo que apresentar uma proposta de intervenção para a problemática proposta.
Desta vez, a prova trouxe três trechos de textos para apoiar a argumentação dos estudantes. Eles tratavam da imigração para o Brasil desde os séculos XIX e XX, quando as lavouras de café e a indústria paulista atraíram muitos europeus ao país, do fluxo de trabalhadores da Bolívia em busca de oportunidades de trabalho pela América Latina, e também dos imigrantes haitianos que têm entrado no Brasil ilegalmente após o terremoto que atingiu o país da América Central em janeiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário