sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Oceanos


. Oceano Atlântico: seu nome tem origem mitológica, isto é, deriva de Atlas, nome do filho do Deus dos mares - Netuno - e pai das Atlântidas.

. Oceano Pacífico: seu nome tem origem histórica. Em 1520, o navegador português Fernão de Magalhães ao percorrer o litoral sul-americano, a oeste da Cordilheira dos Andes, ficou admirado com as suas águas tranquilas. Daí a denominação atribuída a este (Pacífico).

Sua denominação, no entanto, contradiz literalmente à sua dinâmica real, uma vez que este faz parte do Círculo do Fogo, sendo constantemente afetado por erupções vulcânicas e abalos sísmicos (terremotos e maremotos).

. Oceano Índico: seu nome tem origem geográfica, pois este se banha a costa litorânea da Índia e da Indonésia.

. Oceano Glacial Ártico: sua origem também é geográfica. Encontra-se localizado no Pólo Norte, sob a constelação da Ursa Menor. O seu nome, em razão disso, é derivado da palavra grega Arctos, que significa "urso".

. Oceano Glacial Antártico: é outro oceano, cuja origem do nome é geográfica. Este, por sua vez, recebe esta denominação pelo fato de se localizar em posição geográfica oposta ao oceano Glacial Ártico (Ártico - Antártico).


Nenhum comentário:

Postar um comentário