quarta-feira, 11 de julho de 2012

Fusos Horários

Algumas pegadinhas que já apareceram em provas onde estiveram questões relacionadas às mudanças de horário ao redor do globo.
Somente para relembrar: Ao mover-se para Leste (direita) acrescenta-se 01 hora ao horário. Ao mover-se para Oeste (esquerda) regressamos 01 hora no relógio. No Brasil, temos agora 03 (três) fusos horários. O de Fernando de Noronha, o de Brasília (RJ e SP também), e o do Norte (com o Acre incluído).
Sinônimos: Leste – Oriente (lembrando sempre do referencial)
Oeste – Ocidente
Norte – Setentrional – Boreal
Sul – Meridional – Austral
A pegadinha mais comum se dá quando ocorre mudança de dia. Ou seja, passamos de 24h e devemos começar de 00h novamente. Por isso, nada de colocar “às 27h do dia 9 e blá blá blá”.
Nas questões com viagem, não esqueçam de levar em consideração o tempo gasto durante a viagem!
Linha Internacional da Data
Outra pegadinha ocorre com a Linha Internacional da Data (LID). Nessa convenção, observada nos mapas ali no meio do Pacífico, ocorre o inverso dos fusos. Ao nos movermos para Oeste (esquerda) dessa Linha, aumentamos um dia! Para Leste (direita), diminuímos um dia.
Uma pegadinha ocorrida em um vestibular do RS surpreendeu! A questão falava claramente em um telefonema, no dia de Natal, de um filho, que estava em Londres (fuso zero, em Greenwich), para sua mãe, em São Paulo (-3h de Greenwich). A pergunta era simples: “Sendo 9h em Londres, que horas eram em São Paulo?”
A maioria marcou “6h em São Paulo”. Mas, no Natal, estamos em Horário de Verão, e a diferença passa a ser de 02 horas. Resposta certa foi: “7h em São Paulo”.
Glu glu! Vários gaúchos caíram na “pegadinha”. “Ié iéé”!
De resto, atenção às cores, legendas e números, para que não erremos questões de bobeira! Abraços!
Comentem, discorram, desdenhem, falem mal ou bem, mas falem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário