segunda-feira, 25 de junho de 2012

Caítalismo Informacional




É a fase que estamos vivenciando agora, alguns falam que vem desde a década de 70, outros que iniciou-se na década de 90.
Marcada pela disseminação das empresas pelo mundo. Novas tecnologias tornaram possível o aumento crescente da produção e o fluxo de capitais, produtos, pessoas e informações (isto é, a mobilidade é muito maior, o mundo se tornou pequeno = globalização ).
Marcado pela invenção da internet e pelo uso, mais do que nunca, de informação, a quantidade de conhecimentos agregada a um simples produto é imensa. Os trabalhadores estão cada vez mais qualificados.
Destacam-se as EMPRESAS.COM, O Dinheiro de Plástico(cartão de débito/crédito),compras coletivas, Dinheiro Virtual, Redes Socias
Se antes as indústrias se localizavam perto da matéria-prima, agora se localizam perto de centros tecnológicos e científicos, os tecnopolos (universidades, centros de pesquisas + empresas).
O capitalismo continua Industrial, pois a tecnologia só faz aumentar e melhorar a produção; E Financeiro, pois é possível o fluxo de capitais pelas redes financeiras de todo o mundo, muito mais rapidamente.
Para se ter um exemplo claro dessa fase: O ano de 2011 encerrou com cerca de 5,5 bilhões de aparelhos celulares no mundo, numa expansão em velocidade jamais registrada por qualquer outra tecnologia de comunicação (CASTELLS, 2007). Com o advento do acesso à internet por celular, com a chegada dos chamados smartphones, a rede e todos seus serviços tornam-se móveis, e os aparelhos se tornaram dispositivos de conexão permanente. Há previsões de que, em 2020, os dispositivos móveis serão o maior meio de acesso à Internet (ANDERSON & RAINIE, 2008). As tecnologias móveis impulsionariam e aprofundariam controles informacionais e a flexibilidade social, que se estenderiam a quase toda a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário