sexta-feira, 4 de maio de 2012

Bandeira do Brasil

Bandeira do Brasil tremulando.O estandarte de nosso país está na forma em que conhecemos desde 19 de novembro de 1889. Seu formato e design possuem um decreto-lei expedido naquela época e que foi pouco modificado desde então e de toda sua história esta é a segunda bandeira da república confeccionada e o terceiro estandarte oficial do país desde a época da independência.

Significado das cores

Pavilhão pessoal dos príncipes reais do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.Há muitas controvérsias sobre o significado de cada uma delas. Mas o que aprendemos desde a infância na escola é que a cor verde significa a beleza das matas de nosso país, o amarelo significa o ouro e as riquezas naturais encontrados no período do descobrimento do Brasil, o azul representa o céu límpido e o branco simboliza a paz. Porém há quem diga que a bandeira do Brasil que hoje reconhecemos como nossa é uma adaptação do pavilhão pessoal dos príncipes do chamado Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.
As cores reais são o verde e o amarelo e foram inseridas em nossa bandeira numa espécie de homenagem à realeza. O azul simboliza o céu visto no dia 15 de novembro de 1889 no Rio de Janeiro, estado que abrigava a corte portuguesa. E a faixa branca não é vista como símbolo, mas somente como espaço para o lema “Ordem e Progresso”.

Tonalidade

Existe um número de tonalidade exato para a composição das cores da bandeira nas tabelas RGB, hexadecimal, Pantone e CMYK.

Curiosidades sobre a bandeira

O lema foi retirado da frase do político francês Auguste Comte “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”. As estrelas simbolizam os 26 estados mais o distrito federal e são distribuídas por constelações como, por exemplo, o cruzeiro do sul que representas os cinco principais estados da época: Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais. A estrela logo acima do lema simboliza o Pará que na época da proclamação era o estado mais ao norte do país.
Mesmo que você já tenha passado da época escolar esta é uma boa maneira de saber um pouco mais sobre a história de seu país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário