segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Rift Valley


O Great Rift Valley é uma grande fractura geológica que atravessa um total de 4830 km na direcção norte-sul. A maior parte do vale está em África, embora haja também uma parte no Mar Vermelho e outra no vale do Jordão. Mas a parte mais destacada e espectacular deste enorme vale encontra-se na zona que vai desde Djibouti até Moçambique. O Rift Valley é o motivo de paisagens impressionantes e díspares, em países como a Etiópia. Começou a formar-se no sudeste de África há cerca de 30 milhões de anos e continua a crescer actualmente, tanto em largura como comprimento. O vale vai crescendo lentamente graças aos tremores de terra e à lava das zonas vulcânicas. Na Etiópia, o Rift atravessa as montanhas da Etiópia causando algumas incríveis paisagens, que não existem em praticamente nenhum outro lugar, por exemplo, podem ser vistos desertos salgados que antigamente eram lagos. Quando se recorre a única estrada que atravessa a região Afar, pode-se ver de perto o enorme vale e as paisagens que possui. Esta é uma espetacular vista que é ainda mais impressionante com o pôr do sol, já que parece que aqui acaba o mundo, já que nos encontramos com paisagens completamente desertas mas montanhosas, sítios onde as contradições estão presentes em todos os momentos, lagos sem água, montanhas sem vegetação. O Rift Valley é também a causa de que esta área seja uma das mais quentes do planeta, tendo frequentemente temperaturas de 50 graus. Isto torna a vida nestes lugares mínima e que a maioria da população seja nómada e busque constantemente um oásis. Esta é uma paisagem única no planeta que possui uma beleza espetacular.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Estátua da Liberdade


Estátua da Liberdade
Situada na Ilha da Liberdade, no Porto de Nova Iorque, a Estátua da Liberdade foi oferecida como sinal de amizade internacional pelo povo de França ao povo dos Estados Unidos e é um dos mais universais símbolos da liberdade política e da democracia; o seu nome oficial é Liberty Enlightening the World (A Liberdade Iluminando o Mundo).
Inaugurada em 28 de Outubro de 1886, a Estátua da Liberdade foi classificada como Monumento Nacional em 15 de Outubro de 1924 e restaurada para a cerimónia que assinalou o seu primeiro centenário, em 4 de Julho de 1986.
As 25 janelas da coroa simbolizam jóias encontradas na terra e raios celestes brilhando sobre o mundo; os sete raios da coroa representam os sete mares e continentes do mundo; a tábua que a figura segura na mão esquerda tem a inscrição "4 de Julho de 1776".
A visita à coroa da Estátua da Liberdade pode significar uma espera de duas ou três horas na fila e requer a subida de 354 degraus (22 andares), não aconselhada a pessoas com problemas de saúde.
A plataforma de observação no topo do pedestal oferece uma vista espectacular sobre o porto de Nova Iorque e pode ser atingida subindo uma escada com 192 degraus ou de elevador.
Para os visitantes com pouco tempo, o museu no pedestal da estátua explica como o monumento foi concebido, construído e restaurado.
Actualmente, a Estátua da Liberdade está fechada ao público, mas a ilha pode ser visitada.
O único transporte para a Ilha da Liberdade são os ferries da Circle Line - Statue of Liberty Ferry, Inc.
Fonte: biztravels.net
Estátua da Liberdade
Se o planeta Terra tivesse uma capital, essa capital seria Nova York, a maior cidade dos Estados Unidos. Pessoas de vários lugares do mundo moram lá. São italianos, ingleses, chineses, vietnamitas, mexicanos, africanos, porto-riquenhos, japoneses, brasileiros e, claro, norte-americanos.
Olha que engraçado: o maior símbolo de Nova York veio da França! A Estátua da Liberdade foi um presente do governo francês para os Estados Unidos.
Construída há mais de um século, em 1886, a estátua serviu como símbolo para comemorar os 100 anos de independência dos Estados Unidos, que antes eram colônia da Inglaterra.
A estátua viajou da França para Nova York, toda desmontada em pedacinhos. Depois, foi colocada onde ela fica hoje, em uma ilha chamada Bedloe (também conhecida como Ilha da Liberdade).
A Estátua da Liberdade é uma mulher enorme feita de cimento. O braço direito da moça fica sempre para cima segurando uma tocha de fogo. A estátua tem uma escada por dentro. São 354 degraus (haja fôlego!) até a cabeça da mulher.
A cabeça tem uma coroa com janelinhas. Dali, dá para ver os arranha-céus de Nova York, do outro lado do rio Hudson, e a agitação da cidade, que não pára nunca.

A parte central de Nova York fica em uma ilha chamada Manhattan. É uma ilha que não tem praia, fica na beira de um grande rio chamado Hudson. Andando pelas ruas da cidade a gente ouve o povo falando inglês e mais uma porção de outras línguas. Muitas ruas não têm nome e são conhecidas por números: 5ª Avenida, Rua 53, Rua 37, 8ª Avenida.
Nova York é uma agitação só: é lugar de prédios altos e muito dinheiro, mas também de artistas e espetáculos...
Nova York é uma cidade agitada: muita gente nas calçadas, muito trânsito e muita diversão. Mas se quisermos sossego, podemos ir ao Central Park, onde os nova-iorquinos tomam sol, deitados na grama.
Os prédios de Nova York são muito altos. O Empire State, construído nos anos 20, tem 102 andares! Na década de 60 construíram prédios ainda maiores: o World Trade Center, formado por dois edifícios com 107 andares cada. As torres gêmeas, como eram conhecidas, foram destruídas no dia 11 de setembro de 2001 em um atentado terrorista, com milhares de mortos. Dois aviões foram sequestrados e arremessados contra os prédios, destruindo um dos mais conhecidos cartões postais de Nova York, e um dos maiores símbolos do poder dos EUA.
Em uma rua chamada Wall Street estão os escritórios mais importantes da cidade. São escritórios onde se fazem negócios, todos em dólares, que é o dinheiro mais valioso do mundo. Wall Street é a rua da grana!
Mas Nova York não vive só de trabalho. É também uma cidade de artistas, que moram principalmente em um bairro chamado Soho, onde ficam as galerias de arte da cidade.
Os museus de Nova York são muito ricos: o Metropolitan, o MoMA e o Guggenheim fazem ótimas exposições de artes plásticas. Além disso, Nova York é uma cidade de muitos atores e atrizes. Uma das melhores coisas para se fazer na cidade é assistir aos musicais. Uma avenida da cidade, a Broadway, tem um teatro atrás do outro, onde são exibidos musicais incríveis, grandes produções.
Nova York é conhecida como a cidade que nunca dorme. Isso é que é liberdade: não ter hora nem para ir para cama! Mas, pensando bem, será que ela não cansa?

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A HISTÓRIA DO PATO

 
Havia um pequeno menino que visita seus avós em sua fazenda.
Foi dado um estilingue para ele atirar pedras e caçar na mata.
Ele praticou na floresta, mas nunca conseguiu acertar o alvo.
Ficando um pouco desanimados, ele voltou para o jantar.
Como ele estava andando para trás, viu o pato de estimação da vovó...
Em um impulso, ele acertou o pato na cabeça e matou-o. Ele ficou chocado e triste!
Em pânico, ele escondeu o pato morto na pilha de madeira!
Sally (sua irmã) tinha visto tudo, mas ela não disse nada.
Após o almoço no dia seguinte, a avó disse: "Sally, vamos lavar a louça"
Mas Sally disse: " Vovó, Johnny me disse que queria ajudar na cozinha "
Em seguida, ela sussurrou-lhe: "Lembra-te do pato? '
Assim, Johnny lavou os pratos.
Mais tarde naquele dia, vovô perguntou se as crianças queriam ir pescar e vovó disse: "Me desculpe, mas eu preciso de Sally para ajudar a fazer o jantar."
Sally apenas sorriu e disse, "está tudo certo, porque Johnny me disse que queria ajudar"
Ela sussurrou novamente, "Lembra-te do pato?"
Então Sally foi pescar e Johnny ficou para ajudar.

Após vários dias de Johnny fazendo o trabalho de Sally, ele finalmente não aguentava mais.
Ele veio com a avó e confessou que tinha matado o pato.
A avó ajoelhou, deu-lhe um abraço e disse:
"Querido, eu sei... eu estava na janela e vi a coisa toda, mas porque eu te amo, eu te perdoei. Eu só estava me perguntando quanto tempo você iria deixá-Sally tornar você um escravo."

Pensamento do dia e todos os dias depois:
Qualquer que seja o seu passado, o que você tem feito... O diabo fica jogando-o no seu rosto (mentir, enganar, a dívida, medo, maus hábitos, ódio, raiva, amargura, etc ).... seja o que for... Você precisa saber que: Deus estava de pé na janela e viu a coisa toda.
 Ele viu toda a sua vida ... Ele quer que você saiba que Ele te ama e que você está perdoado. Ele está apenas querendo saber quanto tempo você vai deixar o diabo fazer um escravo de você.A grande coisa acerca de Deus é que quando você pedir perdão, Ele não só perdoa, mas Ele se esquece.É pela graça e misericórdia de Deus que somos salvos.
Vá em frente e fazer a diferença na vida de alguém hoje.
Compartilhe esta mensagem com um amigo e lembre-se sempre:             
   Deus está à janela!
 
"A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo."

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Evangelho do Dia





"Vão pelo mundo inteiro..."

Mc 16,15-18

Então ele disse:
- Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Aos que crerem será dado o poder de fazer estes milagres: expulsar demônios pelo poder do meu nome e falar novas línguas; se pegarem em cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum mal; e, quando puserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Rio Nilo


           Rio do nordeste da Africa extensão é de 6.695Km (5.600Km desde o lago Vitória), sua bacia é de 3.000.000Km2. O rio nasce de um curso de água de Burundi, com o nome de Kagera, e depois se lança no lago Vitória, do qual sai denominado Nilo Vitória, em Uganda. Atravessa o lago Kioga e depois o lago Mobutu, recebendo então o nome de Bahr el-Gebel. Penetra no Sudão e recebe o Bahr el-Ghazal pela margem direita e o Sobat pela margem direita, tomando o nome de Nilo Branco. Em Cartum, conflui com o Nilo Azul (procedente da Etiópia) e depois recebe o Atbara na região das cataratas. Entra então no Egito, o qual atravessa de norte a sul, lançando-se no Mediterrâneo por uma grande delta, que começa no Cairo e avança em duas ramificações: a de Roseta (1.076m3/s) e a de Damieta (500m3/s).
                     No Egito as cheias do Nilo acontecem entre junho e novembro, chegando ao máximo em setembro. O rio carrega altas quantidades de Aluvião, que abandona por ocasião das vazantes e que fertilizam o leito maior. Suas águas são utilizadas para irrigação desde a antigüidade e seu curso inferior se apresenta como um longo oásis que corta o deserto. Banhando uma série de cidades, ele constitui também uma grande artéria navegável. Grandes obras têm sido realizadas em seu curso (no Egito) com a finalidade de erguer o nível das águas na cabeceira dos canais e de aumentar o débito do rio entre fevereiro e julho. A imensa barragem de Assuã foi a última e a mais importante dessas obras.
             O Egito, cujo nome oficial é República Árabe do Egito, faz parte do conjunto de países pobres que compõem o Terceiro Mundo. O país tem um território de 1.001.449Km2 e 45 milhões de habitantes. Quase toda a população professa o islamismo, que é a religião oficial.
            
           "Dádiva do Nilo", segundo a expressão de Heródoto, historiador grego do século V a.c., o Egito Antigo era, na realidade, um extenso oásis com mais de 1.000 quilômetros de comprimento por 10 a 20 de largura. O Nilo era, então, muito mais largo do que é hoje e corria através de uma vasta planície. Ao longo do tempo, a largura do rio foi diminuindo e seu leito ficando cada vez mais profundo. O Vale do Nilo compreendia o Alto Egito, ou Terra do Sul, e o Baixo Egito, ou Terra do Norte. O Baixo Egito ocupava a vasta planície aluvial formada pelo delta.
            
          O "nilômetro" é uma construção de pedra, uma espécie de poço, edificada à margem do rio. No fundo do poço, há uma comunicação direta com o Nilo. Tem diversos pontos na parede do poço junto à escada, os quais permitiam ler a altura atingida pela água. Em função da data e da altura assinaladas, é possível se prever qual será a altura máxima de uma enchente.
         
         Pesquisas recentes desfizeram a crença de que o Nilo é o maior rio do mundo com seus 6.695 Km de extensão, o maior rio do mundo é mesmo o Amazonas com seus 6.868 Km desde que nasce no lago Lauricocha no planalto de La Raya, no Peru até desembocar no oceano Atlântico.
Egito
O Egito representa a mais forte expressão do Nilo, quando retrata a suas características. Neste momento o rio integrasse ao homem como elemento vital. "Relação homem natureza"  

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

GRANDES LAGOS

Grandes Lagos  é o nome dado à porção de água doce localizada a nordeste dos Estados Unidos e sudeste do Canadá. Estes formam, em conjunto, a maior área do gênero no mundo, com mais de 246 mil km² de área (de área equivalente à do estado de São Paulo). Formado há cerca de 12 mil anos atrás, durante a última era glacial, os lagos são interconectados por estreitos, pequenos rios e canais.
Formando um cojunto de cinco grandes porções de água, constituem o centro de uma bacia denominada “dos Grandes Lagos”, dando origem ao maior reservatório de água doce do mundo. Sua região é uma das mais densamente habitadas da América do Norte, que atualmente constitui um importante centro econômico dos EUA e que serve também de lar para cerca de 40% da população canadense. Inúmeras cidades-chave na economia de ambos os países estão lá localizadas: Chicago, Cleveland, Milwaukee, Rochester e Buffalo do lado norte-americano, e Toronto, Montreal e Quebec, do lado canadense.
São os cinco Grandes Lagos:
  1. Lago Superior: o maior e mais profundo de todos os cinco
  2. Lago Michigan: o único localizado em sua totalidade em território norte-americano. É o segundo maior lago em volume.
  3. Lago Huron: o segundo maior em superfície
  4. Lago Erie: o menor em volume
  5. Lago Ontario: o menor em superfície

Um sexto lago, porém de dimensões bem mais modestas, o Lago St. Clair, forma parte do sistema dos Grandes Lagos. Este encontra-se entre os lagos Huron e Erie, sem ser oficialmente considerado como “um dos grandes”.
O sistema inclui também os rios St. Mary, entre o Superior e o Huron; o St. Clair entre o Huron e o lago St. Clair; o Detroit, entre o St. Clair e o Erie; e também o rio Niagara, com suas cataratas, entre o Erie e o Ontario.
Espalhadas por suas superfícies existem cerca de 35000 ilhotas, destacando-se a ilha Manitoulin no lago Huron, a maior ilha dentro de uma porção de água interior (esta abrigando ela própria o maior lago dentro de outro lago: o lago Manitou,  com uma superfície de 104km².
O canal de São Lourenço e a Great Lakes Waterway (Rota Fluvial dos Grandes Lagos) facilitaram o acesso de barcos vindos do oceano até os Grandes Lagos. Tal conexão é sem dúvida modesta, considerando-se ainda os grandes barcos oceânicos de maior calado que não conseguem passar pelas eclusas ali existentes.
Apesar de seu tamanho descomunal, grande parte da área dos Grandes Lagos se congela no inverno, detendo ainda mais o fluxo de navios na área durante tal período. É comum ainda nesta época o uso de barcos quebra-gelo.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Santos Reis



Das figuras bíblicas mais intimamente ligadas à tradição religiosa do povo destacam-se os Reis Magos, ou melhor, os Santos Reis uma vez que a hagiologia romana considera-os bem aventurados.
O simbolismo dos Reis Magos é amplo e emprestam-lhes os exegetas as mais diversas interpretações. Estão ligados intimamente às festas do Natal e deles nasceu, praticamente, a tradição do Papai Noel, pois os presentes dados nessa ocasião reproduzem que os magos do Oriente, depois de cumprida a rota que lhes indicava a estrela de Belém, prestaram a Jesus na gruta onde ele nascera.
As referências bíblicas são vagas e o episódio quase passa despercebido dos evangelistas, mas as contribuições da tradição patriática são muitas e, como elas têm força de fé e verdade, nelas devemos buscar grande parte das coisas que se contam dos santos Belchior, Gaspar e Baltazar já referidos pelos profetas do Velho Testamento, que vaticinavam a homenagem dos Reis ao humilde filho de Davi que deveria nascer em Belém.
De onde vieram e o que buscavam, pouca gente sabe. Vinham do Oriente e Baltazar, o mago negro talvez viesse de Sabá (terra misteriosa que seria o sul da Península Arábica ou, como querem os etíopes, a Abissínia). Simbolizam também as três unicas raças bíblicas, isso é, os semitas, jafetitas e camitas. Uma homenagem, pois, de todos os homens da Terra ao Rei dos Reis.
Eram magos, isto é, astrólogos e não feiticeiros. Naquele tempo a palavra mago tinha esse sentido, confundindo-se também com os termos sábio e filósofo. Eles prescrutavam o firmamento e sentiram-se chocados com a presença de um novo astro e, cada um deles, deixando suas terras depois de consultar seus pergaminhos e papiros cheios de palavras mágicas e fórmulas secretas, teve a revelação de que havia nascido o novo Rei de Judá e, que ele, como soberano, deveria, também, prestar seu preito ao menino que seria o monarca de todos os povos, embora o seu Reino não fosse deste mundo.
O simbolismo dos presentes
Conta ainda a tradição que, ao chegar a Canaã, indagaram os Magos onde havia nascido o novo Rei de Judá. Essa pergunta preocupou Herodes, que hoje seria considerado um quisting a serviço dos romanos, e que reinava na Judéia.
Os representantes do Império preocupavam-se com o aparecimento de um novo lider do povo de Israel. A revolta dos macabeus ainda não fora esquecida e o povo oprimido esperava, ansioso, pela vinda do Messias que iria libertar o Povo de Deus e cumprir a palavra do salmista: "Disse o Senhor ao meu Senhor — senta-te à minha direita até que ponho os teus amigos como escarbelo aos teus pés".
Os magos procuram — conforme conselho de Herodes — o novo Rei para render-lhe homenagem e para informar o representante romano do lugar onde nascera o Messias a fim de, com falso preito, sequestrá-lo.
No presépio encontramos apenas os animais e os pastores e, inspirados pelo Espírito Santo, curvaram-se diante do filho do carpinteiro de Nazaré e depositaram, ao pé da mangedoura que lhe servia de berço, os presentes: ouro, incenso e mirra, isto é prendas que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade do novo Rei, e grão de areia que cresceria e derrubaria o ídolo de pés de barro (simbolo das grandes potências que se sucederam no domínio do mundo), do sonho de Nabucodonosor decifrado pelo profeta Daniel.
Símbolos da humildade
Na tradição cristã os três Reis Magos simbolizavam os poderosos que deveriam curvar-se diante dos humildes na repetição real do canto da Virgem Maria à sua prima Isabel, e "Magnificat", pois sua alma rejubilava-se no Senhor, que exaltaria os pequenos de Israel e humilharia os poderosos.
A igreja cultua os Reis Magos dentro desse simbolismo. Representam os tronos, os potentados, os senhores da Terra que se curvara diante de Cristo, reconhecendo-lhe a divina realeza. É a busca dos poderosos que vêem em Belchior, Gaspar e Baltazar o exemplo de submissão aos designios de Deus e que devem, como os magos, despojar-se de seus bens e depositá-los aos pés dos demais seres humanos, partilhando sua fortuna como dignos despenseiros de Deus.
Os presentes de Natal também têm esse sentido. São as ofertas dos adultos à criança que com a sua pureza representa Jesus. Alguns, dão a essas festas um sentido mitológico pagão, buscando nas cerimônias dos druidas, dos germânicos ou saturnais romanas a pompa das festas natalinas que culminam com a Epifania.
A Bifana
A palavra epifania, usada também como nome de mulher, deu origem a uma corruptela dialetal do sul da Itália, levada depois a Portugal e Espanha, a Bifana. A Bifana, segundo a lenda, era uma velha que, no dia de Reis, saía pelas ruas da cidades a entregar presentes aos meninos que tivessem sido bons durante o ano que findara. Estava intimamente ligada às tradições dos povos mediterrâneos e mais próxima do significado litúrgico das festas natalícias. Os presentes eram somente dados no dia 6 de janeiro e nunca antes. Tanto assim é, que nós mesmos, no Brasil, na nossa infância, recebíamos os presentes nesse dia. Depois, com a influência francesa e inglesa em nossas tradições a Epifania ou Bifana foi substituída pelo Papai Noel, a quem muitos estudiosos atribuem uma origem pagã e outros, para disfarçar o sentido comercial da sua presença no dia de Natal, confundem com São Nicolau.
Hoje, o Santos Reis já não são lembrados. O presépio praticamente não existe e só neles é que podemos ver os Magos de Oriente apresentados. A árvore de Natal, pinheiro que os druidas e os feutos enfeitavam para agradar o terrível deus do inverno Hell, substituíria a representação do nascimento de Jesus, introduzida no costume dos povos por São Francisco de Assis. A festa da Epifania, dia de guarda no calendário litúrgico, já não mais é respeitada e com ela desaparecerem outras tradições da nossa gente, trazidas da Peninsula Ibérica pelos nossos antepassados, como a folia de Reis, Reizados e tantos outros autos folclóricos, cultuados em poucas regiões do país.