Formando um cojunto de cinco grandes porções de água, constituem o centro de uma bacia denominada “dos Grandes Lagos”, dando origem ao maior reservatório de água doce do mundo. Sua região é uma das mais densamente habitadas da América do Norte, que atualmente constitui um importante centro econômico dos EUA e que serve também de lar para cerca de 40% da população canadense. Inúmeras cidades-chave na economia de ambos os países estão lá localizadas: Chicago, Cleveland, Milwaukee, Rochester e Buffalo do lado norte-americano, e Toronto, Montreal e Quebec, do lado canadense.
São os cinco Grandes Lagos:
- Lago Superior: o maior e mais profundo de todos os cinco
- Lago Michigan: o único localizado em sua totalidade em território norte-americano. É o segundo maior lago em volume.
- Lago Huron: o segundo maior em superfície
- Lago Erie: o menor em volume
- Lago Ontario: o menor em superfície
Um sexto lago, porém de dimensões bem mais modestas, o Lago St. Clair, forma parte do sistema dos Grandes Lagos. Este encontra-se entre os lagos Huron e Erie, sem ser oficialmente considerado como “um dos grandes”.
O sistema inclui também os rios St. Mary, entre o Superior e o Huron; o St. Clair entre o Huron e o lago St. Clair; o Detroit, entre o St. Clair e o Erie; e também o rio Niagara, com suas cataratas, entre o Erie e o Ontario.
Espalhadas por suas superfícies existem cerca de 35000 ilhotas, destacando-se a ilha Manitoulin no lago Huron, a maior ilha dentro de uma porção de água interior (esta abrigando ela própria o maior lago dentro de outro lago: o lago Manitou, com uma superfície de 104km².
O canal de São Lourenço e a Great Lakes Waterway (Rota Fluvial dos Grandes Lagos) facilitaram o acesso de barcos vindos do oceano até os Grandes Lagos. Tal conexão é sem dúvida modesta, considerando-se ainda os grandes barcos oceânicos de maior calado que não conseguem passar pelas eclusas ali existentes.
Apesar de seu tamanho descomunal, grande parte da área dos Grandes Lagos se congela no inverno, detendo ainda mais o fluxo de navios na área durante tal período. É comum ainda nesta época o uso de barcos quebra-gelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário