sábado, 19 de junho de 2010

Longitude


  • As longitudes são linhas imaginárias a partir do meridiano de greenwich, divide o mundo em hemisfério ocidental e oriental, com 180º para cada lado.

  • As longitudes também são responsáveis pelos fusos horários. Cada 15 graus equivale uma hora.

  • Como o dia tem 24 horas, e a terra 360º, temos: 360/24 = 15.
    Por tanto a cada 15º tem-se uma hora.

  • Lembre-se de que o sol nasce a Leste, ou seja, o dia começa no extremo oriente. Resulta disso o aumento de uma hora a cada 15º ao leste, ou s epreferir, diminui uma hora à oeste.

  • Na copa do Japão, os jogos eram durante a tarde local, madrugada aqui. Já na Alemanha, os jogos da tarde passavam pela manhã aqui, e os jogos noturnos eram durante as tardes tupiniquins.

  • Pense que exatamente agora, todas as horas (das 24) estão acontecendo.
  • A localização geografica de Natal é Latitude 05° 47' 42'' Longitude 35° 12' 34''
  • A localização geografica de Mossoró é Latitude 05° 11' 15'' Longitude 37° 20' 39''

4 comentários:

  1. Prof Bosco, quando em uma questão pede-se a hora solar verdadeira de um local, como proceder? Fomos resolver essa questão:

    3- Se os relógios de moradores de uma cidade localizada a 56° Norte e 13° Leste estão marcando 16 horas, que hora solar verdadeira será nesta cidade?
    a) 17 horas.
    b) 16 horas e 8 minutos.
    c) 16 horas.
    d) 15 horas e 52 minutos.
    e) 15 horas.

    ... e pensávamos que a resposta era 15:52! A hora solar verdadeira é em relação ao meridiano de Greenwich é? como faz? beijao!

    Lulu e Lili (do salé)

    ResponderExcluir
  2. Bosco, vai cair o quê na prova de recuperação?

    ResponderExcluir
  3. Oi, coheci teu Blog hoje!
    Que legal!
    Vou vir sempre aqui!
    Abração!

    ResponderExcluir
  4. como q fax esses exercicios me ajuda por favor

    1)se os relogios de moradores de uma cidade localizada a 56° norte e 13° leste estao marcando 16 horas que horas solar verdadeira sera nesta cidade??

    2)considere que um aviao supersonico sai da cidade de toquio a 1hora da manha de um domingo com direçao a cidade de manaus-am. a duraçao do voo e de nove horas e a diferença de fuso horario de uma cidade a outro e de onze horas.qual a hora e o dia da semana da chegada desse aviao na cidade de manaus?


    3)tres internautas(A,B e C) navegam ppela rede mundial e visitam a pagina da BBC de londres.no momento em q eles acessam a referida pagina sao 15h(hora local) em londres(0° Gr). sabe-se q o internauta A mora numa cidade a 105°L de Gr,o internauta B,a 30° O de A,e o internauta C,a 45° O de Gr.com base nessas informaçoes e correto afirmar q as cidades dos internautas A,B e C no momento em q eles acessam a referida pagina tem como hora local?


    4)que horas devem marcar os relogios em nova york que fica no quinto fuso a oeste de greenwich quando em sao paulo q fica no terceiro fuso tambem a oeste sao doze,no horario de verao?


    5)uma embarcaçao situada no oceano atlantico esta a 30° oeste em relaçao ao meridiano de greenwich.par chegar ao porto do rio de janeiro a embarcaçao devera seguir a direçao 12° sudoeste na bussola em relaçao a sua posiçao atual.
    considerando q eram 14horas em greenwich quando a embarcaçao estava naquele meridiano e q para chegar ao porto ela levara 8horas,pode-se dizer q a embarcaçao chegara ao rio de janeiro pelo horario local,as?

    ResponderExcluir