sábado, 1 de maio de 2010

Revolução Industrial




Ao longo da história a produção industrial tem modificado profundamente o espaço geográfico.

Em pouco mais de 100 anos de revoluções industriais, o mundo tem vivido constantes transformações principalmente na área tecnológica, surgem novas máquinas, há mais consumo de energia e ampliação do mercado consumidor.

Antes do período da industrialização os produtos eram fabricados artesanalmente nas manufaturas, depois com o surgimento da indústria no final do século XVIII, a produção passou a ser em grande escala, diminuindo o custo e o tempo de produção e gerando mais lucros.

A industrialização pode ser dividida em três etapas: a clássica (ou original), planificada (ou socialista) e periférica (tardia ou retardatária), isso do ponto de vista político-administrativo. No que diz as evoluções tecnológicas podem ser classificadas em: Primeira, Segunda e Terceira Revolução Industrial.

As características da industrialização do ponto de vista político-administrativo:

Industrialização Clássica: é a primeira Revolução Industrial, surgiu na Inglaterra no final do século XVIII.

A industrialização em geral – notadamente aquela dos países do chamado Primeiro Mundo, os países capitalistas desenvolvidos, que foram pioneiros e forneceram o exemplo para o resto do mundo – caracteriza-se por apresentar algumas etapas ou fases. Vejamos:

Primeira Revolução Industrial – Foi a primeira dessas etapas e ocorreu de meados do século XVIII até por volta de 1879, no final do século XIX. O Reino Unido era indiscutivelmente a grande potência industrial do mundo nesse período, e as bases técnicas da indústria ainda eram relativamente simples. Predominavam a máquina a vapor e as indústrias têxteis; a grande fonte de energia era o carvão mineral.

As empresas normalmente eram pequenas e médias, típicas do capitalismo concorrencial ou liberal, ou seja, daquela fase do capitalismo na qual a presença do Estado na economia era mínima e quase não havia grandes empresas e monopólios.

Segunda Revolução Industrial – Etapa em que entramos a partir das últimas décadas do século XIX e na qual a liderança britânica vai pouco a pouco sendo substituída por outras economias mais dinâmicas (Alemanha e, principalmente, Estados Unidos) e a descoberta da eletricidade e dos motores elétricos traz grandes inovações técnicas.

Nesse momento acontece a expansão das grandes empresas e a substituição gradativa do capitalismo competitivo pelo capitalismo monopolista – a fase desse sistema na qual a presença do Estado na economia aumenta e surgem inúmeras grandes empresas e monopólios. O carvão, ainda importante, vai sendo substituído pelo petróleo, que, com o advento da indústria automobilística torna-se a principal fonte de energia do mundo. No lugar da indústria têxtil, os setores mais importantes passam a ser a siderurgia, as indústrias metalúrgicas e, no século XX, principalmente a petroquímica e a indústria automobilística.

A Segunda Revolução Industrial dura até o final da década de 1970, portanto no século XX. Aliás, o seu apogeu ocorreu após a Segunda Guerra Mundial e, especialmente, nas décadas de 1960 e 1970, ocasião em que o poderio das indústrias automobilísticas e petroquímicas atingiu o seu auge.

Terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científica – Inicia-se nas últimas décadas do século XX, especialmente na segunda metade dos anos 1970. De forma resumida, podemos dizer que esta etapa da industrialização, que estudaremos melhor em outro capítulo, é marcada pelo enorme papel do conhecimento e da tecnologia avançada, em que novos setores de ponta tornam-se a cada dia mais importantes e modificam os demais: a informática, a robotização, as telecomunicações, a química fina, a indústria de novos materiais, a biotecnologia e, em particular, o ramo da engenharia genética, entre outros setores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário