quarta-feira, 14 de abril de 2010

Zona de Convergência Intertropical


Zona de Convergência Intertropical (abreviado por ZCIT, ou ITCZ, em inglês), também conhecida por cavado de monção e equador climático,é uma estreita zona formada pela confluência dos VENTOs alísios do Hemisfério Norte (alísios de nordeste) e do Hemisfério Sul (alísios de sudeste), em torno do EQUADOR. A confluência desses VENTOs resulta em movimentos ascendentes do AR com alto teor de umidade. Caracteriza-se como uma faixa de intensa NEBULOSIDADE e apresenta as mais altas taxas de precipitação do planeta durante o ano. Esta Zona influi diretamente nas CHUVAs do norte da Região Nordeste do Brasil.


A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é um dos mais importantes sistemas meteorológicos atuando nos trópicos. Devido à sua estrutura física, a ZCIT tem se mostrado decisiva na caracterização das diferentes condições de tempo e de clima em diversas áreas da Região Tropical. No caso especifico do norte do nordeste brasileiro, Uvo (1989) apresenta um estudo bem detalhado da ZCIT e sua importância nas precipitações no setor norte do nordeste do Brasil.

Entre as latitudes de 30° N e 30° S, a atmosfera destaca-se por apresentar fracas amplitudes de temperatura, consequentemente, trata-se também de uma região de predomínio de ventos fracos. Tais ventos, de nordeste no hemisfério norte e de sudeste no hemisfério sul são genericamente conhecidos como ventos Alísios. A região intertropical apresenta características globais de grande relevância meteorológica capazes de influenciar o tempo e o clima, não somente nessa faixa do globo mas estendendo-se mesmo às regiões polares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário