Os números do rio amazonas
Uma carreira ladeira abaixo
Nos primeiros 1.900 km, até lquitos, no Peru, o rio despenca 5.440 m pelos Andes. Já nos demais 5.200 km é quase plano: desce apenas 60 m para chegar ao oceano.
A maior bacia hidrográfica do mundo
O rio tem 7 mil afluentes. Sua bacia, com 3,9 milhões de quadrados, equivale a dois Méxicos.
O ponto mais estreito do rio
Fica em Óbidos, no Pará, com 1.800m entre as margens. Ali, o rio 200.000 m3 de água por segundo, suficiente para encher a Baía da Guanabara (RJ) em 1,5 minuto.
O sobe e desce das águas
O nível das águas varia em 10m, entre a estação seca, outubro-novembro, e a da cheia, junho. Nas grandes chuvas, a água sobe até 16 m em Manaus, e a distância entre as margens pode alcançar 50Km.
800 milhões de toneladas
... é a quantidade anual de terra jogada pelo rio na foz, segundo a Universidade Federal do Pará. É como se as águas dissolvessem, todo mês, 1,6 Pão de Açúcar, a famosa pedra carioca de 75 milhões de toneladas.
Os dois perdedores
O Amazonas (7.100 km) ultrapassou dois outros rios que já foram os primeiros do mundo em extensão: o Nilo, no norte da África, e o Mississipi, nos Estados Unidos. Há dez anos, o Nilo (6.670 km) era o número um. Foi destronado quando os geógrafos decidiram que o Missouri não era um afluente, mas sim o formador do Mississípi, que passou então a ter 6.800 km.
Ameii a imagem mto interessante!
ResponderExcluiro rio é lindo, pois tive a felicidade e o previlegio de andar ao seu lado, quando viagem em turismo no Pará. Só pode ter sido abençoado por Deus.Sou de Lisboa-Portugal
ResponderExcluirvoce e GOOOOOOORDO efeio
ResponderExcluiradoreiiiii esse rio é lindo
Excluiresse rio é lindo pela foto então imagina pessoalmente.um dia eu ainda vou lá
Excluir