A cidade do Rio de Janeiro será emancipada do atual estado, juntamente com sua região metropolitana e baixada fluminense (exceto a cidade de Niterói), tornando-se a única cidade-estado do Brasil. O Maranhão dividido em duas partes, será conhecido como Estado dos Lençóis na parte norte e como Maranhão na parte sul. As atuais cinco regiões brasileiras serão modificadas, com a extinção das regiões Centro-Oeste e Sudeste e a criação das regiões Leste, Oeste e Noroeste.
Os novos estados serão, pelas atuais regiões:
Região Norte:
Estados do Rio Negro [RI], Solimões [SO] e Juruá [JA] (divididos do atual Amazonas), Tapajós [TA] e Carajós [CR] (atual Pará) e Oiapoque [OP](região norte do Amapá e pequena faixa do extremo norte do Pará).
Região Nordeste:
Estados do São Francisco [SF](faixa que divide os atuais Estados do Alagoas e Sergipe até a Foz do Rio São Francisco e extremo norte da Bahia), São Francisco do Sul [SS](oeste da Bahia e extremo norte mineiro), Gurgueia [GU](sul do Piauí), Fernando de Noronha [FN](emancipação do arquipélago do Estado de Pernanbuco) e Lençóis [LE](parte norte do Maranhão atual).
Região Centro-Oeste: Estados do Araguaia [AR](norte de Mato Grosso), Pantanal [PN](oeste e norte do Mato Grosso do Sul e extremo sudoeste do Mato Grosso) e Planalto [PL](nordeste de Goiás).
Região Sudeste:
Estados do Triângulo [TR](atual região do Triângulo Mineiro, localizado no "nariz de Minas"), Campos [CA](norte do atual Estado do Rio de Janeiro), Guanabara [GB](demais áreas do Estado do Rio de Janeiro, com excessão do norte e da atual capital) e Rio de Janeiro (emancipação da cidade do Rio de Janeiro, sua região metropolitana e baixada fluminense transformando-a na única cidade-estado do Brasil).
Região Sul:
Estado do Iguaçú [IG](oeste paranaense e catarinense e pequena faixa do extremo sul do Mato Grosso do Sul).
Veja no mapa a nova divisão política do Brasil que entrará em vigor até 2015:
Fonte:http://othonnoticia.blogspot.com
Vale salientar que ainda há outra prosposta de divisão:
hoje o senhor acordou de 6 e meia, e antes de ir beijar sua filha veio atualizar esse blog. ¬¬
ResponderExcluirA Bahia ninguem divide! Baiano, vamos a Guerra!:@
ResponderExcluirPorque o Rio Grande do Sul será o único estado brasileiro não dividido? Porque este estado tem pretensões além de ser apenas um estado brasileiro: a pretensão do atual estado gaúcho é emancipar-se do Brasil e tornar-se um país soberano com bandeira, economia, hino, política, moeda próprias. Será que conseguem? Duvido! Se conseguirem seu objetivo, chamar-se-ão, ou Republica dos Pampas ou República Piratini. Que tal Tchê?
ResponderExcluir