O capitalismo é um sistema econômico caracterizado pela propriedade privada dos meios de produção, e pela existência de mercados livres em que prevalecem as relações de trabalho assalariado.
O capital pressupõe a formação de duas classes sociais opostas e complementares: Burguesia (Interesse em produzir para obter lucros)e o Proletariado (Vende a sua força de trabalho para obtenção dos meios de subsistência para a manutenção da própria vida).
Capitalismo Comercial
. expansão do sistema colonial
. comércio atinge nível internacional
. produção artesanal (manufaturas)
. crescimento urbano
Capitalismo Industrial
- produção industrial
- desenvolvimento do sindicalismo
- explosão urbana
- imperialismo, com a partilha da África e da Ásia (Conferência de Berlim - 1884) .
Capitalismo Financeiro
- grandes conglomerados financeiros
- era das transnacionais
- internacionalização da produção, comunicações, moeda e comércio
O Novo Capitalismo
A sociedade capitalista, está, pela sua natureza, em um contínuo estado de transformação. As características reais do capitalismo têm que ser redescobertas a cada nova geração.
O Neocapitalismo, também chamado de economia mista, é um termo utilizado para designar uma nova forma de capitalismo - surgido nas sociedades reconstruídas e tecnológicas do pós-guerra - que se caracteriza pela correção de seus excessos, mediante a aplicação de medidas visando ao bem estar social.
Capitalismo informacional - Fase atual. O capitalismo continua industrial e financeiro, mas sua característica principal é a importância do conhecimento.
Vlw máquina mortífera!
ResponderExcluirõob ajudou muito aew !
ResponderExcluirMto bom'
ResponderExcluirajudou bastante'