sexta-feira, 14 de agosto de 2015



 Combustíveis fósseis – Vantagens

 - Os combustíveis fósseis têm um valor muito alto poder calorífico. Assim, queima de 1 g de combustíveis fósseis libera enorme quantidade de energia. Assim, a energia produzida pelos combustíveis fósseis é maior do que o produzido por uma quantidade equivalente de fonte de energia outro. - Os reservatórios de combustíveis fósseis são bastante fáceis de localizar com a ajuda de equipamentos e tecnologia avançada.

 - Carvão é um combustível fóssil que é encontrado em abundância. É utilizado na maioria das plantas de energia porque reduz o custo de produção em grande medida. - Transporte de combustíveis fósseis, que são em formas líquidos ou gasosos é muito fácil. Eles simplesmente são transportados através de tubos. - Construção de usinas que funcionam com combustíveis fósseis também é fácil.

 - O petróleo é a forma mais utilizada predominantemente de combustíveis fósseis para todos os tipos de veículos. - Os combustíveis fósseis são mais fáceis de extrair e processar, portanto, são mais baratas do que as formas não-convencionais de energia.

Combustíveis fósseis - Desvantagens
- Embora, os combustíveis fósseis são uma fonte preferida de energia até recentemente, o seu consumo ao longo e algumas propriedades indesejáveis levaram a várias questões de grande importância. As desvantagens de combustíveis fósseis são: - Embora, petróleo, gás natural e carvão são encontrados em abundância na natureza, o ritmo alarmante em que estão sendo consumidos resultou em depleção substancial de seus reservatórios. Além disso, é impossível para reabastecer os recursos que leva milhões de anos para as cadeias de hidrocarbonetos para formar a partir de restos orgânicos.

- Os hidrocarbonetos presentes nos combustíveis fósseis, gases de estufa de libertação, tais como metano, etc, dióxido de carbono, que são capazes de danificar a camada de ozônio.
 - Além disso, outros gases nocivos como monóxido de carbono e dióxido de enxofre são responsáveis pela chuva ácida, que representaram um desastre para a ecologia
. - Extração de combustíveis fósseis colocou em perigo o equilíbrio ambiental em algumas áreas. Além disso, a mineração de carvão tem prejudicado a vida dos trabalhadores das minas de vários.
- O esgotamento dos reservatórios foi feita a extração de combustíveis fósseis um assunto caro. Este é susceptível de afetar os preços dos combustíveis no futuro próximo.
 - Vazamento de alguns combustíveis fósseis, como gás natural, petróleo pode levar a graves perigos. Assim, o transporte desses combustíveis é muito arriscado. - Os combustíveis fósseis contribuíram em mais de um caminho para o aquecimento global, a questão que está sendo combatida em todo o mundo.

Biocombutiveis – Vantagens

- Possibilita o fechamento do ciclo do carbono (CO2), contribuindo para a estabilização da concentração desse gás na atmosfera (isso contribui para frear o aquecimento global);
- No caso específico do Brasil, há grande área para cultivo de plantas que podem ser usadas para a produção de biocombustíveis;
- Geração de emprego e renda no campo (isso evita o inchaço das cidades);
- Menor investimento financeiro em pesquisas (as pesquisas de prospecção de petróleo são muito dispendiosas);
- O biodiesel substitui bem o óleo diesel sem necessidade de ajustes no motor;
- Redução do lixo no planeta (pode ser usado para produção de biocombustível);
- Manuseio e armazenamento mais seguros que os combustíveis fósseis.

Biocombustíveis - Desvantagens

- Consome grande quantidade de energia para a produção;
- Aumento do consumo de água (para irrigação das culturas);
- Redução da biodiversidade;
- As culturas para produção de biocombustíveis consomem muitos fertilizantes nitrogenados, com liberação de óxidos de nitrogênio, que também são gases estufa;
- Devastação de áreas florestais (grandes consumidoras de CO2) para plantio das culturas envolvidas na produção dos biocombustíveis;
- Possibilidade de redução da produção de alimentos em detrimento do aumento da produção de biocombustíveis, o que pode contribuir para aumento da fome no mundo e o encarecimento dos alimentos;
- Contaminação de lençóis freáticos por nitritos e nitratos, provenientes de fertilizantes. A ingestão desses produtos causa problemas respiratórios, devido à produção de meta-hemoglobina (hemoglobina oxidada);

Energia eólica
Energia gerada com a utilização dos ventos, que transforma energia cinética em energia elétrica. Os ventos são originados pelo aquecimento da superfície terrestre. Há indícios que aponta a utilização desse tipo de energia desde 4.000 a. C. O movimento de hélices localizadas em áreas abertas gera a energia elétrica. O Brasil tem grande potencial eólico concentrado nas regiões litorâneas e no nordeste. Os tipos de tecnologia utilizados para a produção de energia eólica são os moinhos de vento, aeromotores, turbinas eólicas ou aerogeradores (transformam energia cinética em energia mecânica ou elétrica).


Vantagem e desvantagem
É uma energia renovável e limpa e não causa tanto impacto ambiental, mas ainda é pouco utilizada. A quantidade energia disponível varia de acordo com as estações do ano e o horário. O aspecto do solo também influencia na velocidade do vento. A quantidade de eletricidade depende de quatro fatores: quantidade de vento que passa na hélice, diâmetro da hélice, dimensão do gerador e o rendimento do sistema. Os países exploradores de energia elétrica são os Estados Unidos, Dinamarca e Alemanha. No Brasil, há parques eólicos no Rio Grande do
Sul, e em Macau no Rio Grande do Norte.

Energia Solar A energia solar é uma das opções para energias alternativas e é uma fonte de energia renovável e limpa. A obtenção da energia solar ocorre de forma direta ou indireta. Na forma direta, a obtenção é por meio de células fotovoltaicas que são feitas em sua maioria de silício. A luz solar, ao atingir as células, é convertida em eletricidade. Porém, o custo das células fotovoltaicas é elevado. O processo ocorre quando os fótons, do efeito fotovoltaico, incidem sobre os átomos, causando a emissão de elétrons que gera corrente elétrica.

 Vantagem e desvantagem A energia solar não apresenta nenhum índice de poluição; entretanto seu custo de instalação é muito alto e somente funciona bem em áreas ensolaradas. Na forma indireta, é necessária a construção de usinas em extensas áreas de insolação e, nesses locais, são espalhados diversos coletores solares. A energia solar não é tão utilizada, pois os custos são altos para obter energia e, dessa forma, ainda será necessário mais desenvolvimento e eficiência para diminuir os custos.

Energia geotérmica - Geo' significa terra e 'térmica' corresponde ao calor, geotérmica é a energia de calor oriunda da terra. É gerada a aproximadamente 64 quilômetros da superfície da Terra, no magma, e pode atingir 6.000°C. O magma é encontrado em fissuras na crosta terrestre e eclode nas erupções de vulcões.
A energia elétrica é obtida com perfurações dos solos com grande quantidade de vapor e água quente, que são retirados por determinadas tubulações. O vapor é transformado para uma central elétrica geotérmica e gira as lâminas de uma turbina. A energia gerada na movimentação das lâminas é transformada em energia elétrica, por meio do gerador.

Vantagem e desvantagem

A energia geotérmica consiste na inexpressiva emissão de gases poluentes, dos custos para a construção da usina e no abastecimento em áreas distantes. Entretanto, é uma energia cara e de baixa eficiência, pois o calor perdido faz aumentar a temperatura ambiente e ocorre a emissão do ácido sulfídrico, que é corrosivo e causa danos à saúde. A energia geotérmica possui duas finalidades básicas: o uso direto e a geração de eletricidade. Assim como todas as fontes energéticas, ela possui aspectos positivos e negativos, mais barata que combustíveis fósseis, quase nenhuma emissão de gases poluentes, produzem energia sem a interferência de fatores externos, usina que utiliza um local pequeno, abastecimento de locais afastados e geração de empregos. 

Desvantagens

cara e pouco rentável, pode ocasionar na deterioração do ambiente, o calor que é perdido aumenta a temperatura do ambiente, emissão de ácido sulfídrico, a energia deve ser colocada próxima ao campo geotérmico e a fonte pode se esgotar.

Fontes de energia I


 Energia eólica - Vantagens

- É inesgotável, Não emite gases poluentes nem geram resíduos, diminui a emissão de gases de efeito de estufa..
- Os parques eólicos são compatíveis com outros usos e utilizações do terreno como a agricultura e a criação de gado, geração de investimento em zonas desfavorecidas;
.-Reduz a elevada dependência energética do exterior, nomeadamente a dependência em combustíveis fósseis, É uma das fontes mais baratas de energia podendo competir em termos de rentabilidade com as fontes de energia tradicionais.
.
Energia Eólica.- Desvantagens

- A intermitência, ou seja, nem sempre o vento sopra quando a eletricidade é necessária, tornando difícil a integração da sua produção no programa de exploração;
- Provoca um impacto visual considerável, principalmente para os moradores em redor, a instalação dos parques eólicos gera uma grande modificação da paisagem;
- Impacto sobre as aves do local: principalmente pelo choque destas nas pás, efeitos desconhecidos sobre a modificação de seus comportamentos habituais de migração;
- Impacto sonoro: o som do vento bate nas pás produzindo um ruído constante (43dB(A)). As habitações mais próximas deverão estar, no mínimo a 200m de distância.


Usinas Hidrelétricas - Vantagens
- Devido à disponibilidade ciclo da água é inesgotável.
- É uma energia totalmente limpa, não emite gases poluentes.
- É uma energia barata, os custos operacionais são muito baixos, não são constantes melhorias tecnológicas que ajudem a explorar os recursos com mais eficiência.
- Ele armazena facilmente sistemas de abastecimento de água para recreação ou de irrigação.
- Você pode regular o fluxo de controle e se há risco de alagamento.

Usinas Hidrelétricas - Desvantagens

- A construção dos pratos requerem um grande investimento, além disso, os sítios onde se pode construir o poder em condições econômicas são muito limitadas.
- Em segundo lugar, as barragens afetam os leitos dos rios, causando erosão e afetar o ecossistema.
- Barragens tendem a estar longe de grandes populações para transportar a eletricidade produzida através de redes caro.

Energia Nuclear - Vantagens

- não contribui para o efeito de estufa (principal); - não polui o ar com gases de enxofre, nitrogênio, particulados e etc.; - não utiliza grandes áreas de terreno: a central requer pequenos espaços para sua instalação; - não depende da sazonalidade climática (nem das chuvas, nem dos ventos); - grande disponibilidade de combustível; - é a fonte mais concentrada de geração de energia - a quantidade de resíduos radioativos gerados é extremamente pequena e compacta; - a tecnologia do processo é bastante conhecida; - o risco de transporte do combustível é significativamente menor quando comparado ao gás e ao óleo das termoelétricas; - não necessita de armazenamento da energia produzida em baterias;

Energia Nuclear - Desvantagens

- necessidade de armazenar o resíduo nuclear em locais isolados e protegidos; - necessidade de isolar a central após o seu encerramento; - é mais cara quando comparada às demais fontes de energia; - os resíduos produzidos emitem radiatividade durante muitos anos; - dificuldades no armazenamento dos resíduos, principalmente em questões de localização e segurança; - pode interferir com ecossistemas; - grande risco de acidente na central nuclear.
esta desvantagem provavelmente durará pelo menos uns 30 anos, a partir de quando já se esperam desenvolvidas tecnologias para reciclagem e reaproveitamento dos resíduos radioativos.

Obs
– ao contrário do que muita gente pensa, a energia nuclear não é uma energia suja;

– os impactos ambientais causados pela deposição do resíduo radioativo não são muito maiores que os impactes do lago de uma hidroelétrica