domingo, 28 de junho de 2015

DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS

Domínios Morfoclimáticos
O Brasil é um país tropical de grande extensão territorial. Sua geografia é marcada por grande diversidade. A interação e a interdependência entre os diversos elementos de sua paisagem (relevo, clima, vegetação, hidrografia, solo, fauna, etc.) explicam a existência dos chamados domínios geoecológicos.
Dos elementos naturais, os que mais influenciam na formação de uma paisagem natural são o clima e o relevo. Ambos interferem e condicionam os demais elementos, embora sejam também por eles influenciados. A cobertura vegetal que mais marca o aspecto visual de cada paisagem, é o elemento natural mais frágil e dependente dos demais.
Os domínios geoecológicos podem ser compreendidos como a combinação ou síntese dos diversos elementos da natureza, em uma determinada porção do território. Assim sendo, reconhecemos, no Brasil, a existência de seis grandes paisagens naturais:
  • Domínio Amazônico
  • Domínio das Caatingas
  • Domínio dos Cerrados
  • Domínio dos Mares de Morros
  • Domínio das Araucárias
  • Domínio das Pradarias
Entre os seis grandes domínios acima relacionados, encontram-se inúmeras faixas de transição. Nelas, são identificados elementos típicos de dois ou mais deles. O Pantanal e o Agreste são exemplos dessas faixas de transição.
Geografia Enem
Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil
Domínio amazônico
O domínio amazônico é formado por terras baixas: depressões, planícies aluviais e planaltos, cobertos pela extensa floresta latifoliada equatorial Amazônica. É banhado pela Bacia Amazônica, que se destaca pelo grande potencial hidrelétrico.
Dica 1 – Revise sobre a Vegetação brasileira e tire todas suas dúvidas sobre as formações herbáceas e arbustivas nesta aula de Geografia Enem – http://blogdoenem.com.br/formacoes-herbaceas-e-arbustivas-brasil-geografia-enem/
A degradação ambiental, representada pelas queimadas e pelos desmatamentos, é um grava problema desse domínio. O governo brasileiro, por meio do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil, pretende adotar atividades como o ecoturismo e a biotecnologia, para promover o desenvolvimento da Amazônia, preservando-a
Domínio do cerrado
O domínio do cerrado corresponde à área do Brasil Central e tem essa denominação devido à ocorrência de vegetação do mesmo nome. Apresenta extensos chapadões e chapadas, e o clima é tropical semiúmido.
A vegetação do cerrado é formada por arbustos com troncos e galhos retorcidos, recobertos por casca grossa. Os solos são pobres e ácidos, mas colocando-se calcário no solo (método da calagem), estão sendo aproveitados pelo setor agrícola. Já é considerada a nova fronteira da agricultura, pois representa a expansão do cultivo da soja, feijão, arroz e outros produtos.
Nesse domínio estão as áreas dispersoras da Bacia do Paraná, do Paraguai, do Tocantins e do Madeira, entre outros rios destacáveis.
Domínio dos mares de morros
O domínio dos mares de morros acompanha a faixa litorânea do Brasil desde o Nordeste até o Sul do país. Caracteriza-se pelo relevo com topografia em “meia laranja” (mamelonares ou mares de morros), formados por intensa ação erosiva na estrutura cristalina das Serras do Mar, da Mantiqueira e do Espinhaço.
Nele, predomina o clima tropical quente e úmido, caracterizado pela floresta latifoliada tropical. Na encosta da Serra do Mar, essa floresta é conhecida como Mata Atlântica.
Em consequência da forte ocupação humana, essa paisagem sofreu grande degradação. Além do desmatamento, esse domínio sofre intenso processo erosivo (relevo acidentado e clima úmido), com deslizamentos frequentes e formação de voçorocas.
Domínio da caatinga
O domínio da caatinga corresponde à região da depressão sertaneja nordestina, com clima quente e semiárido. A caatinga, formada por cactáceas, bromeliáceas e árvores, é a vegetação típica.
O extrativismo vegetal de fibras, como o caroá, o sisal e a piaçava, destaca-se nesse domínio.
É atravessado pela bacia do São Francisco e tem destaque pelo aproveitamento hidrelétrico. Os projetos de irrigação no seu vale propiciam a produção de frutas (melão, manga, goiaba, uva, por exemplo).
A tradicional ocupação da caatinga é a pecuária extensiva de corte, porém com baixo aproveitamento.
No domínio da caatinga, aparecem os inselbergs, ou morros residuais, resultantes do processo de pediplanação em clima semiárido.
Domínio da araucária
O domínio da araucária ocupa o planalto da Bacia do Rio Paraná, onde o clima subtropical está associado às médias altitudes, entre 800 e 1300 metros. Nesse domínio aparecem áreas com manchas de terra roxa, como no Paraná. É homogênea, aciculifoliada e tem grande aproveitamento de madeira e erva-mate.
Dica 2 – Estude sobre as Formações Vegetais no Brasil e aprenda a identificar cada uma delas em mais uma aula de Geografia Enem – http://blogdoenem.com.br/formacoes-vegetais-brasil-geografia-enem/
A floresta de araucária também é conhecida como Mata dos Pinhais.
Nesse domínio, a devastação a floresta é causada pela intensa ocupação agrária, especialmente a agricultura de café e soja.
Domínio das pradarias
O domínio das pradarias é representado pelo Pampa, ou Campanha Gaúcha, onde o relevo é baixo, com suaves ondulações (coxilhas) e coberto pela vegetação herbácea das pradarias (campos).
A ocupação econômica desse domínio tem-se efetuado pela pecuária extensiva de corte, com gado tipo europeu, obtendo altos rendimentos. Destaca-se, também, a rizicultura irrigada.
Saiba mais sobre os Domínios Morfoclimáticos nesta aula do CANAL DAS VIDEOAULAS, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=homWtvuRPGI&w=640&h=480]

Desafios
Questão 01
No Brasil, encontramos uma variedade de domínios morfoclimáticos devido a sua diversidade climática. E próximo ao litoral, principalmente em áreas de serras, encontramos um domínio denominado mares de morros que apresenta a seguinte característica:
a) Clima semiúmido.
b) Formações de restingas.
c) Formada por rios temporários.
d) Vegetação rica em biodiversidade.
e) Predominam as formações vegetais herbáceas.
Dica 3 – Entenda como foi o processo de Industrialização do Brasil em mais uma aula de Geografia Enem. E revise também tudo sobre Geopolítica –http://blogdoenem.com.br/industrializacao-brasil-e-geopolitica-geografia-enem/
Questão 02
O mapa, a seguir, delimita alguns domínios climáticos verificados no território brasileiro. Comparando os domínios 1 e 2, é correto afirmar que:
Geografia Enem
1) O domínio 1 praticamente não apresenta, ao longo do ano, estação seca.
2) O domínio 2, por estar mais próximo do Atlântico que o domínio 1, apresenta um maior índice pluviométrico.
3) O domínio 2 possui condições bioclimáticas que favoreceram a instalação do bioma de Cerrados.
4) O domínio 1 apresenta temperaturas médias mensais altas, ao longo do ano, e as chuvas são bem distribuídas; a umidade relativa é sempre elevada.
Está(ão) correta(s) apenas:
a) 2
b) 1 e 2
c) 3 e 4
d) 1, 3 e 4
e) 2, 3 e 4.
Questão 03
(Universidade Tiradentes) Observe a paisagem.
Geografia Enem
figura_18.jpg
Ela é predominante e dá nome ao domínio morfoclimático indicado pelo número:
a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.
Questão 04
(FGV/SP) Relacione as imagens 1, 2 e 3 com os domínios morfoclimáticos.
figura_17.jpg
a) 1-Domínio dos Cerrados, 2-Domínio dos Planaltos de Araucárias e 3-Domínio Tropicall Atlântico.
b) 1-Domínio da Caatinga, 2-Domínio Roraima-Guianense e 3-Domínio Equatorial Amazônico.
c) 1-Domínio dos Cerrados, 2-Domínio das Coxilhas e 3-Domínio Tropical Atlântico.
d) 1-Domínio Roraima-Guianense, 2-Domínio Equatorial Amazônico e 3-Domínio dos Planaltos de Araucárias.
e) 1-Domínio da Caatinga, 2-Domínio dos Planaltos de Araucárias e 3-Domínio dos Cerrados.
Questão 05
(UFGD/MS – Universidade Federal da Grande Dourados). A paisagem brasileira está dividida em domínios morfoclimáticos. Considerando os elementos clima, relevo, solo, vegetação e hidrografia, identifique as características do cerrado.
a) Clima subtropical, planalto, solo terra roxa em rochas arenito-basálticas, floresta aciculifoliada, drenada pela bacia do Paraná.
b) Clima equatorial quente e úmido, solo pobre, floresta úmida densa diversificada, drenada pela bacia Amazônica.
c) Clima subtropical, pampa, terras baixas com coxilhas, solos férteis, vegetação herbácea, planalto meridional brasileiro.
d) Clima tropical semiúmido, extensos planaltos com chapadões sedimentares, solos profundos, pobres e ácidos, vegetação arbustiva e herbácea, tropófila, matas galerias junto aos rios, sujeitas a fogo, ocorrência dos principais divisores de águas do país, predomínio no Planalto Central.
e) Clima semiárido, planaltos e chapadas com depressões, solo raso e pobre em matéria orgânica, vegetação arbustiva com cactáceas ou xerófitas, sertão nordestino, bacia do São Francisco.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

sexta-feira, 26 de junho de 2015

34 fatos e curiosidades sobre Geografia que você não sabia, mas agora sabe


34 fatos e curiosidades sobre Geografia que você não sabia, mas agora sabe
Fatos e curiosidades sobre Geografia que você (provavelmente) não sabia, mas agora sabe
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMZiMWE24fzNn8t5HjgBP6Tccvm4Tg4XIZenLoppR-q8m643us5JiaeFkLlKqbkBENaRqLJyTXLhtYJhSalRTSHMJH3IxCEXvwslqlUzjRMc4FNOnjCET6jPoCB6pBFSnIO1118ig23lI/s1600/geographie.jpg

01. A Terra não é redonda.

02. O país com o qual a França partilha a maior fronteira é o ... Brasil!

03. O código internacional de telefone para a Antártica é 672.

04. Batman é uma cidade localizada no sudeste da Turquia.

05. O Líbano é o único país do Oriente Médio que não tem deserto.

06. A bandeira do Nepal é a única bandeira (nacional) do mundo que não é retangular ou quadrada.

07. Istambul, na Turquia, é a única cidade do mundo situada em dois continentes.

08. Nauru – é o único Estado independente do mundo que não tem capital oficial.

09. O Reino de Tonga, (em tonganês: Pule'anga Fakatu'i 'o Tonga) é a única monarquia sobrevivente da Oceania.

10. Tuvalu é um pequeno país da Oceania. Você sabia que sua principal fonte de renda vem da venda dos direitos de domínios de internet que terminam em ".tv"?

11. A África é o único continente localizado nos quatro hemisférios terrestres (Hemisférios Norte, Sul, Ocidental e Oriental).

12. No dia 18 fevereiro de 1979, no coração do deserto do Saara (Sul da Argélia) estava nevando.

13. A inscrição "Allahu Akbar" (Deus é Grande) é repetida 22 vezes na bandeira do Irã.

14. A Indonésia é o maior arquipélago e o maior país muçulmano do planeta.

15. Originalmente o Alasca era um território russo. Foi vendido em os EUA em 1867.

16. A bandeira nacional da Romênia é quase idêntica à bandeira do Chade.

17. A estátua  de bronze da Pequena Sereia em Copenhague foi doado à cidade pela cervejaria Carlsberg em 1913.

18. Você tem dinheiro? Há caixas eletrônicos na Antártica.

19. As 12 estrelas na bandeira da União Europeia (UE) são uma homenagem à Virgem Maria.

20. Bir Tawil, localizado à fronteira com o Sudão e Egito, é o único território que nenhum país reivindica soberania.

21. A soma das áreas dos cinco maiores países em extensão territorial (Rússia, Canadá, China, Estados Unidos e Brasil) corresponde a 40,8% de toda a terra emersa existente na Terra.

22. A Rússia é maior que Plutão.

23. O Marrocos foi o primeiro país do mundo a reconhecer a independência dos Estados Unidos.

24. A maioria das ruas do Japão não tem nome.

25. O Edifício Copan em São Paulo é tão grande que tem o seu próprio código postal.

26.  O rio que nunca encontra o mar: este é o apelido do rio Okavango que termina em um delta interior no meio do deserto de Kalahari.

27. O nome verdadeiro de Bangkok (capital da Tailândia) é: Krung Thep Mahanakhon Amon Rattanakosin Mahinthara Ayutthaya Mahadilok PHOP Noppharat Ratchathani Burirom Udomratchaniwet Mahasathan Amon Piman Awatan Sathit Sakkathattiya Witsanukam Prasit.

28. A  Rue de l'Eglise "Rua da Igreja" é o nome da rua mais utilizado na França.

29. A Terra é o único planeta do Sistema Solar que não é o nome de um deus ou deusa romana, mas está associado com a deusa da mitologia grega: Gaia - que quer dizer "terra mãe".

30. Tsutomu Yamaguchi era o único homem (pelo menos a única pessoa reconhecida), que sobreviveu às duas bombas atômicas ...

31. O alfabeto havaiano tem apenas 12 letras e um símbolo.

32. O Camboja tem o maior alfabeto do mundo (74 letras).

33. A Suíça tem uma rede de abrigos suficientes para proteger e alimentar toda a sua população em caso de ataque nuclear.

34. As estrelas na bandeira do Brasil estão dispostas como no céu brasileiro do dia 15 de novembro de 1889 às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889, momento exato da proclamação da República.


Questão Desafio


imagem (Foto: Reprodução/Enem)








imagem (Foto: Disponível em: http://conexaoambiental.zip.net/images/ charge.jpg. Acesso em: 9 jul. 2009.)imagem (Foto: Disponível em: http://conexaoambiental.zip.net/images/ charge.jpg. Acesso em: 9 jul. 2009.)

Reunindo-se as informações contidas nas duas charges, infere-se que 
  1. A
     
    1. os regimes climáticos da Terra são desprovidos de padrões que os caracterizem. 
  2. B
     
    1. as intervenções humanas nas regiões polares são mais intensas que em outras partes do globo. 
  3. C
     
    1. o processo de aquecimento global será detido com a eliminação das queimadas. 
  4. D
     
    1. a destruição das florestas tropicais é uma das causas do aumento da temperatura em locais distantes como os polos. 
  5. E
     
    1. os parâmetros climáticos modificados pelo homem afetam todo o planeta, mas os processos naturais têm alcance regional.