quinta-feira, 25 de setembro de 2014

terrorismo

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Guerra Fria

Com o término da II Guerra Mundial (1939- 1945), o mundo passou por uma forte alteração na ordem política, econômica e social. Esse período iniciou- se com a mudança do foco de hegemonia, antes determinado pela Europa, principalmente pela supremacia do Reino Unido, para a formação de dois grandes blocos de sistemas que marcaram a guerra fria (capitalismo e socialismo).

Essa nova configuração mundial marcada pela bipolaridade, foi derivada de um expansionismo natural, no sentido de que ambos os sistemas (capitalismo e socialismo) tinham o intuito de buscar garantir novos espaços no Globo.

Essas duas superpotências  competiam para conseguir ou consolidar zonas de influencia para legitimarem suas geopolíticas e suas ideologias. Essa disputa passou-se para o campo militar. Nessa disputa começaram então uma corrida armamentista, um querendo, superar o outro em força militar para inibir o outro.  partir de um deterinado período a  paz passou a ser algo quase que impossível de ocorrer, mas também a guerra não aconteceu. Isto porque cada país tinha um grande poder destrutivo, e se ocorresse uma guerra, era certo que esta guerra não teria vencedores, haveria uma mútua destruição. 

Esse período ficouconhecido como Guerra Fria, ou paz armada, caracterizou-se por ser uma disputa ideológica, econômica, política, tecnológica e militar. Contudo, nunca determinou uma disputa direta entre as potências, mesmo tendo ocorrido disputas em áreas de influência, principalmente na Ásia e África.

ORIGEM DA GUERRA FRIA
Conferência de Bretton Woods

Essa conferência ocorreu em 1944, nos Estados Unidos, e determinou a instauração  do dólar como moeda mundial, definindo uma nova ordem econômica, que estimulava o desenvolvimento capitalista e uma maior integração mundial, influindo ainda mais na presença mundial dos Estados Unidos como potência. Nessa mesma conferência, foram criados o FMI (Fundo Monetário Internacional), Bird (Banco Mundial) e o Gatt que em 1995 foi substituído pela OMC (Organização Mundial do Comércio).

Conferência de Yalta
Foi realizada uma conferência entre os Estados Unidos, Inglaterra e União Soviética, onde a União Soviética destacou a necessidade de uma área de influência, que foi determinada como a área do leste europeu, criando assim uma área de segurança junto a suas fronteiras.

Conferência de Potsdan
Essa conferência traçou os rumos da Alemanha no pós-II Guerra. A Alemanha, derrotada na guerra, foi dividida em 4 (quatro) grandes zonas, uma para cada potência vitoriosa na II Guerra Mundial, ou seja, Estados Unidos, França, Reino Unido e União Soviética. Contudo a França e o Reino Unido cederam suas áreas de influência para o líder capitalista, os Estados Unidos. Posteriormente, os Estados Unidos criaram a RFA (República Federativa Alemã), capitalista e com a capital sediada em Bonn. Do outro lado, a União Soviética criou a RDA (República Democrática Alemã), socialista e com capital em Berlim. Essa divisão foi marcada pela construção do Muro de Berlim, que foi um dos maiores símbolos da guerra fria.
 


Doutrina Truman e Plano Marshall

“É consenso considerar 1947 (...) o ano em que se iniciou a Guerra Fria, quando os Estados Unidos lançaram as bases da Doutrina Truman e o Plano Marshall. Em 11 de março de 1947, o presidente norte-americano Harry fez um discurso propondo a concessão de créditos para a Grécia e a Turquia, com o objetivo de sustentar governos pró-ocidentais naqueles países. Ao proferir esse discurso, lançava a doutrina que levaria seu nome.


Doutrina Truman: O pressuposto geopolítico fundamental da Doutrina Truman era a contenção do socialismo.Desenvolvida pelo então conselheiro da embaixada norte-americana em Moscou, George F. Kennan, aidéia básica era impedir o expansionismo da União Soviética, fazendo alianças com outros países para isola-la Esse princípio norteou as discussões na Guerra Fria, tornando-se o foco político principal do início desse período histórico

Plano Marshall: Completamente a Doutrina Turman, o secretário de Estado norte-americano, George C. Marshall, idealizou um plano de ajuda econômica para acelerar a recuperação dos países da Europa ocidental. Além de frear a influência comunista, ainda tinha como objetivo recuperar mercados para produtos e capitais norte-americanos. (...) Esse plano tinha como intuitos: 
- auxiliar no crescimento econômico dos países europeus; 
- proporcionar um aquecimento da economia norte-americana (indústria e comércio); e
- manter a presença dos Estados Unidos no Continente europeu, como forma de conter o avanço do socialismo na região. 

Esse plano foi estendido a todos os países da Europa, inclusive a União Soviética, contudo da parte socialista apenas a antiga Iugoslávia aceitou a ajuda econômica.




  

“Cortina de Ferro” foi uma expressão usada no Ocidente para designar a fronteira que dividiu a Europa em duas áreas de distintas influências política e econômica, do final da Segunda Guerra Mundial até ao final da chamada Guerra Fria. Durante este período, a Europa Oriental esteve sob o controle político e/ou influência da União Soviética, enquanto que a Europa Ocidental esteve sob o controle político e/ou influência dos Estados Unidos da América. Era apenas uma linha imaginária, ao contrário do Muro de Berlim, que se constituiu numa barreira física.
 

A Doutrina Truman, como ficou conhecida, inaugurava a Guerra Fria. A partir de então, Estados Unidos e União Soviética passaram à busca do fortalecimento econômico, político, ideológico e militar próprios e de suas áreas de influência, formando verdadeiros blocos.
Da mesma forma que os Estados Unidos, em 1948, deram início à reconstrução européia, através do Plano Marshall, a União Soviética, em 1949 — juntamente com aPolônia, Bulgária, Hungria, Romênia, Mongólia, Tchecos-lováquia e Alemanha Oriental — criou o Comecon (Conselho de Assistência Econômica Mútua), destinado apromover a auto-suficiência econômica do bloco socialista.
Dos planos de ajuda econômica, os blocos passaram a constituir alianças político-militares, visando às suas respectivas defesas através da demonstração de suas capacidades de armamento.
Em 1949 foi criada a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), formada pelos EUA, Inglaterra, França, Alemanha Ocidental, Canadá, Islândia, Bélgica, Holanda, Noruega, Dinamarca, Luxemburgo, Portugal, Itália, Grécia e Turquia.
Em 1955 foi firmado o Pacto de Varsóvia, entre a União Soviética, Albânia, Bulgária, Tcheçoslováquia, Hungria, Polônia, Romênia e Alemanha Oriental.
O primeiro confronto declarado entre Estados Unidos e União Soviética ocorreu naGuerra da Coréia (1950-1953), quando a Coréia do Norte, com ajuda soviética, invadiu a Coréia do Sul, apoiada pelos EUA.
Em 1953, com o término da guerra, a Coréia permaneceu dividida entre o Norte e o Sul, mantendo as influências soviética e norte-americana, respectivamente.
Na segunda metade da década de 1950, os Estados Unidos e a União Soviética, com o domínio da energia nuclear (produção de armas atômicas), iniciaram uma fase decoexistência pacífica, entremeada por algumas crises, mas que não levaram a um conflito direto entre as duas grandes potências que dominaram o mundo até o início da década de 1990.

sábado, 13 de setembro de 2014

Urbanização Exercícios

01. (FGV-97) No Brasil existem nove regiões oficialmente classificadas como metropolitanas, de importância nacional. Cada uma das metrópoles brasileiras tem sua própria área de abrangência espacial, social e econômica. Sobre o assunto, qual a afirmação mais correta?
a) São Paulo e Belo Horizonte são metrópoles nacionais localizadas na região mais industrializada do país.
b) O sistema urbano brasileiro apresenta a seguinte hierarquia: centro regional – cidade local – metrópole regional – capital regional – metrópole nacional.
c) São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília constituem as regiões metropolitanas mais importantes do Brasil.
d) A transformação de uma cidade em metrópole regional depende, principalmente de fatores políticos-administrativos, e de condições ambientais favoráveis, destacando-se a topografia, clima e vegetação original preservada.
e) As áreas metropolitanas costumam ser definidas como um conjunto de municípios vizinhos e integrados sócio-economicamente a uma cidade central, com serviços públicos e infra-estrutura comuns.

02. (PUC-SP/98) Leia o texto a seguir:
                “Se considerarmos que toda a população moradora de favelas invadiu terras, estamos nos referindo a ¼  da população do Rio de Janeiro, 1/3 da população de Salvador, 40% da população de Recife, Fortaleza e Belém, 1/5 da população de São Paulo, apenas para dar alguns exemplos entre as maiores cidades. Isso significa que a invasão de terras urbanas é mais uma regra que exceção. Se somarmos moradores de favelas com moradores de loteamentos ilegais, estamos falando de mais da metade de habitantes de diversas metrópoles, entre elas Rio de Janeiro e São Paulo.”
                (Ermínia Maricato, Linha Direta, julho de 1997) 
A partir do texto, assinale a alternativa que contém as afirmações que explicam a situação descrita ou acrescentam informações a ela.
1- Essa grande ilegalidade resulta de um processo de modernização econômica  sustentado, de um lado, em baixos salários,e , de outro, na especulação fundiária, alimentada pela diminuição de investimentos públicos e por uma legislação que exclui e segrega.
2 – A habitação ilegal, numa escala tão abrangente, deve-se à existência de movimentos organizados nas cidades, que manipulam as populações pobres induzindo-as à invasão, diante da facilidade encontrada em nosso país para a ocupação de terrenos e para a transgressão de leis.
3 – A grande dimensão da habitação ilegal caracteriza-se  não só pela ocupação de terrenos, mas também pela expansão sobre as áreas de proteção ambiental, como as de mananciais. Calcula-se que, só na grande São Paulo, existam cerca de um milhão de pessoas vivendo nessas áreas.
4 – Aliam-se às formas de habitação ilegal, outras situações de natureza semelhante, como a da constituição da chamada economia informal e a de formas alternativas e clandestinas de transporte.
5 – As causas de situações de habitação ilegal encontram-se na má formação educacional e na desqualificação para o trabalho dessas populações. Não procedem justificativas relacionadas com a velocidade da urbanização e com a ausência ou negligência do Estado diante desse quadro.
a) Todas                         d) 3, 4 e 5.
b) 1, 3 e 4.                      e) 1, 3 4 e 5.
c) 1, 2, 3 e 4.  

03. (GV/99) No mundo atual as construções vêm ocupando cada vez mais espaços nas grandes cidades. Bairros inteiros são transformados pela nova e acelerada valorização do solo urbano. Esse processo ocorre, principalmente, devido:
a) à necessidade de um melhor e mais racional aproveitamento dos espaços pela populações das diferentes classes sociais que vivem nas grandes metrópoles.
b) à necessidade de criação de espaços internos na cidade, devido à pressão da demanda e à atuação vigorosa da especulação imobiliária.
c) ao aumento da população nos grandes centros urbanos e conseqüente falta de moradia e de infra-estrutura de serviços.
d) à falta de imóveis nas cidades para as classes menos favorecidas da sociedade que necessitam de moradia para alugar ou comprar.
e) à concorrência entre as construtoras, que brigam por uma fatia cada vez maior no mercado imobiliário tendo em vista oferecer melhor qualidade de vida aos moradores.
04. (UNICAMP/04) “Nas últimas décadas,a proliferação de enclaves fortificados vem criando um novo modelo de segregação espacial e transformando a qualidade de vida pública em muitas cidades ao redor do mundo. Enclaves fortificados são espaços privatizados, fechados e monitorados para residência, consumo, lazer ou trabalho.”
 (Teresa Pires do Rio Caldeira. “Enclaves fortificados: a nova segregação urbana”. Novos Estudos, S. Paulo, Cebrap, março de 1997, p. 155)
a) O que tem causado a disseminação dos chamados enclaves fortificados ?
b) Aponte duas conseqüências nas relações sociais com a disseminação dos enclaves fortificados.
c) Cite duas modificações na paisagem urbana que vêm ocorrendo com a disseminação dos enclaves fortificados.

05. (UFF) A América Latina  está se tornando uma das regiões mais urbanizadas do planeta. No próximo milênio, o percentual estimado da população urbana latino-americana  e 80%. O processo de ocupação urbana, em curso no território latino-americano, apresenta, entre suas características:
a) forma difusa, que acompanha o lento êxodo rural, assinala por uma rede urbana de pequenas cidades.
b) crescimento acelerado, particularmente após a 2º guerra mundial, e forma concentrada em uma rede urbana marcada pela presença de grandes cidades.
c) estrutura homogênea, formando rede de cidades médias conectadas ao desenvolvimento de atividades rurais e mineradoras.
d) função administrativa e portuária, constituindo uma rede litorânea como suporte das atividades de importação de bens.
e) conteúdo marcantemente regional das cidades e forma dispersa que obedece à disposição do relevo.

06. (IBMEC/04)A cidade de S. Paulo não oferece à primeira vista atrativos capazes de explicar a localização aí de um grande centro de mais de dois milhões de habitantes, que representa a segunda cidade do Brasil e a terceira da América do Sul. Parece que os fatores físicos e naturais não tiveram aqui influência alguma. (...) Contudo, apesar disto, o local de S. Paulo é sob vários aspectos, privilegiado. E é a isto que o maior centro do Estado deve sua situação e desenvolvimento.”
(Caio Prado Júnior. A cidade de S. Paulo – geografia e história. S. Paulo: Brasiliense, 1983, p. 7 e 8)

    Nesse texto, publicado originalmente em 1933, Caio Prado Júnior analisa alguns fatores geográficos que ajudam a explicar a escolha do local onde está a cidade de S. Paulo pelos padres da Cia. de Jesus para a fundação de uma vila que seria o ponto de partida para a missão jesuítica no século XVI, e que se mostraria adequada pra a expansão do território brasileiro levada a cabo pelos bandeirantes, que resultou numa das maiores cidades do mundo. Sobre esta questão, aponte qual das afirmativas abaixo é falsa:
a) A posição do rio Tietê, cujo curso, seguindo para  o interior até atingir a ampla rede hidrográfica do rio Paraná, possibilitou que os bandeirantes chegassem facilmente ao interior do continente, ampliando as fronteiras.
b) O local de implantação do colégio dos jesuítas era estratégico, protegido dos ataques indígenas. Localizado no alto de uma colina de um sítio naturalmente defendido por escarpas e   pelos rios Tamanduateí e Anhangabaú e com uma boa visão de um horizonte vastíssimo.
c) O local onde foi fundada a cidade de São Paulo ocupava o centro de todo o sistema de comunicações do planalto. A partir desse ponto foi possível articular não apenas o interior do Brasil, mas o sul até a bacia do Prata, concentrando o comércio de tropeiros até o século XIX. Esse sistema está representado nas atuais estradas que tem a cidade como ponto de convergência.
d) A proximidade do local onde está a cidade de S. Paulo  do melhor ponto para transposição da Serra do Mar no século XVI foi decisiva. Ao contrário de outros locais, só havia um abrupto para vencer, e depois um terreno  de percurso fácil até os campos de Piratininga. Esse era um caminho já usado pelos índios.
e) A localização da cidade de S. Paulo em uma imensa planície com uma mata abundante e fechada , que forneceu por longo tempo madeira para as primeiras construções. A quase inexistência de acidentes geográficos teria facilitado a ocupação, resultando numa cidade plana.

07. (MACK/04) Assinale a alternativa que completa corretamente a assertativa abaixo.
No pós segunda guerra mundial, o crescimento industrial alterou a localização das regiões fabris de S. Paulo. A indústria ultrapassou os limites do município da capital, difundindo-se para as cidades vizinhas e acelerando o processo de ___________________.
a) polarização                              d) conurbação
b) hierarquização                         e) tecnopolização
c) globalização 

08. (UNICAMP) O crescimento das grandes cidades brasileiras envolve um processo que, por um lado, expande a malha urbana e, por outro, deteriora os centros mais antigos, modificando o uso das habitações.
a) Quais as modificações que ocorrem, em geral, no uso dessas habitações?
b) Por que ocorre esse processo?

09. (UNIFESP/04) A urbanização brasileira, que se acelerou na segunda metade do século XX, permitiu o aparecimento de:
a) megalópoles, em regiões onde ocorre concentração industrial, como S. Paulo, Campinas e Fortaleza.
b) cadeias produtivas interligadas por ferrovias, sendo as metrópoles o destino final da produção industrial.
c) metrópoles resultantes da ocupação litorânea no Nordeste, que mantêm a influência em escala nacional.
d) conurbação entre centros importantes como Brasília e Goiânia, constituindo uma megacidade.
e) metrópoles nacionais, como Rio de Janeiro, metrópoles regionais, como Belém e centros regionais.

10. (CEFET/04) “São Paulo conhece, na verdade, a sua terceira fase de mundialização. A primeira, baseada no comércio, é aquela com a qual a cidade passa do século XIX para o século XX. A segunda é fundada na produção industrial e dura até os anos 60, ao passo que a fase atual, baseada nas anteriores, é a da metrópole global, cujas atividades utilizam da informação como base principal de seu domínio.” (Santos, Milton. Por uma economia política da cidade. S. Paulo: Hucitec, 1994)
Com base no texto acima, assinale a  alternativa que corresponde à dinâmica da fase atual da metrópole paulista:
a) descentralização industrial somada à retração econômica e perda expressiva da centralidade anterior.
b) nesta “terceira etapa da mundialização”, São Paulo concentra as suas atividades  no setor terciário e de prestação de serviços.
c) desindustrialização e redução do setor terciário (de prestação de serviços e de comércio), dependente do primeiro.
d) industrialização expandida para áreas mais distantes como zona sul, facilitada pela expansão da malha viária, como a avenida Brigadeiro Faria Lima,a Berrini e a marginal Pinheiros.
e) com o “centro novo” e o “centro expandido”,  o “centro velho” não participa mais da economia atual.   

GABARITOS:

01. C         02. B          03. B
04.a) É o quadro de insegurança que caracteriza a realidade socioeconômica das áreas urbanas no mundo globalizado. Assim,os grupos sociais de maior e melhor poder aquisitivo acabam buscando “proteção” nos chamados enclaves fortificados, como os shopping-center e os condomínios fechados.
b) A intensificação e a explicitação da segregação e discriminação socioeconômica e espacial.
c) Os chamados enclaves fortificados levam em primeiro lugar à diferenciação do espaço urbano em áreas privadas (condomínios fechados  e bairros nobres) em termos de infra-estrutura, verde, segurança, lazer e “áreas carentes” (cortiços, favelas, loteamentos clandestinos) ou deteriorados de todo equipamento urbano. Temos também o avanço do espaço de consumo e de lazer eletrônico em detrimento dos espaços públicos de lazer.
05. B       06. C    07. D
08. a) Em geral estas habitações passam por um processo de esvaziamento e muitas vezes cedem para ocupação em forma de cortiço.
b) Esse processo ocorre com a expansão da cidade que acaba ganhando uma policentralidade, expandindo inicialmente o que era considerado um único centro. Vale lembrar que o centro de São Paulo, 20% dele está desocupado.
09. E            10. B