quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Fusos Horários (02)

1 - Resolva as questões sobre fuso horários:
Quando em Londres são 12 horas, qual a hora em:
a)      São Paulo (45ºW)
b)      Rio Branco (75ºW)
c)      Detroit (90º W)
d)     Los Angeles (120ºW)
e)      Roma (15ºE)
f)       Cairo (30ºE)
g)      Jacarta (105ºE)
h)     Sydney (150ºE)
i) Berlin (30ºE)
2 – Supondo-se que sejam 13 horas do dia 20 em Osaka (135ºE), quais seriam a hora e o dia em Curitiba (45ºW)
3  - São 20 horas em Sã Petersburgo (30ºE). Qual será a hora na Cidade do México (105ºW) e em Natal (45ºW)?
- Um avião decolou do aeroporto da cidade A (45°W) às 7 horas com destino à cidade B (120°W). O vôo tem duração de oito horas. Que horas serão na cidade B quando o avião pousar?
a) 11h
b) 10 h
c) 9 h
d) 8 h
e) 2 h
 
05 -  A cidade de São Paulo está situada no fuso horário 45°w . Quando em São Paulo forem 13 horas, que horas serão numa cidade localizada no fuso 75° E?


06 - O jogo “Brasil x Austrália” da Copa do Mundo da Alemanha foi exibido aqui no Brasil (horário de Brasília: GMT: – 3) no dia 18 de junho às 13 horas. A que horas os jogadores entraram em campo no horário alemão (GMT: + 1)?


07 - Um grupo de pesquisadores partiu de Brasília às 08 horas, rumo à cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Sabendo-se que a diferença entre as duas cidades é de 05 fusos horários e que o vôo durou 08 horas, os pesquisadores chegaram a São Francisco às:
a) 23 horas.
b) 16 horas.
c) 13 horas.
d) 11 horas.
08 - Suponha que sejam 9 horas em Mossoró (RN) e que você, estando nesta cidade, precisa planejar uma ligação interurbana para uma pessoa em Boa Vista (RR), que poderá ser encontrada, nessa cidade, às 11 horas, hora local desse estado. Qual o Horário que você deve fazer a ligação?
Com base no mapa abaixo, o procedimento CORRETO para efetuar essa ligação é:

a) aguardar duas horas para fazer sua ligação porque no Brasil, embora sejam reconhecidos os limites teóricos dos fusos horários de 15º de longitude, consideram-se apenas os limites práticos definidos pelas fronteiras estaduais.
b) aguardar uma hora para fazer sua ligação porque no Brasil, embora sejam reconhecidos os limites teóricos dos fusos horários de 15º de longitude, consideram-se apenas os limites práticos definidos pelas fronteiras estaduais.
c) fazer sua ligação imediatamente, porque o horário do fuso em que se encontra o estado de Minas Gerais é o mesmo em que se encontra o estado de Roraima.
d) aguardar três horas para fazer sua ligação porque no Brasil, embora sejam reconhecidos os limites teóricos dos fusos horários de 15º de longitude, consideram-se apenas os limites práticos definidos pelas fronteiras estaduais.

 
9 - (Enem) O mercado financeiro mundial funciona 24 horas por dia. As bolsas de valores estão articuladas, mesmo abrindo e fechando em diferentes horários, como ocorre com as bolsas de Nova Iorque, Londres, Pequim e São Paulo. Todas as pessoas que, por exemplo, estão envolvidas com exportações e importações de mercadorias precisam conhecer os fusos horários para fazer o melhor uso dessas informações.

Considerando que as bolsas de valores começam a funcionar às 09:00 horas da manhã e que um investidor mora em Porto Alegre, pode-se afirmar que os horários em que ele deve consultar as bolsas e a seqüência em que as informações são obtidas estão corretos na alternativa:
a) Pequim (20:00 horas), Nova Iorque (07:00 horas) e Londres (12:00 horas).
b) Nova Iorque (07:00 horas), Londres (12:00 horas) e Pequim (20:00 horas).
c) Pequim (20:00 horas), Londres (12:00 horas) e Nova Iorque (07:00 horas).
d) Nova Iorque (07:00 horas), Londres (12:00 horas), Pequim (20:00 horas).
e) Nova Iorque (07:00 horas), Pequim (20:00 horas), Londres (12:00 horas).

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Fusos Horários

Para entender o que são fusos horários é importante, antes, conhecer e compreender as coordenadas geográficas, uma rede de linhas imaginárias denominadas paralelos e meridianos, traçadas sobre o globo - e cuja finalidade é permitir a localização de qualquer ponto na superfície terrestre.
O paralelo máximo é a linha do Equador, que divide a Terra em duas porções iguais: o hemisfério norte e o hemisfério sul. Sobre cada um desses hemisférios podemos traçar infinitas linhas paralelas ao Equador. Essas linhas são identificadas por sua distância em relação ao Equador, medida em graus. Essa distância é o que chamamos de latitude, que pode variar de 0o a 90o, tanto para norte quanto para sul.
Já os meridianos são todas as semicircunferências traçadas de forma a ligar os dois pólos da Terra. Todos os meridianos têm o mesmo tamanho e qualquer um deles pode ser utilizado para se dividir o planeta em duas porções iguais: hemisfério ocidental (a oeste) e hemisfério oriental (a leste). Contudo, como meridiano de referência (0o), convencionou-se adotar, internacionalmente, o que passa pelo Observatório Astronômico de Greenwich, em Londres (Inglaterra).
Assim, os demais meridianos podem ser identificados por sua distância, medida também em graus, em relação ao meridiano de Greenwich. Essa distância é o que chamamos de longitude e varia de 0o a 180o, tanto para leste quanto para oeste.
Como o meridiano de Greenwich é considerado o referencial das longitudes, ele também passou a ser considerado o da determinação de um horário-base no planeta.
Para a localização de um ponto qualquer na superfície do planeta é preciso, então, cruzar um paralelo com um meridiano, ou seja, é necessário conhecermos a sua latitude e a sua longitude.

Fusos horários e suas implicações

Devido ao seu movimento de rotação (movimento da Terra ao redor de um eixo imaginário, que a atravessa de um pólo a outro, no sentido do Oeste para o Leste), a Terra apresenta dias e noites. Como resultado, diversos pontos da superfície terrestre apresentam diferenças de horários.
A determinação da hora parte do princípio de que a Terra é uma circunferência perfeita, medindo 360o, e de que a rotação terrestre dura 24 horas. Com isso, conclui-se que esse é o tempo necessário para que todos os meridianos que "cruzam" o planeta passem, num determinado momento, frente ao Sol.
Dividindo-se os 360 graus da esfera terrestre pelas 24 horas de duração do movimento de rotação, resultam 15 graus. Portanto, a cada 15 graus que a Terra gira, passa-se uma hora - e cada uma dessas 24 faixas recebe o nome de fuso horário.
No interior dessas faixas, por convenção, passou a vigorar um mesmo horário. Essa padronização do tempo ocorreu no século 19, num momento em que o Reino Unido era a principal potência econômica e militar do planeta. Por isso, o meridiano que passava no observatório de Greenwich, então nos arredores de Londres (hoje, dentro da cidade), foi considerado o meridiano zero.
A hora de Greenwich tornou-se a hora universal, no sentido de que é em relação a ela que se determinam os horários em outros pontos do globo terrestre. A leste de Greenwich, as horas aumentam a cada faixa de 15o, variando entre 0 e 12. Ao contrário, a oeste de Greenwich, as horas diminuem, em idêntica variação. O horário de Greenwich também é chamado de GMT, ou seja, Greenwich Mean Time (mean significando "média").
É importante entender que essa padronização facilita as relações internacionais. No interior de um mesmo país, entretanto, esses limites não são tão rígidos. Os países podem estipular seus fusos horários a partir de suas divisões político-administrativas, que podem abranger regiões maiores ou menores do que as faixas de 15o.

Mudanças nos fusos horários brasileiros

No caso do Brasil, que é um país de grande extensão territorial leste-oeste, existem três fusos horários, todos eles atrasados em relação a Greenwich. O segundo fuso horário brasileiro abrange mais de 50% do território nacional, inclusive a capital federal. Ele determina, então, o horário oficial do país, o horário de Brasília.
Os atuais três fusos horários passaram a vigorar a partir da zero hora de 24 de junho de 2008, determinada pela Lei nº 11.662, sancionada pelo governo federal em 24 de abril de 2008.
Essa lei reduziu de quatro para três o número de fusos horários usados no Brasil. A mudança atingiu municípios nos estados do Acre, Amazonas e Pará. Desde então, os 22 municípios do Acre ficaram com diferença de uma hora em relação a Brasília - antes eram duas horas a menos. Municípios da parte oeste do Amazonas, na divisa com o Acre, sofreram a mesma mudança, o que igualou o fuso dos Estados do Acre e do Amazonas.
A mudança na lei também fez com que o Pará, que antes tinha dois fusos horários, passasse a ter apenas um. Os relógios da parte oeste do Estado foram adiantados em mais uma hora, fazendo com que todo o Pará ficasse com o mesmo horário de Brasília. Observe abaixo, nos mapas, as mudanças ocorridas:

Vale lembrar que o antigo sistema de quatro fusos horários, estabelecido para todo o território nacional, foi instituído por meio da Lei nº 2.784, de 18 de junho de 1913, assinada pelo então presidente da República, Hermes da Fonseca, vigorando no território brasileiro por longos anos.
Tudo isso demonstra a arbitrariedade da nossa forma de medir o tempo, ou seja, o fato de essas medidas serem produto de uma convenção social. Reforça ainda mais essa verdade o chamado horário de verão, medida que se adota em alguns países, com o intuito de economizar energia elétrica.
Pelo horário de verão, adianta-se o relógio em uma hora para se aproveitar um período de tempo em que amanhece mais cedo e anoitece mais tarde, potencializando-se a utilização da luz natural. No Brasil de hoje, o horário de verão é  adotado ininterruptamente desde 1985, entre outubro e fevereiro de cada ano.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

PIRÂMIDE ETÁRIA -



 
 Como analisar uma pirâmide etária (ou pirâmide de idade)? Você já sabe que uma pirâmide etária é um gráfico, conforme aprendeu nas aulas de matemática. Mas fazer uma análise dadinâmica demográfica de um lugar pode não ser tão simples quanto parece. Mas vamos iniciar com uma pirâmide relativamente simples para análise. Com o passar do tempo, você verá que alguns casos exigem muita atenção. Considere, sempre, que a população jovem, que aparece na base da pirâmide, está entre 0 e 19 anos; a adulta, localizada no corpo, está entre 20 e 59 anos e a população idosa, localizada no topo (ou ápice) é a que está acima dos 60 anos. Quais são as principais características da pirâmide acima?  

  • população predominantemente jovem (pois a base é bastante larga);
  • elevada taxa de mortalidade (a pirâmide se afunila rapidamente);
  • baixa esperança de vida (poucos chegam à idade madura, veja o topo estreito);
  • essas características evidenciam um país subdesenvolvido (pirâmide em formado nitidamente triangular).

Geo-Humor

CHARGE DA SEMANA

Formação da população Brasileira


Formação étnica da população brasileira / composição da população por cor de pele
O povo brasileiro é composto etnicamente por brancos de origem européia, negros de origem africana, amarelos (indígenas e asiáticos) e mestiços.
A partir do período colonial, no século XVI, a miscigenação da população se tornou mais intensa. A relação entre colonos portugueses e escravos gerou os mestiços, bem como o relacionamento entre negros e indígenas deu origem ao cafuzo.
Quanto à etnia, podemos dizer que a maioria da população brasileira é mestiça. Porém, os últimos censos ressaltaram apenas a cor da pele da população.
Classificando a população quanto à cor da pele, podemos dizer que os indígenas estão reduzidos a cerca de 0,4% da população brasileira, repercutindo o etnocídio a que foi sujeitada, com a extinção de inúmeras nações indígenas. Os negros representam 6% da população total, os brancos representam 53,8% e os mestiços (pardos) representam 39,1% da população brasileira. Vale lembrar que esses índices não representam especificamente a formação étnica da população brasileira.
Segundo o IBGE, o número de índios cresceu consideravelmente de 1991 a 2000, com um aumento de 138,5%, representando 0,4% da população brasileira. Porém, o chefe do departamento de documentação da Funai (Fundação Nacional do Índio), André Ramos alerta que os números devem ser considerados com ressalvas, pois segundo ele o IBGE usa critérios de autodeclaração, o que pode causar distorções, no entanto, André acredita que há tendências de crescimento. 

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Mercator X Peters


  • Observando os mapas abaixo, quais diferenças eles apresentam?
  • Qual estamos mais acostumados a ver?
  • Qual é o mais correto?
Projeção de Mercator:
  • Nesta projeção os meridianos e os paralelos são linhas retas que se cortam em ângulos retos.
  • Manteve as formas dos continentes mas não respeitou as proporções reais.
  • Nela as regiões polares aparecem muito exageradas.
  • Favorece as desigualdades econômicas, pois amplia de maneira desigual, e aumenta mais o Hemisfério Norte.
  • Excelente para a navegação.
  • Perfeita nos ângulos e formas.
  • Coloca a Europa no centro do mapa (Eurocentrismo).
    Enfocava a 


Projeções de Mercator ou Cilíndrica Equatorial.

Projeção de Peters:
  • Alterou as formas em para manter as reais proporções dos continentes.
  • Apesar de deformar a forma dos continentes, esta projeção mantém a área proporcional dos continentes, mais próxima do tamanho real.
  • Destaque ao continente Africano no centro do mapa.
  • Propostas de Peters: Valorização do mundo subdesenvolvido, mostrando sua área real.
    Procurou destacar a Descolonização Asiática e Africana 

 

 Projeção Cilíndrica Equivalente de Peters