sexta-feira, 20 de julho de 2012

Resposta da questão Desafio 2


Comentário da questão:
Os versos da música gravada pelo grupo Engenheiros do Havaí fazem diversas referências à concentração fundiária na região do pampa gaúcho, principal processo socioespacial que determinou a atual estrutura agrária do Brasil. Como causas socioeconômicas desse processo destacam-se a modernização da agricultura, o sistema de sesmarias, adotado na época colonial, e a legislação fundiária, que restringe o acesso à terra ao pequeno agricultor. Já entre as diversas consequências socioeconômicas para os espaços rurais e urbanos do país, decorrentes desse processo, destacam-se o êxodo rural, a redução dos cultivos de subsistência, o empobrecimento do morador do campo e o aumento das desigualdades de renda no país.

terça-feira, 17 de julho de 2012

A Amazônia Legal


Galerinha a pedidos um post rapidinho sobre Amazõnia Legal! Um número significativo de alunos nos pergunta qual seria a diferença da chamada “Amazônia Legal” para as outras regionalizações. Vamos esclarecer aqui porque pode ser que seja a dúvida de mais alguém.
Amazônia Legal, com suas atuais fronteiras
A Amazônia Legal foi instituída pelo Estado em 1953 e atualmente engloba os seguintes estados na figura ao lado (sim! Uma parte do Maranhão não faz parte dela). Diferente das outras regionalizações conhecidas (segue uma lista abaixo), essa foi criada para facilitar o planejamento e o desenvolvimento de políticas em comum e melhorar a captação de recursos e investimentos para dinamizar essa área. As outras regionalizações principais, com critérios biogeográficos ou políticos diferentes da Amazônia Legal são (clique nas imagens para ampliar):
  • Região Norte, utilizada pelo IBGE
    Região Norte: É uma das 5 regiões consideradas pelo IBGE para seus levantamentos de dados, não inclui Mato Grosso e Maranhão
  • Amazonas, um estado brasileiro
    Amazonas: Uma das 27 unidades federativas do Brasil, e causa de muita confusão com a Amazônia
  • Planície Amazônica, a área número 2 do mapa
    Planície Amazônia: Criada pelo prof.: Aroldo de Azavedo, são as “terras baixas” que acompanham a Bacia hidrográfica do rio Amazonas. Não faz parte, portanto, parte dos estados de Roraima, Rondônia, Pará, Amapá e Maranhão
  • Divisão segundo o geógrafo Pedro Pinchas Geiger, a Amazônia está em verde
    Amazônia (segundo Pedro Pinchas Geiger): Criada em 1967, é uma das 3 regiões geoeconômicas brasileiras (Centro-Sul e Nordeste também), e se assemelha com as fronteiras da Amazônia Legal, mas seus critérios são naturais, sociais e econômicos. Sendo assim, é uma fronteira mais “móvel” ao longo dos anos
  • Bioma Amazônico, um dos 6 grandes biomas brasileiros
    Bioma Amazônico: Um dos seis grandes biomas brasileiros, é definida por critérios naturais apenas. Logo, é a área da Floresta Amazônica propriamente dita, que também está presente no norte do Mato Grosso, oeste do Maranhão e uma parte mínima a noroeste de Tocantins.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Questão Desafio 2


A região do pampa, no Rio Grande do Sul, reflete a realidade rural brasileira e suas mazelas.
Identifique o processo socioespacial que originou a estrutura agrária descrita no texto. Aponte também uma de suas causas e uma de suas consequências socioeconômicas.

A Expectativa de resposta será publicada dia 20

sábado, 14 de julho de 2012

Os 10 Mandamentos dos amigos do Planeta

O decálogo do Amigo do Planeta, de autoria do Vilmar Berna, tem por objetivo estimular um maior aprofundamento sobre o sentido de cidadania ambiental que deve reger o nosso cotidiano e o passo a passo para a formação de um Clube dos Amigos do Planeta na Escola, bem como sugestões de ações práticas a serem realizadas pelos alunos.

1 - Só Jogue Lixo no Lugar Certo

É horrível quando a gente vê alguém jogando lixo no chão. As ruas, praças e qualquer logradouro público não são terra de ninguém, mas pertencem a todos. Você não jogaria lixo na casa de alguém, jogaria? Pois é, a rua pertence a todos, tem muitos donos.

O lixo espalhado, além de atrair ratos, moscas, mosquitos, cria um aspecto horrível de poluição em sua cidade. E, depois, custa muito dinheiro de impostos para limpar, dinheiro que podia estar sendo usado para outras obras. Um Amigo do Planeta só joga seu lixo nos locais apropriados, ou guarda no bolso e traz para colocar na lixeira da própria casa.

2 - Poupe Água e Energia

A água que você usa não sai da parede. Ela vem de algum rio ou manancial. Os rios estão sendo agredidos pela poluição e pelo desmatamento, o que torna a água potável cada vez menos disponível, o que eleva o custo de seu tratamento.

Quanto à energia, existe a elétrica ou então vem de fontes como gás, petróleo, lenha e carvão. Elas vão escassear cada vez mais e algumas não são renováveis, como o petróleo, por exemplo.

3 - Não Desperdice

Evite consumir além do necessário. Adquira o indispensável em alimentos, objetos, roupas, brinquedos etc. As lojas e supermercados estão cheios de inutilidades que só fazem gastar mais e mais recursos naturais na fabricação. Reflita antes de comprar.

Rejeite produtos descartáveis, como copos, garrafas etc. Além de poluírem e aumentarem o volume de lixo, também apressam o esgotamento dos recursos naturais. Reutilize as sacolas de compra. Prefira alimentos naturais, evitando enlatados, empacotados, refrigerantes, os alimentos industrializados, além de mais caros, podem causar alergias e outros males e, às vezes, nem têm grandes funções nutritivas.

4 - Proteja os Animais e as Plantas

Cada animal ou planta é um ser vivo como você e tem tanto direito à vida, à liberdade e ao bem estar quanto nós. Embora você não perceba, sua vida está interligada com a de todos os outros seres. É essa interligação que forma a ‘teia da vida’ que garante a sobrevivência de todos. Por ter perdido esta noção, nossa espécie vem causando tanto prejuízo e poluição à natureza, com conseqüências cada vez mais graves para a nossa qualidade de vida.

Os seres humanos são os únicos com capacidade de modificar em profundidade seu meio ambiente. Nós temos usado essa capacidade para piorar as coisas. Agora precisamos fazer o contrário, para nossa própria sobrevivência.

5 - Proteja as Árvores

Para fabricar papel é preciso cortar árvores, logo, poupar papel é uma forma de defender as árvores. Utilize os dois lados da folha de papel. Leve sua sacola de compras ao supermercado. Faça coleta seletiva em sua casa. Recicle o papel, fabricando novo papel a partir do papel usado.

A outra forma de ajudar é defendendo as árvores existentes e plantando novas árvores. Adote uma árvore. Cuide dela com carinho e respeito.

6 - Evite Poluir Seu Meio Ambiente

Use o menos possível o automóvel, programando suas saídas. Ele provoca poluição do ar. Acostume-se a ouvir música sem aumentar muito o volume do som. Som alto provoca poluição sonora. Enfim, reveja seu dia-a-dia e tome as atitudes ecológicas que julgar mais corretas e adequadas para você. Não espere que alguém venha fazer isso por você. Faça você mesmo.

7 - Faça Coleta Seletiva do Lixo


É fácil separar o lixo seco (inorgânico: papel, plástico, metal, vidro) do lixo molhado (orgânico: restos de comida, cascas de frutas etc.). Você estará contribuindo para poupar os recursos naturais, aumentar a vida útil dos depósitos públicos de lixo, diminuir a poluição. É só ter duas vasilhas diferentes a lado da pia da cozinha e um lugar para depositar o lixo seco até alcançar um volume que permita sua venda ou doação - e boa vontade.

8 - Só Use Biodegradáveis


Existem certos produtos de limpeza que não se degradam na natureza, como sabões, detergentes etc. Procure certificar-se, ao comprar estes produtos, de que são biodegradáveis. Evite o uso de venenos e inseticidas. Uma casa limpa é suficiente para afastar insetos e ratos. Os inseticidas são altamente nocivos para o meio ambiente e para a saúde das pessoas.

9 - Conheça Mais a Natureza


Estude e leia mais sobre a natureza, mesmo que não seja tarefa da escola. Tenha em casa livros, revistas que falem sobre a natureza. Faça um álbum de recortes com figuras de animais e plantas. Procure no dicionário palavras como saúde do trabalhador, reciclagem, reaproveitamento, habitat, biodegradáveis etc. Quanto mais você souber, melhor poderá agir em defesa da natureza.

10 - Participe Dessa Luta

Não adianta você ficar só estudando e conhecendo mais sobre a natureza. É preciso combinar estudo e reflexão com ação. Você pode agir sozinho, procurando políticos ou a imprensa, por exemplo, para denunciar ou protestar contra os abusos, poluições, depredações. Também pode agir em grupo. Quando estamos unidos, somos mais fortes e capazes de encontrar soluções para enfrentar os problemas ambientais.

* Fonte: www.jornaldomeioambiente.com.br

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Resposta para a Questão desafio


Comentário da questão:
O turismo é considerado uma atividade econômica não poluente e, de fato, em relação a outros setores da economia, seus impactos ambientais são, frequentemente, positivos. Contudo, verificam-se também consequências negativas dessa atividade para o meio ambiente. Dentre os benefícios socioespaciais, estão a geração local de emprego e renda, a diversificação da economia regional, a fixação de população em áreas rurais, a melhoria da infraestrutura de transporte e de comunicações e o aumento tanto dos recursos públicos e privados para a preservação das áreas protegidas quanto da arrecadação, permitindo melhoria dos equipamentos e serviços públicos. Os principais riscos ambientais dessa atividade são a poluição hídrica, a degradação da fauna e da flora, o aumento da quantidade de resíduos sólidos e a descaracterização dos ambientes originais, em função da construção de infraestrutura turística.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Fusos Horários

Algumas pegadinhas que já apareceram em provas onde estiveram questões relacionadas às mudanças de horário ao redor do globo.
Somente para relembrar: Ao mover-se para Leste (direita) acrescenta-se 01 hora ao horário. Ao mover-se para Oeste (esquerda) regressamos 01 hora no relógio. No Brasil, temos agora 03 (três) fusos horários. O de Fernando de Noronha, o de Brasília (RJ e SP também), e o do Norte (com o Acre incluído).
Sinônimos: Leste – Oriente (lembrando sempre do referencial)
Oeste – Ocidente
Norte – Setentrional – Boreal
Sul – Meridional – Austral
A pegadinha mais comum se dá quando ocorre mudança de dia. Ou seja, passamos de 24h e devemos começar de 00h novamente. Por isso, nada de colocar “às 27h do dia 9 e blá blá blá”.
Nas questões com viagem, não esqueçam de levar em consideração o tempo gasto durante a viagem!
Linha Internacional da Data
Outra pegadinha ocorre com a Linha Internacional da Data (LID). Nessa convenção, observada nos mapas ali no meio do Pacífico, ocorre o inverso dos fusos. Ao nos movermos para Oeste (esquerda) dessa Linha, aumentamos um dia! Para Leste (direita), diminuímos um dia.
Uma pegadinha ocorrida em um vestibular do RS surpreendeu! A questão falava claramente em um telefonema, no dia de Natal, de um filho, que estava em Londres (fuso zero, em Greenwich), para sua mãe, em São Paulo (-3h de Greenwich). A pergunta era simples: “Sendo 9h em Londres, que horas eram em São Paulo?”
A maioria marcou “6h em São Paulo”. Mas, no Natal, estamos em Horário de Verão, e a diferença passa a ser de 02 horas. Resposta certa foi: “7h em São Paulo”.
Glu glu! Vários gaúchos caíram na “pegadinha”. “Ié iéé”!
De resto, atenção às cores, legendas e números, para que não erremos questões de bobeira! Abraços!
Comentem, discorram, desdenhem, falem mal ou bem, mas falem!

terça-feira, 10 de julho de 2012

Problemas Urbanos


Problemas urbanos principalmente em cidades dos países subdesenvolvidos:

Tráfego: transito lento, falta ou ineficiência do transporte público, congestionamentos etc.
Habitação: proliferação de favelas, déficit habitacional, especulação imobiliária, segregação sócio-espacial, condomínios fechados, etc.
Poluição: problemas com o lixo, coleta ineficiente, contaminação da rede fluvial, poluição do ar, poluição visual, Ilhas de calor, inversões térmicas, enchentes urbanas, deslizamentos de encostas etc.
Violência: cidades como Rio de Janeiro e São Paulo apresentam índices alarmantes de homicídios, números muito maiores que Tóquio, Paris e até mesmo Nova Iorque, considerada uma cidade violenta.
Problemas de saúde típicos da vida urbana: Dengue, estresse, mau humor, sedentarização, alimentação deficiente,leptospirose, pânico, hipertensão  etc.



A Expectativa de resposta será publicada no dia 13 

domingo, 8 de julho de 2012

Questão Desafio


As atividades turísticas apresentam grande capacidade de interferência sobre a organização do território. No caso do turismo ecológico, essa característica reveste-se de especial importância, uma vez que permite a realização de atividades em áreas de preservação ambiental.
Em relação à atividade turística em áreas de preservação, aponte:
A] dois benefícios socioespaciais;
B] dois riscos ambientais.

sábado, 7 de julho de 2012

Sensoriamento Remoto (01)

 O que é Sensoriamento Remoto?

 É uma forma de se obter informações com relação ao espaço, sem que haja contato físico com ele. Essas infomações são obtidas através de satélites.

 Como funciona?
 Há um conjunto de satélites orbitando no planeta fotografando suas áreas com função de mostrar varios elementos(clima, relevo, hidrografia e outros.).
 Geralmente é necessário um software, um exemplo é o google Earth.


 Quais seu beneficios?
 O Sensoriamento Remoto por não haver contato entre o pesquisador e o espaço facilita de certa forma o trabalho do pesquisador. De maneira geral a praticidade é a grande vantagem  do Sensoriamento Remoto, hoje varias pessoas tem acesso a softwares que possibilitam  estudar um determinado lugar sem sair de casa.


 O Brasil com relação a essa geotecnologia?
 No Brasil, o Sensoriamento Remoto teve inicio na década de 60  com o projeto Rodambrasil para fazer um leventamento de seus recursos naturais.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Urbanização e Crescimento Urbano (2)

População urbana

Atualmente, a participação da população urbana no total da população brasileira atinge níveis próximos aos dos países de antiga urbanização da Europa e da América do Norte. Em 1940, os moradores das cidades somavam 12,9 milhões de habitantes, cerca de 30% do total da população do país, esse percentual cresceu aceleradamente: em 1970, mais da metade dos brasileiros já viviam nas cidades (55,9%). De acordo com o Censo de 2000, a população brasileira é agora majoritariamente urbana (81,2%), sendo que de cada dez habitantes do Brasil, oito moram em cidades.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2005 o Brasil tinha uma taxa de urbanização de 84,2% e, de acordo com algumas projeções, até 2050, a porcentagem da população brasileira que vive em centros urbanos deve pular para 93,6%. Em termos absolutos, serão 237,751 milhões de pessoas morando nas cidades do país na metade deste século. Por outro lado, a população rural terá caído de 29,462 milhões para 16,335 milhões entre 2005 e 2050.


Reprodução


O processo de urbanização no Brasil difere do europeu pela rapidez de seu crescimento. Na Europa esse processo é mais antigo. Com exceção da Inglaterra, único país que se tornou urbanizado na primeira metade do século 19, a maioria dos países europeus se tornou urbanizada entre a segunda metade do século 19 e a primeira metade do século 20. Além disso, nesses países a urbanização foi menos intensa, menos volumosa e acompanhada pela oferta de empregos urbanos, moradias, escolas, saneamento básico, etc.

Em nosso país, 70 anos foram suficientes para alterar os índices de população rural e os de população urbana. Esse tempo é muito curto e um rápido crescimento urbano não ocorre sem o surgimento de graves problemas.

Favelização e outros problemas da urbanização

A urbanização desordenada, que pega os municípios despreparados para atender às necessidades básicas dos migrantes, causa uma série de problemas sociais e ambientais. Dentre eles destacam-se o desemprego, a criminalidade, a favelização e a poluição do ar e da água. Relatório do Programa Habitat, órgão ligado à ONU, revela que 52,3 milhões de brasileiros - cerca de 28% da população - vivem nas 16.433 favelas cadastradas no país, contingente que chegará a 55 milhões de pessoas em 2020.

O Brasil sempre foi uma terra de contrastes e, nesse aspecto, também não ocorrerá uma exceção: a urbanização do país não se distribui igualitariamente por todo o território nacional, conforme podemos observar na tabela abaixo. Muito pelo contrário, ela se concentra na região Sudeste, formada pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.


Reprodução