sábado, 30 de junho de 2012

Projeções Cartográficas (01)


Os sistemas de projeções cartográficas foram desenvolvidos para dar uma solução ao problema da transferência de uma imagem da superfície curva da esfera terrestre para um plano da carta, o que sempre vai acarretar deformações.
Os sistemas de projeções constituem-se de uma fórmula matemática que transforma as coordenadas geográficas, a partir de uma superfície esférica (elipsoidal), em coordenadas planas, mantendo correspondência entre elas. O uso deste artifício geométrico das projeções consegue reduzir as deformações, mas nunca eliminá-las.
Os tipos de propriedades geométricas que caracterizam as projeções cartográficas, em suas relações entre a esfera (Terra) e um plano, que é o mapa, são:
a) Conformes – os ângulos são mantidos idênticos (na esfera e no plano) e as áreas são deformadas.
b) Equivalentes – quando as áreas apresentam-se idênticas e os ângulos deformados.
c) Afiláticas – quando as áreas e os ângulos apresentam-se deformados.

Projeção de Mercator

Nesta projeção os meridianos e os paralelos são linhas retas que se cortam em ângulos retos. Corresponde a um tipo cilíndrico pouco modificado. Nela as regiões polares aparecem muito exageradas.
Projeções cartográficas
Projeções de Mercator ou Cilíndrica Equatorial.

Projeção de Peters

Outra projeção muito utilizada para planisférios é a de Arno Peters, que data de 1973. Sua base também é cilíndrica equivalente, e determina uma distribuição dos paralelos com intervalos decrescentes desde o Equador até os pólos, como podemos observar no mapa a seguir.
Projeções cartográficas
Projeção Cilíndrica Equivalente de Peters
As retas perpendiculares aos paralelos e as linhas meridianas têm intervalos menores, resultando na representação das massas continentais, um significativo achatamento no sentido Leste-Oeste e a deformação no sentido Norte-Sul, na faixa compreendida entre os paralelos 60o Norte e Sul, e acima destes até os pólos, a impressão de alongamento da Terra

Projeção ortográfica

Ela nos apresenta um hemisfério como se o víssemos a grande distância. Os paralelos mantêm seu paralelismo e os meridianos passam pelos pólos, como ocorre na esfera. As terras próximas ao Equador aparecem com forma e áreas corretas, mas os pólos apresentam maior deformação.
Projeções cartográficas

Projeção cônica

Nesta projeção os meridianos convergem para os pólos e os paralelos são arcos concêntricos situados a igual distância uns dos outros. São utilizados para mapas de países de latitudes médias.
Projeções cartográficas

Projeção de Mollweide

Nesta projeção os paralelos são linhas retas e os meridianos, linhas curvas. Sua área é proporcional à da esfera terrestre, tendo a forma elíptica. As zonas centrais apresentam grande exatidão, tanto em área como em configuração, mas as extremidades apresentam grandes distorções.
Projeções cartográficas

Projeção de Goode, que modifica a de Moolweide

É uma projeção descontínua, pois tenta eliminar várias áreas oceânicas. Goode coloca os meridianos centrais da projeção correspondendo aos meridianos quase centrais dos continentes para lograr maior exatidão.
Projeções cartográficas

Projeção de Holzel

Projeção equivalente, seu contorno elipsoidal faz referência à forma aproximada da Terra que tem um ligeiro achatamento nos pólos.
Projeções cartográficas

Projeção Azimutal
Equidistante Oblíqua Centrada na Cidade de São Paulo

Nesta projeção, centrada em São Paulo, os ângulos azimutais são mantidos a partir da parte central da projeção.
Projeções cartográficas

Projeção Azimutal Equidistante Polar

Projeções cartográficas
Projeção equidistante que tem os pólos em sua porção central. As maiores deformações estão em suas áreas periféricas.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Caítalismo Informacional




É a fase que estamos vivenciando agora, alguns falam que vem desde a década de 70, outros que iniciou-se na década de 90.
Marcada pela disseminação das empresas pelo mundo. Novas tecnologias tornaram possível o aumento crescente da produção e o fluxo de capitais, produtos, pessoas e informações (isto é, a mobilidade é muito maior, o mundo se tornou pequeno = globalização ).
Marcado pela invenção da internet e pelo uso, mais do que nunca, de informação, a quantidade de conhecimentos agregada a um simples produto é imensa. Os trabalhadores estão cada vez mais qualificados.
Destacam-se as EMPRESAS.COM, O Dinheiro de Plástico(cartão de débito/crédito),compras coletivas, Dinheiro Virtual, Redes Socias
Se antes as indústrias se localizavam perto da matéria-prima, agora se localizam perto de centros tecnológicos e científicos, os tecnopolos (universidades, centros de pesquisas + empresas).
O capitalismo continua Industrial, pois a tecnologia só faz aumentar e melhorar a produção; E Financeiro, pois é possível o fluxo de capitais pelas redes financeiras de todo o mundo, muito mais rapidamente.
Para se ter um exemplo claro dessa fase: O ano de 2011 encerrou com cerca de 5,5 bilhões de aparelhos celulares no mundo, numa expansão em velocidade jamais registrada por qualquer outra tecnologia de comunicação (CASTELLS, 2007). Com o advento do acesso à internet por celular, com a chegada dos chamados smartphones, a rede e todos seus serviços tornam-se móveis, e os aparelhos se tornaram dispositivos de conexão permanente. Há previsões de que, em 2020, os dispositivos móveis serão o maior meio de acesso à Internet (ANDERSON & RAINIE, 2008). As tecnologias móveis impulsionariam e aprofundariam controles informacionais e a flexibilidade social, que se estenderiam a quase toda a humanidade.