segunda-feira, 30 de abril de 2012

Curvas de Nível ou Isoípsas


Curva de nível é o nome usado para designar uma linha imaginária que agrupa dois pontos que possuem a mesma altitude. Por meio dela são confeccionados os mapas topográficos, pois a partir da observação o técnico pode interpretar suas informações através de uma visão tridimensional do relevo. 

Uma curva de nível refere-se a curvas altimétricas ou linhas isoípsas (ligam pontos de mesma altitude), essa é a mais eficiente maneira de representar as irregularidades da superfície terrestre (relevo).



As linhas acima são curvas de níveis. Relevos de maiores altitudes possuem curvas de níveis mais próximas umas da outras, enquanto que as mais distantes representam terrenos mais planos.
A partir da visualização de uma curva de nível é possível identificar se o relevo de uma determinada área é acidentado, plano, montanhoso, íngreme e etc. Diante dessa afirmação, percebe-se que a configuração das linhas são determinadas pelas características do relevo da área mapeada.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Hidreletricidade

Hidrelétrica em funcionamentoAs hidroelétricas são sistemas que transformam a energia da correnteza dos rios em energia cinética que irá mover uma turbina, que por sua vez moverá um gerador que por fim, irá gerar energia elétrica. A construção das usinas ocorre em locais em que se podem utilizar os desníveis naturais dos rios com a garantia de uma vazão mínima para a sua produtividade.
De acordo com o potencial de geração de energia, classificamos as hidrelétricas em: PCH’s (Pequenas Centrais Hidrelétricas) que funcionam em uma faixa de produção de um a trinta megawatts e com um reservatório inferior a três quilômetros quadrados e GCH’s (Grandes Centrais Hidrelétricas) que funcionam em uma faixa de produção acima de trinta megawatts.
Usina Hidrelétrica Itaipu BinacionalA Hidrelétrica Binacional Itaipu é a maior do mundo com capacidade de geração de doze mil e seiscentos megawatts. As hidrelétricas recebem classificações ainda, de acordo com o tipo de queda ou o tipo de reservatório, mas seu funcionamento é o mesmo: a água depositada em uma represa, passa pela turbina fazendo-a girar. A turbina que está acoplada em um gerador que transforma a energia da turbina em energia elétrica.

Principais componentes

• Comporta de controle, quando aberta envia a água para o duto que a levará às turbinas.Funcionamento de uma usina hidrelétrica e seus principais componentes
• Francis possui várias lâminas curvadas em um disco que ao serem tocadas pela água, giram em torno de um eixo e que produzem por volta de noventa rotações por minuto.
• Geradores, com seus vários ímãs produzem correntes elétricas.
• Transformador elevador, que aumenta a tensão da corrente elétrica até um nível adequado para a sua condução até os centros de consumo;
• Fluxo de saída (ou tubo de sucção) que conduz a água da turbina até a jusante do rio.
• E por fim, linhas de transmissão, que distribuem a energia gerada.

A água na produção de energia

Usar a força de uma queda d’água para gerar energia elétrica é o princípio básico. Essas usinas possuem enormes turbinas, semelhantes com cata-ventos gigantes, que giram impulsionadas pela força da água de um rio represado. Ao girar, as turbinas acionam geradores que produzirão a energia. Muitas vezes a estiagem afeta na produção de energia elétrica, pois quando há um período grande de seca, os rios perdem volume e o nível do reservatório das usinas cai, diminuindo a força da queda d’água. Assim, as turbinas giram mais lentamente e produzem menos energia.
As hidrelétricas no Brasil são as principais responsáveis pela produção de energia elétrica, que na maioria das vezes será aproveitado também em forma de lazer pela população