terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Desabamento de Prédios

Amazônia

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

G-20




O Grupo dos 20 (ou G20) é um fórum econômico criado em 1999, após as sucessivas crises financeiras da década de 1990[1]. Visa favorecer a concertação internacional, integrando o princípio de um diálogo ampliado, levando em conta o peso econômico crescente de alguns países.
O G-20 é integrado pelas 19 maiores potências econômicas do mundo, junto com a União Européia. Esses países respondem por 2/3 do comércio e da população mundiais e mais de 90 % do Produto Mundial Bruto (soma dos PIBs de todos os países do mundo).
O G-20, que substituiu o G33 (que por sua vez havia substituído o G-22), foi criado na reunião de cúpula do G7 (atual G8) em Colónia em junho de 1999, mas estabelecido formalmente na reunião de ministros de finanças em 26 de setembro. A reunião inaugural ocorreu em 15 e 16 de dezembro do mesmo ano, em Berlim.
O Grupo dos 20 foi proposto como um novo fórum para cooperação e consulta nas matérias pertinentes ao sistema financeiro internacional. Estuda, revisa e promove a discussão entre os principais países industriais e emergentes. É integrado pelos ministros de finanças e presidentes dos bancos centrais do G7 e de outros 12 países chaves, além do Banco Central Europeu.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Desabamento de Prédios


Nota do Blog: Para quem não lembra Sérgio Naya foi o construtor do PALACE 2 que desabou no Rio de Janeiro no Sábado de Carnaval dia 22 de fevereiro de 1998. Ficou posteriormente conhecido como Sérgio Canaya(canalha).

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Enigmas do Mundo


Ilha de Páscoa

Vocês já ouviram falar da Ilha de Páscoa?? Já viram essas estátuas no filme "Uma noite no Museu"?

A Ilha de Páscoa é o lugar habitado mais isolado do mundo: são 118 km² de terra no sudoeste do oceano pacífico, 1.600 km a leste da ilha de Pitcairn e 3.700 km a oeste do Chile. É famosa por suas enormes estátuas: os moais (existem mais de 800 na ilha). O holandês Jacob Roggenveen foi o primeiro ocidental a visitar o lugar, em 1722. Encontrou polinésios e nativos de "pele clara e cabelos vermelhos", que moravam em cabanas feitas de colmo e subsistiam da escassa vegetação. Em 1956, uma outra expedição, comandada pelo norueguês Thor Heyerdahl, descobriu milhares de ferramentas usadas na execução das estátuas. Mas as dúvidas sobre sua autoria permaneciam. Embora mencionem-se incas e até alienígenas como seus autores, a tendência é atribuí-las aos polinésios, que teriam chegado à ilha no século VII.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

sábado, 21 de janeiro de 2012

O que são Monções?

MONÇÕES: São massas de ar que sopram no Sul e no Sudeste da Ásia . No Verão sopram dos Oceanos Índico e Pacífico para a Ásia (Monções Úmidas) e no Inverno sopram da Ásia para os oceanos(Monções secas). São importantíssimas para o cultivo do arroz  e chá nas áreas banhadas pelos oceanos.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O que são commodoties?


O significado mais prático ou mais usual para esse termo refere-se genericamente aos bens primários ne­gociados nas bolsas de mercadorias ou de futuros, ou seja matérias-primas que conseguem agregar valor e gerar subprodutos, sendo portanto tarifadas em dólar.
Essas bolsas constituem um mercado organiza­do para a compra e venda de contratos. Esses con­tratos, por sua vez, são acordos formais e legais para entrega, em uma data futura, de bens, como trigo, ouro ou café. Outros "produtos" também po­dem ser assim negociados, como Letras do Tesou­ro, moedas ou ainda outros instrumentos financeiros, conhecidos como "opções" ou "índices". Tais con­tratos são conhecidos como "contratos futuros" e comprados e vendidos por meio de leilões, num pro­cesso competitivo.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

La Niña



Resfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico.Como o Oceano Pacífico está com suas águas resfriadas anormalmente, a pressão atmosférica aumenta, tornando-o uma área anticiclonal ou disperssora de ventos. Sendo assim os ventos e a umidade  se deslocam para do Pacífico para outras áreas do planeta, provocando chuvas abundantes em várias regiões da terra, inclusive no Nordeste brasileiro.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

El Niño


Aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, desestruturando os climas do mundo.Como o Oceano Pacífico está superaquecido, a pressão atmosférica cai, tornando-o uma área ciclonal ou receptora de ventos. Sendo assim os ventos e a umidade planetária se deslocam para o Pacífico, provocando secas em várias regiões da terra, inclusive no Nordeste brasileiro.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Imóveis Rurais Brasileiros




    - Minifúndio - "Todo imóvel com área explorável inferior ao módulo fixado para a respectiva região e tipos de exploração nela ocorrentes". Na prática, esses são os grandes responsáveis pelo abastecimento do mercado interno de consumo, já que sua produção é individualmente, obtida em pequenos volumes, o que inviabiliza economicamente a exportação;
    - latifúndio por dimensão - "Todo imóvel com área superior a seiscentas vezes o módulo rural médio fixado para a respectiva região e tipos de exploração nela ocorrentes". São as enormes propriedades agroindustriais, com produção quase sempre voltada à exportação;
    - latifúndio por exploração - "Todo imóvel cuja dimensão não exceda aquela admitida como máxima para empresa rural (600 vezes o módulo rural), tendo área igual ou superior à dimensão do módulo da região, mas que seja mantida inexplorada em relação às possibilidades físicas, econômicas e sociais do meio, com fins especulativos, ou que seja deficiente ou inadequadamente explorada, de modo a vedar-lhe a classificação como empresa rural". Tratam-se dos imóveis rurais improdutivos, voltados à especulação imobiliária. O proprietário não adquiriu a terra com a intenção de nela produzir, gerar emprego e ajudar o país a crescer, mas para esperar sua valorização imobiliária, vendê-la e ganhar muito dinheiro sem trabalhar;
    •    empresa rural - propriedade com área de um a seiscentos módulos, adequadamente explorada em relação às possibilidades da região. Nessa categoria, temos as médias propriedades, geralmente com produção de matéria­prima para abastecer a agroindústria da laranja, da cana, etc.
    É comum os grandes proprietários, classificados na categoria de latifúndio por dimensão, parcelarem a propriedade da terra entre seus familiares para sserrem classificados como empresários rurais e, assim, pagarem um imposto menor.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Meu País


Meu País
“Aqui não falta sol
Aqui não falta água
A terra faz brotar qualquer semente

Se a mão de Deus
Protege e molha o nosso chão
Por que será que tá faltando pão? [...]

Tem alguém levando lucro
Tem alguém colhendo o fruto
Sem saber o que é plantar.
Tá faltando consciência
Tá sobrando paciência
Tá faltando alguém gritar
[...]”
Zezé de Camargo e Luciano