segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Indústrias no Mundo

Economia de mercado e economia planificada

A sociedade moderna ou industrial, baseada na intensa divisão do trabalho e presente em quase todos os países do mundo, não se desenvolve igualmente em todas as partes. Há nações e regiões mais industrializadas (normalmente as mais ricas) e outras voltadas para a agricultura (geralmente as mais pobres).

Atualmente, são raras as sociedades tradicionais ou pré-industriais. Em todas as partes do mundo, salvo as exceções de grupos isolados que resistem ao avanço da modernização, a atividade industrial se desenvolve, o comércio local e o internacional se multiplicam, e o campo vai perdendo pessoas para as cidades, que crescem em ritmo acelerado.

Dentro da sociedade industrial, podemos distinguir dois tipos principais de economia: a economia de mercado ou capitalista e a economia planificada ou socialista, que atualmente se encontra em crise. As diferenças entre ambas estão intimamente ligadas ao papel do Estado na sociedade.

A economia de mercado: Nesse tipo de economia, a oferta e a procura de bens e serviços definem as decisões econômicas. Por exemplo: em época de escassez de leite, a oferta desse produto é menor que a procura pelos consumidores, então, o preço do leite sobe; quando há excesso na oferta de leite, seu preço tende a cair.

O mercado, portanto, consiste na oferta (produção) e procura (consumo) de bens e serviços. A lei da oferta e da procura, que é a lei básica do mercado, é a seguinte: quando há desequilíbrio entre oferta e procura, os preços sobem (no caso de maior procura) ou caem (no caso de maior oferta), numa busca espontânea do equilíbrio, da situação ideal (isto é, igualdade entre oferta e procura).

Quando um produto é muito procurado (brinquedos na época do Natal, por exemplo), as empresas produzem mais, para obter grandes lucros. Quando, ao contrário, um produto não é aceito (ventilador numa região muito fria, por exemplo), as empresas deixam de fabricá-lo. Assim, é o próprio mercado que indica os produtos que devem ser fabricados, a quantidade e o preço.

Nessa economia a maior parte das empresas como bancos, indústrias, fazendas, etc, é propriedade privada, isto é, pertence a particulares e não ao Estado. A propriedade privada, condição essencial para a existência da economia de mercado, determina um Estado menos poderoso, com um pequeno número de empresas públicas ou estatais.

A economia planificada: Nesse tipo de economia, as decisões econômicas são determinadas por um plano, e não pelo mercado. As atividades econômicas são planejadas pelo Estado, isto é, por autoridades e técnicos que trabalham em setores estatais. Desse trabalho resulta um plano, traçado para determinado período, que é geralmente de cinco anos (plano quinquenal).

Para que a economia seja planificada, é necessário que a maioria das empresas pertença ao Estado. Este centraliza e controla todas as decisões através das autoridades do governo. Os preços, numa economia planificada, não obedecem à lei da oferta e da procura, mas sim às decisões das autoridades. Por exemplo: mesmo que falte ou sobre leite, o preço do produto permanece no que foi fixado pelo governo, sem alteração.

Fonte: Geografia Crítica / O espaço social e o espaço brasileiro / editora ática

Nenhum comentário:

Postar um comentário