sábado, 24 de julho de 2010

Divisão Internacional do Trabalho

DIT:

Divisão internacional de Trabalho (DIT), consiste na divisão das atividades e serviços entre os inúmeros países do mundo, particularmente entre os subdesenvolvidos (exportadores de matéria-prima, com mão-de- obra barata e geralmente com industrialização tardia), e os desenvolvidos (economicamente mais fortes, industrializados).
A DIT corresponde a uma especialização das atividades econômicas em caráter de produção, comercialização, exportação e importação entre distintos países do mundo.
A DIT, acentua, principalmente nos países capitalistas, as desigualdades existentes entre países pobres e ricos.

Tipos de DIT:

DIT Clássica
Com a descolonização da Ásia e da África (1947-1975), os novos países surgidos nesses continentes passaram a fazer parte, ao lado das antigas colônias da América, do conjunto dos países subdesenvolvidos. Estabeleceu-se, então, o que denominamos DIT clássica, que caracteriza as relações entre os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos não industrializados.

DIT da Nova Ordem Mundial
Nesse mesmo período, com a industrialização de alguns países subdesenvolvidos, outra DIT passou a conviver com a DIT clássica. É a que expressa o relacionamento entre os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos industrializados. Essa nova divisão internacional do trabalho é muito mais complexa, envolvendo o fluxo de mercadorias e de capitais, de ambos os lados. Esses países subdesenvolvidos deixaram de ser unicamente fornecedores de matéria-prima para os países desenvolvidos.

Perguntas:

* Quanto mais desenvolvido é o país, mais intensa é a divisão local de trabalho. Explique esta frase.
A divisão local de trabalho ocorre pelas relações de produção entre campo – produzindo gêneros do setor primário – e cidade – fabricando produtos do setor secundário e vendendo serviços. O campo perdeu sua mão-de-obra pelo êxodo rural, mas aumentou sua eficiência pela compra de máquinas e tecnologia urbanas. Quanto mais forte o mercado interno, mais intensas são as relações de produção entre campo e cidade.


* Como se opera a DIT na Nova Ordem Mundial após 1989.
Cada vez mais se acentuam as disparidades entre o Norte desenvolvido e o Sul subdesenvolvido, visto que este exporta produtos primários de baixo valor agregado, além de uma soma considerável de juros – relativas às suas dívidas externas - e de lucros remetidos pelas transnacionais nele estabelecidos, sangrando cada vez mais sua combalida economia.

Curiosidades sobre o corpo humano


1.O esqueleto de um homem de 64 quilos pesa cerca de 11 quilos.

2. O olho humano é capaz de distinguir 10.000.000 de diferentes tonalidades.

3. Se dormirmos, em média, 8 horas por dia, aos 40 anos teremos dormido 13 anos

4. Com uma média de 70 batidas por minuto, o coração bate 37 milhões de vezes por ano.

5.A força necessária para dar três espirros consecutivos queima exatamente o mesmo numero de calorias que um orgasmo.

6.Todos temos 300 ossos quando nascemos, mas chegamos a adultos apenas com 206

7. Uma pessoa normal tem á volta de 1.460 sonhos por ano.

8. Os vasos capilares são 50 vezes mais finos do que um cabelo.

9. Existem 5 milhões de glóbulos vermelhos e 10 mil glóbulos brancos em cada gota de sangue.

10.Os bebes conseguem engolir e respirar ao mesmo tempo.

11. O coração de uma pessoa com 75 anos já bateu mais de 2.737.500.000 de vezes.

12. A temperatura do corpo não fica estabilizada em 37 graus o dia inteiro. Ela sobe para 37,2 às 5 ou 6 da tarde evai caindo para os 36 graus durante a madrugada

ELOGIO A SABEDORIA.



O espírito da Sabedoria é inteligente e santo; é o único do seu tipo, mas se manifesta de muitas maneiras. Não é feito de matéria e se movimenta livremente. Penetra tudo, não tem nenhum defeito e pensa com clareza; não faz mal a ninguém, é amigo do bem e entende tudo. Age como quer, é bondoso e amigo de todos.

É firme e seguro e não se preocupa com nada; pode fazer tudo e cuida de todos. Penetra em todos espíritos inteligentes e puros, mesmo os que são feitos da matéria mais delicada. A Sabedoria movimenta-se mais facilmente do que qualquer coisa que tenha movimento; ela é pura e, por isso, penetra tudo e se espalha por tudo. Pois ela é um sopro do poder de Deus, um reflexo claro da glória do Todo- Poderoso;por isso, nada que seja impuro pode contaminá-la.

Ela brilha com o brilho da luz eterna; ela é um espelho sem mancha do poder ativo de Deus, é uma imagem de sua bondade. Ela é uma só, mas pode fazer tudo; ela é sempre a mesma, porém renova todas as coisas. Em todas as gerações, ela entra na alma dos que são dedicados a Deus, tornando-os amigos dele e fazendo com que sejam profetas;

pois Deus ama somente as pessoas que vivem com a Sabedoria. Ela é mais bonita do que o sol, mais linda do que todas as estrelas. Comparada com ela, a luz do sol sai perdendo, pois essa luz desaparece quando a noite chega, mas o mal não pode derrotar a Sabedoria.

Ela espalha o seu poder pelo mundo inteiro e governa bem todas as coisas. (Palavra do Senhor).

Amazônia


Localização, tamanho e clima
A Amazônia está situada em sua porção centro-norte; é cortada pela linha equatorial e, portanto, compreendida em área de baixas latitudes. Ocupa cerca de 2/5 do continente e mais da metade do Brasil. Inclui 9 países (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela). A Amazônia brasileira compreende 3.581 Km2, o que equivale a 42,07% do país. A chamada Amazônia Legal é maior ainda, cobrindo 60% do território em um total de cinco milhões de Km2. Ela abrange os estados do Amazonas, Acre, Amapá, oeste do Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Roraima e Tocantins.

O clima é do tipo equatorial, quente e úmido, com a temperatura variando pouco durante o ano, em torno de 26ºC.É muito comum na região, os períodos de chuva provocados em grande parte pelo vapor d'água trazido do leste pelos ventos.

A grande bacia fluvial do Amazonas possui 1/5 da disponibilidade mundial de água doce e é recoberta pela maior floresta equatorial do mundo, correspondendo a 1/3 das reservas florestais da Terra.
Apesar de ser o maior estado brasileiro (Amazonas), possui a menor densidade demográfica humana, com menos de 10% da população do país, 7.652.500 habitantes.

Meios de transportes e Zona Franca
O transporte fluvial é ainda o mais importante, mas começa a ser complementado pelas rodovias federais, como a Transamazônica, a Belém - Brasília e a Manaus - Porto Velho. O aeroporto de Manaus tornou-se um dos principais do país em volume de carga embarcada, sendo utilizado para o escoamento da produção das indústrias eletrônicas da Zona Franca, estabelecida em 1967como área livre de importação e exportação. Nessa área, as mercadorias procedentes do exterior não pagam impostos de importação, quando se destinam ao consumo local, às indústrias da região, ou à reestocagem para reexportação.

Economia
A economia é dominada pelo extrativismo vegetal, exercido sobre uma flora com enorme variedade de espécies. Além da seringueira e do caucho, de onde se extrai a borracha, são coletadas a castanha-do-pará, vários tipos de madeira, gomas, guaraná, babaçu, malva e muitas outras. O extrativismo mineral, de gemas e pedras preciosas começa a assumir maior importância, já que a região possui inúmeros recursos, até hoje pouco explorados: ouro no Pará, no Amazonas, em Roraima e no Amapá; ferro no Pará (serra dos Carajás), no Amapá e no Amazonas; sal-gema no Amazonas e no Pará; manganês no Amapá (serra do Navio), no Pará e no Amazonas; bauxita no Pará (Oriximiná, no rio Trombetas, e em Tucuruí), além de calcário, cassiterita, linhita, gipsita, cobre, estanho, chumbo, caulim, diamante e níquel.

Na agricultura, as principais lavouras são as de juta, pimenta-do-reino, arroz, milho, cacau e mandioca. A criação de gado bovino concentra-se na região de Marajó, nos arredores de Porto Velho (Roraima), no Amapá e no norte dos Estados de Tocantins e Mato Grosso. A pesca do pirarucu e de outros peixes serve ao consumo local. Várias hidrelétricas, como as de Tucuruí, no rio Tocantins, no Estado do Pará, e a de Balbina, no Estado do Amazonas, próxima de Manaus, foram construídas.

Desmatamento da Floresta Amazônica
A Amazônia abriga 33% das florestas tropicais do planeta e cerca de 30% das espécies conhecidas de flora e fauna. Hoje, a área total vítima do desmatamento da floresta corresponde a mais de 350 mil Km2, a um ritmo de 20 hectares por minuto, 30 mil por dia e 8 milhões por ano. Com esse processo, diversas espécies, muitas delas nem sequer identificadas pelo homem, desapareceram da Amazônia. Sobretudo a partir de 1988, desencadeou-se uma discussão internacional a respeito do papel da Amazônia no equilíbrio da biosfera e das conseqüências da devastação que, segundo os especialistas, pode inclusive alterar o clima da Terra.



Povos primitivos
A Amazônia é um dos poucos redutos do planeta onde ainda vivem povos humanos primitivos, dezenas de tribos que espalham-se em territórios dentro da mata, mantendo seus próprios costumes, linguagens e culturas, inalterados por milhares de anos. Antropólogos acreditam que ainda existam povos primitivos desconhecidos, vivendo nas regiões mais inóspitas e inacessíveis. As características do clima e do solo da região amazônica, pouco propícias à conservação de materiais, não deixaram muitos vestígios sobre a vida dos povos pré-colombianos. Mas o patrimônio arqueológico é precioso, com registros que chegam a 10.000 a.C. A riqueza da cerâmica, com suas pinturas elaboradas, demonstra que muitos desses povos atingiram um estágio avançado de organização social, sempre guiados por uma forte relação com a natureza.

Folclore
As origens do folclore da região amazônica se perdem no tempo, mas as raízes negras, indígenas e africanas continuam presentes e são encontradas em diversas manifestações culturais, mostrando influência de todos esses povos, transformada em rituais próprios e característicos da região. Na dança, na música como o carimbó, marabaixo e o boi-bumbá.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Globalização

Pergunta: Qual é a mais correta definição de Globalização?

Resposta:
A Morte da Princesa Diana..


Pergunta:
Por quê?

Resposta:

Uma princesa inglesa com um namorado egípcio, tem um acidente de carro dentro de um túnel francês, num carro alemão com motor holandês, conduzido por um belga, bêbado de whisky escocês, que era seguido por paparazzis italianos, em motos japonesas. A princesa foi tratada por um médico canadense, que usou medicamentos americanos. E isto é enviado a você por um brasileiro, usando tecnologia americana e provavelmente, você está lendo isso em um computador genérico que usa chips feitos em Taiwan e um monitor coreano montado por trabalhadores de Bangladesh, numa fábrica de Singapura, transportado em caminhões conduzidos por indianos, roubados por indonésios, descarregados por pescadores sicilianos, reempacotados por mexicanos e, finalmente, vendido a você por chineses, através de uma conexão paraguaia.

Isto é,

GLOBALIZAÇÃO!!!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Território do Brasil

O território brasileiro está localizado na América do Sul, apresenta extensão territorial de 8.514.876 Km2, é o quinto maior país do planeta, só é menor que os territórios da Rússia, Canadá, China e Estados Unidos, respectivamente.

É composto por 26 Estados e 1 Distrito Federal, divididos em 5 Regiões. As Regiões e os respectivos Estados integrantes são:

Região Sul: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Região Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Região Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Região Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Região Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.


Território Brasileiro

Sua área corresponde a, aproximadamente, 1,6% de toda a superfície do planeta, ocupando 5,6% das terras emersas do globo, 20,8% da área de toda a América e 48% da América do Sul. A sua grande extensão territorial proporciona ao país fronteira com quase todos os países sul-americanos, apenas Chile e Equador não fazem fronteira com o Brasil. Por esses aspectos, o Brasil é considerado um país com dimensões continentais.

A área que corresponde ao Brasil apresenta 4.319,4 Km de distância no sentido leste – oeste, os extremos são a Serra Contamana, a oeste, com longitude de 73°59’32”; e Ponta do Seixas, a leste, com longitude 34°47’30”. Os extremos no sentido norte – sul apresentam 4.394,7 Km de distância e são compostos pelo Monte Caburaí, ao norte do território, com latitude 5°16’20”; e Arroio Chuí, ao sul, com latitude 33°45’03”.

O território brasileiro está localizado, em sua totalidade, a oeste do meridiano de Greenwich, portanto, sua área está localizada no hemisfério ocidental. A linha do Equador passa no extremo norte do Brasil, fazendo com que 7% de seu território pertença ao hemisfério setentrional e 93% localizados no hemisfério meridional.

O que é Crescente Fértil


O ou A Crescente Fértil é uma região do Oriente Médio, compreendendo os atuais Israel, Cisjordânia e Líbano bem como partes da Jordânia, da Síria, do Iraque, do Egito e do sudeste da Turquia. O termo foi criado pelo arqueólogo James Henry Breasted, da Universidade de Chicago, em referência ao fato de o arco formado pelas diferentes zonas assemelhar-se a uma lua crescente.

Irrigada pelo Jordão, pelo Eufrates, pelo Tigre e pelo Nilo, a região cobre uma superfície de cerca de 400 000 a 500 000 km² e é povoada por 40 a 50 milhões de indivíduos. Ela estende-se das planícies aluviais do Nilo, continuando pela margem leste do Mediterrâneo, em torno do norte do deserto sírio e através da Península Arábica e da Mesopotâmia, até o Golfo Pérsico.

Nota do Blog: Esta postagem é em homenagem ao Professor Adailton Figueiredo.

Como fazer a escolha certa?


Como fazer a escolha certa?

Não é fácil decidir o que fazer no Vestibular. Vários são os fatores que influenciam na hora da escolha. Um filme inteiro passa pela cabeça do vestibulando. Será que vou gostar? E os meus pais, o que vão achar da minha escolha? O que vou fazer depois de formado? Quanto vou ganhar?

Muitos acham que ainda são novos para escolher o futuro; que são adolescentes - 17, 18 anos - e já precisam dar um dos passos mais importantes de suas vidas. Mas esta é a hora! Esqueça a pressão externa que vem sofrendo e foque no objetivo principal: a escolha do seu futuro. Você precisa estar bem preparado e equilibrado nesta hora.

Milhares de jovens já passaram por isto e sabem que, se você não pensar, pesquisar e refletir sobre determinada profissão, pode acabar se decepcionando no decorrer do tempo.

O site Vestibular.com.br passa algumas dicas para você:

- procure um profissional e faça um teste vocacional. Não que ele vá escolher por você, mas vai poder te auxiliar e apontar um caminho para que você mesmo escolha o seu destino;

- observe as matérias em que você tem mais aptidão. Não adianta ser um professor de matemática se você não suporta cálculos; nem dá para pensar em fazer Jornalismo se o Português para você é um peso. Antes de escolher, observe o que o curso oferece, as matérias que serão estudadas e verifique se é realmente aquilo que você imagina;

- pesquise, pesquise, pesquise e analise o curso que você pretende fazer. Converse com profissionais da área, conheça o ambiente de trabalho e verifique como é o dia a dia. É muito mais difícil escolher quando conhecemos superficialmente a profissão. Com a ajuda de um profissional, você vai poder conhecer o mercado de trabalho, a remuneração inicial e saber se a profissão é tudo aquilo que você espera;

- escute seus pais, mas não deixe que eles escolham por você, afinal são vários os fatores que precisam ser avaliados para que você escolha a profissão correta;

- a internet também é um excelente mecanismo de pesquisa. Utilize-a para conhecer mais o curso escolhido. O Vestibular.com.br traz pra você uma guia das profissões, através do qual você pode conhecer melhor diversas carreiras antes de tomar sua decisão.

Estando bem preparado e antenado a escolha tende a ser a mais acertada. Depois é só prestar o Vestibular e aproveitar os anos em que você vai adquirir o conhecimento necessário para ser um bom profissional e ter o futuro que tanto almejou.

Geo-economia do Rio Grande do Norte




No inicio da colonização, a economia do RN era basicamente de subsistência, concentrando-se na pesca, pecuária e agricultura.

A cultura da cana de açúcar, tão bem desenvolvida em outras capitanias, não teve o mesmo sucesso no Rio Grande, restringindo-se ao sul do Estado. O mais importante engenho é o Engenho do Cunhaú, fundado em 1630.

A exploração do Pau-Brasil, grande riqueza brasileira e praticamente o primeiro produto exportado do Rio Grande do Norte para a Europa, consistia na maior atividade econômica na época da Colônia, e foi também o motivo de varias invasões à nossa costa, tanto de franceses quanto holandeses, atrás da sua exploração clandestina.

Das atividades de subsistência, a pecuária foi a que mais se desenvolveu, com a criação de gado em grandes fazendas destinadas ao abastecimento das outras capitanias próximas. As fazendas de criação de gado deram origem aos distritos que hoje formam os 166 municípios do Estado do Rio Grande do Norte.

Atualmente, a economia do Estado está em pleno desenvolvimento. Suas principais atividades se concentram nas áreas de Agricultura - com o cultivo de algodão, arroz, banana, castanha-de-caju, cana-de-açúcar, coco-da-baía, feijão, mandioca, milho, batata-doce, sisal, fumo, abacaxi e mamona; Pecuária - bovina, suínos, avicultura; Pesca; Extração vegetal - Carnaúba e Mineração - sal marinho, calcário, diatomito, estanho, caulim, gás natural, petróleo, tungstênio, feldspato, nióbio.

O cultivo do algodão teve importante participação na economia do Rio Grande do Norte desde a colonização do Estado, e a pecuária ainda é uma das atividades econômicas mais fortes do Estado.
Os pólos salineiros no na região litorânea do extremo norte do Estado movimentam o porto de Areia Branca, sendo responsável por 90% da produção nacional.

Já a extração de petróleo movimenta o porto de Guamaré, sendo um dos maiores centros extratores de petróleo do país, e o maior produtor de petróleo "em terra" no Brasil. Estas duas atividades respondem pelo maior crescimento da Economia do Estado.

O Rio Grande do Norte vem desenvolvendo-se rapidamente nos últimos anos. Sua industria, cujos principais produtos ainda são os têxteis, os artesanatos e cerâmicas, vem ganhando força graças às exportações. Produtos como o sal, camarão, frutas - mamão, melão, melancia, abacaxi, manga, etc - peixes e doces tornaram o Estado o campeão de exportações do Nordeste.

A falta de estrutura ainda é um problema na economia, mas pólos industriais estão sendo montados, e melhorias e ampliações as estruturas de portos e aeroportos também estão contribuindo para o incremento das atividades econômicas.

O setor turístico é outro setor em franco desenvolvimento. O Rio Grande do Norte conta com uma das paisagens mais belas do Nordeste brasileiro, e suas praias de águas mornas e seu clima sempre favorável o tornam o principal alvo de turistas nacionais e estrangeiros. O setor turístico no Estado ainda é carente de profissionais especializados e subsídios do Governo, mas novas Faculdades e Escolas de Turismo estão atuando cada vez mais no Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Santuário do Lima Patú



Santuário do Lima Patú Turismo e religião se encontram no Santuário do Lima, em Patu, a 341 km da capital. Todos os anos, no dia 21 de novembro, o lugar recebe uma romaria com milhares de devotos de Nossa Senhora dos Impossíveis, padroeira da cidade e a quem o santuário é destinado. O ambiente foi construído no alto da Serra do Lima e desenvolveu-se de uma simples capela para uma estrutura capaz de abrigar os visitantes fiéis, e também aqueles que sobem a serra para a prática de vôo livre.

sábado, 3 de julho de 2010

Santa Rita de Cássia


Foi inaugurada no sábado dia 26 de junho a maior estátua religiosa do mundo no município potiguar de Santa Cruz, estimulando cada vez mais o turísmo religioso no interior do Rio Grande do Norte.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Dicas para você garantir sucesso no Vestibular





Os vestibulandos adoram receber aquelas dicas preciosas que podem fazer a diferença no momento das provas. Muitas vezes o estresse, o cansaço e o turbilhão de matérias na cabeça não nos deixam relaxar para buscar um bom resultado. Então esqueça o nervosismo e veja como você pode sobressair no Vestibular.

1. Saiba que o vestibular não é um monstro. Não tenha medo, não é necessário nervosismo. Esteja sempre confiante!

2. Responda tudo! Sim, tudo, mesmo que você não saiba. Tente falar algo sobre o assunto, tente fazer algumas contas, mesmo que pela metade. Nunca se sabe o que a pessoa que corrige a prova vai considerar.

3. Responda o que você sabe primeiro e anote em um canto da página o número das questões que não souber. Ao terminar, volte analisando e tentando resolver cada uma das questões que você não soube responder.

4. Se faltar menos de uma hora para o término da prova, certifique-se de ter respondido ao menos uma questão de cada matéria. A maioria dos vestibulares elimina quem não acerta pelo menos uma questão de cada matéria.

5. Se houver redação, tente fazê-la primeiro. No geral, a redação vale muito e deixá-la para o final pode ser catastrófico.

6. Estudar no dia da prova pode ajudar SIM, mas só se você estiver com bastante disposição. Lembre-se que a prova é extensa e cansativa, e só estude antes se tiver a certeza de que não vai se prejudicar, caso contrário, durma mais e relaxe. Evite fazer qualquer coisa que canse.

7. Se a carteira não for confortável, pare por 2 ou 3 minutos a cada meia hora durante a prova, olhe para cima e relaxe um pouco. Neste momento, tente dispersar um pouco, respire fundo, tente ouvir os pássaros ao redor cantando e divirta-se com a cara de preocupação dos seus concorrentes na sala.

8. Leve água ou suco e algo simples para comer se a instituição permitir. Só não leve coisas com pacotes barulhentos, provavelmente não será permitido.

9. Tente ir com relógio de pulso. É muito bom controlar seu tempo e não ser pego pelo fim da prova de surpresa.

10. Vá com roupas leves e não se preocupe com sua aparência (principalmente mulheres). Não é um desfile nem um lugar para conseguir um(a) namorado(a). Esqueça qualquer coisa como maquiagem, roupas quentes, etc.


Geografia: por onde começar?



É consenso entre os professores de Geografia que a prova do vestibular aborda a matéria de forma inter-relacionada, ou inter-disciplinada. Nas questões interdisciplinares, lá está ela. Na sessão de História, as expressões da Geografia também aparecem. Em Biologia, perguntas que envolvem clima e relevo, dentre outros temas, se fazem sempre presentes. Se a Geografia é assim tão importante (e parece estar em todo lugar), por onde começar?

A primeira dica é estudar os conceitos gerais da disciplina. Pode parecer óbvio, mas são noções básicas - bem básicas mesmo, como o que é clima, o que é nascente ou como se formam as montanhas - que fazem a diferença. Aproveite este momento para relembrar o vocabulário específico, também começando pelos clássicos: populoso, povoado, nação, país, continente, ilha...

Conhecer o elementar é essencial para que você consiga entender os aspectos mais específicos e possa relacioná-los entre si e com conteúdos de outras áreas. Além disso, se você tem a intenção de prestar vestibular em outro estado, saber os conceitos básicos pode salvar você mesmo em questões sobre a região em que você não mora.

Também é importante destacar que estas noções gerais são a base para a interpretação de gráficos e tabelas, cada vez mais comuns nas provas. E com um detalhe: cada vez mais buscando a correlação dos dados com os fatos atuais, características econômicas, e assim por diante.

Os fatos. Eles são a chave para conseguir juntar as peças da Geografia. De um lado, os fatos históricos. De outro, a história presente: as famosas atualidades. Nos últimos anos, os assuntos de capa das principais publicações nacionais têm aparecido também nas páginas do vestibular. Talvez pareça óbvia a dica de manter-se ligado no que está sendo falado na mídia, mas aqui vai um conselho extra: diante dos fatos, relembre o básico. Terremoto no Haiti? Aproveite para ver em que continente está o país, que oceano o circunda, que tipo de relevo tem, principal produção econômica. Não precisa decorar, mas dê uma refrescada e relacione os aspectos isolados aos fatos que você acabou de ver.

Recapitulando, então: comece pelos conceitos básicos, relendo mesmo aquele capítulo que você já sabe. Cheque o vocabulário específico e garanta que não vai ser pego de surpresa por uma palavra desconhecida. Quando partir para conhecimentos mais focados, dê atenção especial aos mapas, gráficos e tabelas - o que você vê além dos contornos e áreas sombreadas? E, enquanto estuda o que já aconteceu no mundo, fique de olho no que está rolando a cada movimento de rotação da Terra.

Listamos alguns assuntos mais pontuais que costumam aparecer, de uma forma ou de outra, nas provas de vestibular:

- Dados do IBGE sobre o Brasil: mortalidade, expectativa de vida, população mais rica e mais pobre, níveis de escolaridade, etc;
- Brasil no mundo: o IDH, o que ele leva em consideração e o que os números do país significam para a nossa população;
- Meio ambiente 1: energias renováveis e não-renováveis, suas características e diferenças quando comparadas, países em que cada uma é mais utilizada ou pesquisada;
- Meio ambiente 2: questões ecológicas, poluição, situação das águas, extração;
- Dica em destaque: COP-15, Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas - realizada em dezembro/2009 em Copenhagen (Dinamarca). Temas relacionados: Rio 92/Protocolo de Kyoto, Rio + 10; pode-se relacionar também a relevância do Brasil no cenário internacional em termos de políticas ambientais, comparar as posições de George Bush (pai) com Barack Obama nos dois encontros (Eco 92 e Cop-15) e as implicações políticas do evento de 2009.

As Sub-Regiões Nordestinas

Formada pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, a região Nordeste possui extensão territorial de 1.554.257,0 quilômetros quadrados. Conforme contagem populacional, realizada em 2009, pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), sua população totaliza 53.591.197 habitantes.

Esse complexo regional brasileiro apresenta grande diversidade no que se refere aos aspectos físicos, sociais e econômicos. A heterogeneidade das características físicas do Nordeste é responsável pela sua subdivisão, sendo composta por: Meio-Norte, Sertão, Agreste e Zona da Mata. Compreender as peculiaridades dessas sub-regiões é de fundamental importância para a análise das relações sociais ali estabelecidas, além de proporcionar um efetivo conhecimento dessa região marcada por abordagens preconceituosas.


Localização das sub-regiões nordestinas

Meio-Norte: é formado pelos estados do Maranhão e Piauí (porção oeste). Essa sub-região corresponde a uma faixa de transição entre a Floresta Amazônica e o Sertão semiárido do Nordeste, onde a vegetação natural predominante é a Mata dos Cocais. Os índices pluviométricos dessa sub-região são mais elevados conforme se aproxima da Floresta Amazônica.
A economia é baseada no extrativismo vegetal, pecuária extensiva, agricultura tradicional de algodão, cana-de-açúcar e arroz.

Sertão: ocupando a maior parte do Nordeste, o Sertão compreende os estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, João Pessoa, Rio Grande do Norte, Sergipe (extremo noroeste), Alagoas (oeste) e Piauí (porção leste). Essa parte do território nordestino é uma extensa área de clima semiárido, conhecido como “Polígono das Secas”. As chuvas nessa região ocorrem de forma irregular, predominando longos períodos de secas. Em virtude das condições climáticas, a caatinga é o bioma representativo.
As principais atividades econômicas desenvolvidas no Sertão nordestino são: a pecuária extensiva e de corte, além do cultivo irrigado de frutas, flores, cana-de-açúcar, milho, feijão, algodão, extração de sal (Ceará e Rio Grande do Norte) e o turismo nas cidades litorâneas.

Agreste: formado pelos estados do Rio Grande do Norte, João Pessoa, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, o Agreste ocupa uma faixa estreita do Nordeste, estando presente na porção central desses estados. Essa é uma área de transição entre o Sertão semiárido e a Zona da Mata. A pecuária extensiva é desenvolvida nos trechos mais secos; nas partes mais úmidas predomina a agricultura de subsistência e a pecuária leiteira.

Zona da Mata: abrange a faixa litorânea dos estados do Rio Grande do Norte, João Pessoa, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Também conhecida como Litoral Continental, essa sub-região apresenta a maior concentração populacional do Nordeste e o maior índice de urbanização. Predomina o clima tropical úmido, tendo a Mata Atlântica como o principal bioma. O turismo nessa região é uma das principais fontes de receitas. Outro forte destaque é o cultivo de cana-de-açúcar, cacau, café, frutas, fumo, além de indústrias e produção de petróleo (Rio Grande do Norte e Bahia).

Os tipos de extrativismo

O extrativismo
São as atividades de coleta de produtos naturais, sejam estes produtos de origem vegetal, animal, ou mineral.
Esses produtos podem ser cultivados para fim comerciais, industriais e para subsistência, e ela é a atividade mais antiga desenvolvida pelo ser humano.

Extrativismo vegetal
É um processo de exploração dos recursos vegetais nativos (ou seja, naturais de um lugar), onde a pessoa apenas coleta ou apanha os produtos que vai encontrando em uma região. Não é um processo que produz muito, porque a pessoa tem que vagar pela mata ou campo à procura do seu objetivo: madeira, borrachas, ceras, fibras, frutos, nozes, produtos medicinais etc.
A exploração da madeira é a principal atividade extrativa vegetal no Brasil. A madeira é retirada principalmente na Amazônia, provocando o desmatamento da floresta.
Além da madeira, são extraídos produtos como a castanha-do-pará, o palmito, o látex de seringueira, o babaçu, e muitos outros produtos em todo o Brasil.
Alguns desses produtos são extraídos de forma muito tradicional, não ocasionando um impacto tão grande na natureza como no caso da castanha-do-pará.


Catanha-do-pará um produto de extração

Extrativismo animal
No passado, para conseguir parte de seus alimentos, os seres humanos praticavam a pesca e a caça de animais. Atualmente existem técnicas mais desenvolvidas para a pesca comercial, apesar da pesca artesanal e a esportiva serem praticadas de modo tradicional.
A caça é uma atividade que deve ser controlada para que alguns animais não entrem em processo d extinção.

Extrativismo mineral
O extrativismo mineral trata da exploração dos recursos minerais da terra para posterior transformação nas indústrias, ou para consumo imediato, caso da água mineral. O Extrativismo Mineral é responsável pela grande transformação no ambiente onde ele é praticado, pois normalmente é encontrado no subsolo. O extrativismo mineral é um grupo que contém esses seguintes itens: Água, rochas, fogo, ar, sal, entre outros...
Existem dois tipos de extrativismo mineral: aquele que emprega tecnologia reduzida, como o garimpo de ouro em rios, e o que utiliza equipamentos sofisticados e técnicas avançadas, como a exploração e extração de petróleo.


Extração de ouro em rio

Estrutura Interna da Terra

A Terra é formada por diferentes camadas:

  • a crosta, feita de materiais mais leves
  • o manto, camada intermediária
  • o núcleo, formada de materiais mais densos e pesados

A crosta, camada mais externa, pode ser separada didaticamente em crosta oceânica e crosta continental. Uma outra divisão permite distinguir a litosfera, uma camada rochosa que mede entre 70 e 100 km de profundidade e que inclui a crosta oceânica e continental e parte do manto superior. A litosfera é formada por placas rígidas e móveis, as placas tectônicas, que desliza sobre a astenosfera, onde o material está em estado de semifusão. Mais abaixo da litosfera e da astenosfera temos a mesosfera. A endosfera é aparte mais ao centro, formada por níquel e ferro (NiFe).

Camadas da Terra

Camadas da Terra

A crosta, camada mais externa, é formada por rochas e minerais. Rochas são um agregado natural composto de alguns minerais ou de um único mineral. Minerais são compostos sólidos e cristalinos de elementos químicos. Quanto a sua origem, uma rocha pode ser cristalina (magmática), sedimentar ou metamórfica. Rochas cristalinas são as que, como o nome indica, geralmente formam cristais no processo de solidificação do magma. O magma pode solidificar-se no interior ou no exterior da terra, sendo então as rochas cristalinas divididas em intrusivas (plutônicas) e extrusivas (vulcânicas). As rochas cristalinas extrusivas são as que se formam na expulsão do magma, e como exemplo temos o basalto e a obsidiana. Devido à velocidade com que se expelem, não é possível a formação de macrocristais. As rochas cristalinas intrusivas são as formadas pelo resfriamento lento do magma no interior da Terra, o que possibilita a formação de cristais visíveis. São exemplos o granito e o diorito.

Basalto

Basalto

Granito

Granito

Rochas sedimentares são, como o nome indica, formadas a partir da compactação de sedimentos oriundos da erosão, do transporte e da deposição de minerais. São rochas sedimentares a areia, o calcário (usado na correção do pH do solo para a agricultura, na produção de giz e na fabricação de vidro) e o arenito.

As rochas metamórficas (de metamorfose, transformação) são rochas outrora cristalinas, sedimentares ou metamórficas que, pela ação do calor ou da pressão do interior da Terra, adquiriram estrutura diversa da original. O gnaisse (o Pão-de-Açúcar, no Rio de Janeiro, é uma formação rochosa em gnaisse) e o mármore são exemplos de rochas metamórficas.

Chama-se estrutura geológica o conjunto de diferentes rochas de um lugar e os processos por elas sofridos, o que dá a cada terreno uma configuração ímpar. Há três tipos básicos de estutura geológica na crosta terrestre: escudos cristalinos (crátons), bacias sedimentares e faixas orogênicas (de montanhas).

Crátons são rochas cristalinas e metamórficas muito antigas, das eras Pré-Cambriana e Paleozóica. Apresentam-se sempre desgastados e por isso com baixas atitudes, em função do longo processo erosivo a que estiveram expostos. Quando expostos à erosão, levam o nome de escudos. Quando recobertos por terrenos sedimentares, são chamados de embasamentos cristalinos.

Bacias sedimentares são o resultado da acumulação gradual de sedimentos nas depressões existentes nos escudos. Temos bacias originadas no Paleozóico, Mesozóico e Cenozóico (era atual).

Forças internas (dobramentos) também são capazes de produzir cadeias de montanhas, ou faixas orogênicas. Há dois tipos de dobramentos, quanto à antiguidade: os dobramentos antigos, como o movimento laurenciano, do período Pré-Cambriano, que deu origem às serras do Mar e da Mantiqueira no Brasil e os modernos, que não constam no território brasileiro e deram origem às mais altas cadeias de montanhas existentes na Terra, como os Andes e o Himalaia.

Domínios Morfoclimáticos

Na década de 1960, o célebre geógrafo brasileiro Aziz Nacib Ab’Saber reuniu as principais características do relevo e do clima das regiões brasileiras, de modo a formar, juntamente com outros elementos naturais da paisagem, o que chamou domínios morfoclimáticos. Os domínios morfoclimáticos são a síntese de vários elementos naturais característicos a uma paisagem, o que lhe torna particular. Pelo Brasil, foram divididos em:
  • Domínio amazônico, de terras baixas e florestas equatoriais;
  • Domínio do cerrado, de chapadões tropicais interiores com cerrados e matas de galeria (ciliares);
  • Domínio dos mares de morros, de áreas mamelonares tropical-atlânticas florestadas;
  • Domínio da caatinga, com depressões intermontanas e interplanálticas semi-áridas;
  • Domínio da araucária, de planaltos subtropicais com araucárias; e
  • Domínio das pradarias, coxilhas (colinas localizadas em regiões de campos, pouco ou muito elevada) subtropicais com pradarias mistas.

Por ser formados por fatores naturais, entre os domínios não há fronteira exata e brusca mudança, mas sim áreas de transição, com características dos dois domínios separados. Um domínio morfoclimático é uma zona mais abrangente que um bioma, e num mesmo domínio podem-se reconhecer o bioma preponderante, o secundário e pequenos ecossistemas. No cerrado, por exemplo, a savana (cerrado) predomina, mas encontram-se também a caatinga e ecossistemas como matas de galeria (ciliares).


Segundo o IBAMA, o território brasileiro abriga sete biomas, três zonas de transição, 49 ecorregiões e inúmeros ecossistemas. Por ecorregião entende-se um conjunto de comunidades naturais, distintas geograficamente, que compartilham a maioria das suas espécies, processos ecológicos e condições ambientais similares. Estes são os sete biomas brasileiros: amazônia, mata atlântica, caatinga, cerrado, pantanal, campos sulinos (pampa) e biomas costeiros (manguezais, restingas e dunas).