quarta-feira, 21 de abril de 2010

Aquífero da Amazônia



Aquífero na Amazônia pode ser o maior do mundo, dizem geólogos Reserva Alter do Chão tem volume de 86 mil km³ de água potável.Quantidade permitiria abastecer população mundial por 100 vezes.
Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) apresentou um estudo, na sexta-feira (16), que aponta o Aquífero Alter do Chão como o de maior volume de água potável do mundo. A reserva subterrânea está localizada sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá e tem volume de 86 mil km³ de água doce, o que seria suficiente para abastecer a população mundial em cerca de 100 vezes, ainda de acordo com a pesquisa. Um novo levantamento, de campo, deve ser feito na região para avaliar a possibilidade de o aquífero ser ainda maior do que o calculado inicialmente pelos geólogos.
Em termos comparativos, a reserva Alter do Chão tem quase o dobro do volume de água potável que o Aquífero Guarani - com 45 mil km³ de volume -, até então considerado o maior do país e que passa pela Argentina, Paraguai e Uruguai. "Os estudos que temos são preliminares, mas há indicativos suficientes para dizer que se trata do maior aquífero do mundo, já que está sob a maior bacia hidrográfica do mundo, que é a do Amazonas/Solimões. O que nos resta agora é convencer toda a cadeia científica do que estamos falando", disse Milton Matta, geólogo da UFPA.
O Aquífero Alter do Chão deve ter o nome mudado por ser homônimo de um dos principais pontos turísticos do Pará, o que costuma provocar enganos sobre a localização da reserva de água. "Estamos propondo que passe a se chamar Aquífero Grande Amazônia e assim teria uma visibilidade comercial mais interessante", disse Matta, que coordenou a pesquisa e agora busca investimento para concluir a segunda etapa do estudo no Banco Mundial e outros patrocinadores científicos.


21 de abril - Tiradentes



Brasília 50 anos


Brasília é a capital da República Federativa do Brasil e sua quarta maior cidade, comemora hoje seu quinquagésimo aniversário.Embora cinquentona ainda é uma das mais modernas cidades do mundo. Na última contagem realizada pelo IBGE em 2009, sua população foi estimada em 2.606.885 de habitantes. Brasília também possui o segundo maior PIB per capita do Brasil (40.696,00 reais) entre as capitais, superada apenas por Vitória (60.592,00 reais). Junto com Anápolis (139 km) e Goiânia (209 km), faz do eixo Goiânia-Anápolis-Brasília, a região mais desenvolvida do Centro-Oeste brasileiro.
Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. A transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital foi progressiva, com a mudança das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.
O plano urbanístico da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, o adequou ao projeto do lago Paranoá, concebido em 1893 pela Missão Cruls. O lago armazena 600 milhões de metros cúbicos de água. Muitas das construções da Capital Federal foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Fogão Campeão!!!!!!



Esta postagem é em homenagem a todos os Botafoguenses.
Tome Chupeta!!!!!




quarta-feira, 14 de abril de 2010

Zona de Convergência Intertropical


Zona de Convergência Intertropical (abreviado por ZCIT, ou ITCZ, em inglês), também conhecida por cavado de monção e equador climático,é uma estreita zona formada pela confluência dos VENTOs alísios do Hemisfério Norte (alísios de nordeste) e do Hemisfério Sul (alísios de sudeste), em torno do EQUADOR. A confluência desses VENTOs resulta em movimentos ascendentes do AR com alto teor de umidade. Caracteriza-se como uma faixa de intensa NEBULOSIDADE e apresenta as mais altas taxas de precipitação do planeta durante o ano. Esta Zona influi diretamente nas CHUVAs do norte da Região Nordeste do Brasil.


A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é um dos mais importantes sistemas meteorológicos atuando nos trópicos. Devido à sua estrutura física, a ZCIT tem se mostrado decisiva na caracterização das diferentes condições de tempo e de clima em diversas áreas da Região Tropical. No caso especifico do norte do nordeste brasileiro, Uvo (1989) apresenta um estudo bem detalhado da ZCIT e sua importância nas precipitações no setor norte do nordeste do Brasil.

Entre as latitudes de 30° N e 30° S, a atmosfera destaca-se por apresentar fracas amplitudes de temperatura, consequentemente, trata-se também de uma região de predomínio de ventos fracos. Tais ventos, de nordeste no hemisfério norte e de sudeste no hemisfério sul são genericamente conhecidos como ventos Alísios. A região intertropical apresenta características globais de grande relevância meteorológica capazes de influenciar o tempo e o clima, não somente nessa faixa do globo mas estendendo-se mesmo às regiões polares.